Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Novo Peugeot 308 SW dá esperança aos fãs das peruas

A perua, que pode ser híbrida, segue a linguagem de design do hatch com traços marcantes e modernos

Por Pedro Henrique Oliveira Atualizado em 22 jun 2021, 20h07 - Publicado em 22 jun 2021, 16h43
Peugeot 308 SW 2021 azul visto 3/4 de frente
A marca francesa divulgou o visual da sua nova perua, versão gêmea do 308 normal Divulgação/Peugeot

Pouco mais de três meses após a revelação do novo 308, chegou a vez de a Peugeot apresentar a 308 SW. Recebendo elogios pelo design do hatch, a decisão da marca francesa foi de seguir as mesmas linhas na perua.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

O modelo estará disponível com diversas opções de motores na Europa. O primeiro será um 1.2 PureTech com duas versões, uma com 110 cv e a outra gerando 130 cv. A variante a diesel é comandada pelo 1.5 BlueHdi, capaz de gerar 130 cv.

Por último, a maior novidade é a presença de motorizações híbridas, assim como no 308 hatch.

Peugeot 308 SW 2021 azul visto 3/4 por trás
Uma das grandes novidades foi a opção de motorização híbrida plug-in, presente também no hatch Divulgação/Peugeot

Serão duas as configurações eletrificadas. A primeira, batizada de Hybrid 225, utiliza um motor de 182 cv a gasolina combinado a um elétrico de 110 cv, com 225 cv totais. Nesta versão, a autonomia é de até 59 quilômetros utilizando apenas eletricidade, no ciclo WLTP. A segunda opção é a Hybrid 180, que combina outro motor a gasolina, de 152 cv, com mesma unidade elétrica anterior, e 180 cv totais.

Peugeot 308 SW 2021 azul visto de frente
A grade da perua 308 SW é muito parecida a da versão hatch e conta com detalhes verticais em LED que lembram garras Divulgação/Peugeot

Outro atrativo da perua é o visual, além de ser o segundo modelo com o novo logo da Peugeot depois do “irmão” hatch. A grade traz detalhes horizontais que dão a impressão de tridimensionalidade, mas não invadem o para-choque, como no novo 3008 que acaba de chegar ao Brasil.

Os faróis afilados e ligados à grade são totalmente iluminados por LEDs, assim como a faixa que desce pelo para-choque, imitando dentes felinos. O nome do modelo vem grafado próximo à base do capô.

Continua após a publicidade
Peugeot 308 SW 2021 azul visto de trás
O design da traseira é muito semelhante ao do 308 hatch, com mudança no tamanho do porta-malas Divulgação/Peugeot

A traseira da station wagon também segue os traços do hatch, com lanternas com horizontais que invadem a tampa do porta-malas e reproduzem a iluminação inspirada nas garras de um leão, com três riscos. Os volumes são bem marcados e produzem belos efeitos de luz e sombra.

O para-choque, volumoso, abriga as luzes de neblina e de ré em uma peça vertical. Ao lado, apliques cromados simulam saídas duplas de escape. Acima do logo da Peugeot, um vinco bem marcado forma uma espécie de aerofólio.

Peugeot 308 SW 2021 azul visto de lado
O modelo oferece três motorizações, sendo opções com gasolina, diesel e híbridas plug-in Divulgação/Peugeot

Nas dimensões, são 4,64 metros de comprimento e 2,73 m de entre-eixos, 5,5 cm a mais que o hatch. O porta-malas possui 608 litros na versão a combustão, contra 548 litros na híbrida. Para abrir, basta utilizar um comando na chave ou passar o pé abaixo do para-choque traseiro.

Peugeot 308 SW 2021 visto por dentro
A perua terá iluminação interna com LED, central multimídia e cluster de instrumentos totalmente digital Divulgação/Peugeot

O interior é idêntico ao já visto no 308 hatch, com o conceito i-Cockpit para o quadro de instrumentos digital (posicionado acima do volante) e central multimídia de 10 polegadas. Agora, há a possibilidade de conectar dois smartphones via Bluetooth ao mesmo tempo.

O painel é todo voltado para o motorista e tem traços futuristas, com linhas retas e angulosas. As saídas de ar centrais e direita formam visualmente uma única peça.

  • Um seletor de modo de direção permite que o motorista escolha entre os modos Electric, Hybrid, Eco, Normal e Sport. Além disso, há iluminação ambiente em LED, com oito opções de cores para iluminar o interior. Os bancos têm Alcantara, malha e até couro Nappa colorido. O sistema de som da marca Focal foi feito sob medida para a família 308 e conta com 10 alto-falantes. 

    Porta-malas do Peugeot 308 SW 2021
    Nas versões à combustão, o porta-malas terá 608 litros, já nas versões híbridas a capacidade será de 548 litros Divulgação/Peugeot

    Em termos de segurança o carro oferecerá piloto automático adaptativo, frenagem automática e assistente de mudança de faixa. Suas quatro câmeras (dianteira, traseira e duas laterais) e demais sensores servirão para a visão em 360º na hora da baliza.

    Peugeot 308 SW 2021 visto 3/4 por trás
    A bateria das versões híbridas tem 12,4 kWh e é capaz de uma autonomia de até 60 quilômetros Divulgação/Peugeot

    Para o Brasil, a situação da perua é a mesma do hatch: ainda não há qualquer indício de que o modelo será vendido por aqui. Para o mercado brasileiro, a Stellantis anunciou por enquanto que trará o 208 e-GT no segundo semestre. Será que o primeiro eletrificado da empresa no país poderá abrir as portas para a família 308?

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa de QUATRO RODAS 746
    A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade