Como o Peugeot 208 se tornou o terceiro carro mais vendido em julho
Com 770 carros emplacados nos dois primeiros dias úteis chamam atenção, mas foi fácil descobrir o destino delas
Por Henrique Rodriguez
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Atualizado em 5 jul 2021, 10h25 - Publicado em 5 jul 2021, 10h19
A pandemia da covid-19 fez, ainda que indiretamente, o ranking dos carros mais vendidos do Brasil ficar movimentado. Mudanças no perfil do consumidor, no foco dos fabricantes e a falta de componentes eletrônicos são alguns dos responsáveis.
Julho mal começou e nos dois primeiros dias úteis o Peugeot 208 despontou como o terceiro carro mais emplacado do Brasil, com 770 unidades registradas – mais que em todo mês de fevereiro. Só ficou atrás do FiatArgo, com 1.055, e da Fiat Strada, com 851 unidades.
Mas como o Peugeot 208, que só agora teve seus preços reduzidos substancialmente (caíram até R$ 9.000), despontou tão rápido nas vendas?
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Descobrir não foi difícil. Dos 770 carros emplacados em todo o Brasil, 709 foram registrados em Minas Gerais. E destes 709 carros, 707 foram emplacados em Belo Horizonte. O Argo teve 722 unidades emplacadas em Minas Gerais, sendo 699 em Belo Horizonte.
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Efeito Stellantis
O motivo já está claro: esse grande lote de Peugeot 208 foi emplacado para locadora. E, pelo visto, os emplacamentos dessa compra começaram ainda em junho, quando o hatch compacto bateu seu recorde de emplacamentos mensais com 1.738 unidades contra 1.141 carros em maio.
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As vendas diretas do 208 evoluíram junto com os emplacamentos. 1.346, ou 77,5% dos Peugeot 208 emplacados em junho, foram frutos de vendas diretas. Essa participação vem aumentando desde fevereiro. Vale lembrar que a Peugeot também chegou a trabalhar uma modalidade de vendas diretas online.
Participação das vendas diretas nos emplacamentos do Peugeot 208 em 2021:
Mês
Total
Vendas diretas
Participação V.D.
Janeiro
778
578
74,3%
Fevereiro
628
323
51,4%
Março
778
411
52,8%
Abril
991
565
57%
Maio
1.141
666
58,4%
Junho
1.738
1.346
77,5%
Essa disposição para vender a grandes frotistas já poderia ser resultado da gestão Stellantis, grupo formado da fusão entre a FCA Fiat Chrysler e a PSA Peugeot Citroën.
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O lado FCA sempre trabalhou mais as vendas diretas e vem se apoiando nesta modalidade de venda para sustentar a produção e, consequentemente, os emplacamentos, durante a pandemia. Esse bom desempenho ainda foi catalisado pela decisão de outros fabricantes reduzirem suas vendas a grandes frotistas em nome da lucratividade.
Sete dos 10 carros mais vendidos por venda direta de janeiro a junho são do Grupo Stellantis.
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Os 10 carros mais vendidos por vendas diretas no primeiro semestre de 2021:
1°
Fiat Strada
47.405
2°
Jeep Renegade
30.439
3°
VW Gol
25.229
4°
Jeep Compass
24.798
5°
Fiat Mobi
21.223
6°
Fiat Toro
16.071
7°
Fiat Argo
15.225
8°
VW T-Cross
15.111
9°
Fiat Uno
14.887
10/
VW Saveiro
14.224
Ao mesmo tempo, grandes locadoras não conseguiram renovar suas respectivas frotas por falta de carros. Não só por paralização da produção por conta da pandemia, mas principalmente pela falta de componentes eletrônicos e insumos. Aparentemente, a Stellantis vem conseguindo driblar isso. Mas um grande lote de Peugeot 208 não é grande o suficiente diante do tamanho de uma frota de locadoras.
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