Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Peugeot de corrida terá faróis inspirados no 208 e até 700 cv de potência

Modelo de competição deverá estrear na categoria LMH em 2022; marca francesa retornará ao WEC após mais de uma década

Por Gabriel Aguiar
15 dez 2020, 08h00
Peugeot Hypercar WEC
Faróis remetem às garras do novo Peugeot 208 (Divulgação/Peugeot)

A Peugeot revelou os primeiros detalhes técnicos do modelo que disputará o LMH – categoria que estreará na WEC (mundial de endurance) ano que vem – em 2022. E o estreante terá um complexo conjunto híbrido para se adequar aos regulamentos da competição.

Batizado Hybrid4 500kW, o sistema terá um motor V6 2.9 biturbo de 689 cv central-traseiro que enviará toda a força às rodas traseiras. Mas também haverá um propulsor elétrico com 272 cv na dianteira, que entrará em ação acima dos 120 km/h.

Toda a estrutura será fabricada com fibra de carbono, material leve fundamental para reduzir o peso na balança. Só a parte mecânica, que inclui um pacote de baterias com 900V e o câmbio automatizado sequencial com sete marchas, tem 165 kg.

Black Friday na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 7,90

Continua após a publicidade

De acordo com as normas da competição, o modelo poderá ser recarregado antes de deixar os boxes para iniciar a corrida. Com energia acumulada, o motor a combustão ficará limitado a 408 cv – e, quando acaba a bateria, é liberado totalmente.

Peugeot Hypercar WEC
Modelo estreará nas pistas somente em 2022 (Divulgação/Peugeot)

Ainda há uma exceção no fim das linhas retas, quando o V6 poderá ganhar até 3% de potência (chegando a 700 cv) e o sistema elétrico passa a funcionas como alternador de 15 kW. Todo gerenciamento será feito automaticamente pelo próprio veículo.

Peugeot Hypercar WEC
Categoria LMH terá os protótipos mais rápidos do WEC (Divulgação/Peugeot)

Também haverá sensores regulamentados capazes de enviar informações do conjunto diretamente às autoridades da FIA, em tempo real, para garantir que a cota máxima de potência estabelecida pelo BOP (Balance Of Performance) será respeitada.

Peugeot Hypercar WEC
Conjunto híbrido poderá chegar aos 700 cv (Divulgação/Peugeot)

Em breve, a Toyota também mostrará a versão definitiva para competir no LMH. Logo depois, também serão apresentados os modelos das equipes ByKolles Racing e Glickenhaus, que terá o motor a combustão V8 3.2 biturbo fornecido pela Pipo Moteurs.

Peugeot Hypercar WEC
Conjunto mecânico pesa apenas 165 kg (Divulgação/Peugeot)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade

Capa 739

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.