Relâmpago: Revista em Casa por R$ 9,90

Parceira de Honda e Toyota, GAC estreia no Brasil com 5 carros e 83 lojas

Nova marca chinesa inicia operação no Brasil com promessa de investir mais de R$ 5 bilhões em até cinco anos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 Maio 2025, 20h47 - Publicado em 23 Maio 2025, 19h30
GS4_HYBRID_55
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Há mais uma marca chinesa chegando ao Brasil de forma oficial. A GAC começa a vender seus carros neste fim de semana em 33 concessionárias, além de outros 50 pontos instalados em shoppings pelo Brasil. Neste início, já serão cinco modelos, quatro carros elétricos e um híbrido, com direito a um sedã focado nos aplicativos de transportes e táxis.

Seu nome é Guangzhou Automobile Group Company, mas pode chamar de GAC (lê-se ‘gê-a-cê’). Esta é uma das maiores fabricantes de automóveis da China e a única empresa no mundo que fabrica carros para a Honda e para a Toyota ao mesmo tempo. Na verdade, ainda produz mais carros “japoneses” do que da sua própria marca.

GAC Aion Y
GAC Aion Y (GAC/Divulgação)

A parceria mais prolífica é com a Toyota, com quem a GAC desenvolveu o conjunto HEV que equipa o GS4, seu SUV médio que está sendo lançado agora no Brasil. Já o novo Toyota bZ3X, um SUV elétrico, foi desenvolvido na plataforma do GAC Aion V, que também está entre os lançamentos da marca chinesa no Brasil já nesta estreia.

Compartilhe essa matéria via:

A GAC já havia anunciado o investimento de US$ 1 bilhão para, em cinco anos, estabelecer “fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento e armazéns para peças de reposição”. E o pacote é completo: tanto a fábricas quanto as pesquisas serão de carros elétricos, híbridos e até puramente a combustão. Deste montante, já está previsto que R$ 120 milhões serão usados para produzir motor híbrido flex no Brasil.

GAC GS4
GAC GS4 (GAC/Divulgação)
Continua após a publicidade

A marca também quer mostrar a que veio pela quantidade de modelos que começarão a ser vendidos já neste sábado (24). São eles quatro carros elétricos, como os SUVs Aion Y, Aion V e Hyptec HT, e o sedã Aion ES, e um híbrido, o SUV médio GS4.  Mais abaixo, você conhecerá um pouco de cada um dos modelos.

Todos os preços dos carros da GAC no Brasil:

GAC GS4 Hybrid Premium – R$ 189.990

GAC GS4 Hybrid Elite – R$ 199.990

GAC Aion Y Premium – R$ 174.990

GAC Aion Y Elite – R$ 184.990

GAC Aion V – R$ 214.990

GAC Aion ES – R$ 169.990

Continua após a publicidade

GAC Hyptec HT – R$ 299.990

GAC Hyptec HT Ultra – R$ 349.990

    Os carros elétricos têm 8 anos de garantia (ou 160.000 km), enquanto os modelos com motor a combustão têm 5 anos de garantia (ou 150.000 km). Os carros vendidos terão dois anos de assistência 24 horas.

    GAC Aion V
    GAC Aion V (GAC/Divulgação)

    Para iniciar a operação, já foram nomeados 33 concessionários, concentrados em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Há ainda outros 50 pontos em shoppings espalhados pelo Brasil. Até o final de 2025, a marca espera alcançar 120 pontos de vendas, entre concessionárias e instalações em shoppings.

    Continua após a publicidade

    Além da robusta rede já na estreia, a marca já estreia oferecendo carros por assinatura, recompra garantida dos carros da GAC por até 90% da tabela FIPE e com um programa para vender seminovos certificados de todas as marcas. Também já definiu quatro blindadoras certificadas.

    GAC GS4 Hybrid Premium – R$ 189.990

    GAC GS4 Hybrid Elite – R$ 199.990

    GAC GS4
    GAC GS4 (GAC/Divulgação)

    Único híbrido da marca por ora, o GS4 é um SUV médio do tipo híbrido pleno (HEV), aos moldes de Toyota Corolla Cross e GWM Haval H6 HEV2. É do Haval, inclusive, que ele se aproxima nas dimensões: tem 4,68 metros de comprimento, 1,90 de largura e 2,75 m de entre-eixos. O porta-malas é de 638 litros. De série, há teto solar panorâmico, pacote ADAS, telas com mais de 10″ e head-up display.

    GAC GS4
    GAC GS4 (GAC/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    O GS4 combina um motor 2.0 aspirado de 140 cv a outro elétrico, de 182 cv. Juntos, entregam 235 cv. A bateria de 2,1 kWh é recarregada por regeneração e/ou pelo motor a combustão, e ajuda com que o modelo tenha uma autonomia total projetada de até 705 km, de acordo com a GAC.

    GAC Aion V
    GAC Aion V (GAC/Divulgação)

    Com porte intermediário entre os Jeep Compass e Commander, o Aion V é um SUV médio elétrico de 4,60 metros de comprimento e 2,78 m de entre-eixos. O porta-malas tem 427 litros. Entre os equipamentos, o modelo tem piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, compartimento interno térmico e 9 alto-falantes.

    GAC Aion V
    GAC Aion V (GAC/Divulgação)

    Quanto à mecânica, ele é equipado com motor único na traseira, com 204 cv e 24,5 kgfm, suficientes, segundo a marca, para levá-lo de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Já a bateria de 75,3 kWh promete uma autonomia de 389 km no padrão nacional PBEV e pode ser recarregada a até 180 kW.

    Continua após a publicidade

    GAC Aion Y Premium – R$ 174.990

    GAC Aion Y Elite – R$ 184.990

    GAC Aion Y
    GAC Aion Y (GAC/Divulgação)

    O Aion Y é um SUV médio com jeito de minivan e visual ousado, com grandes faróis e elementos contrastantes na carroceria. Nele, que tem 2,54 m de comprimento, 2,75 m de entre-eixos e 361 litros de porta-malas, o foco é o espaço e o aproveitamento internos. Como os “irmãos”, tem ACC, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e quadro de instrumentos digital.

    GAC Aion Y
    GAC Aion Y (GAC/Divulgação)

    É equipado com um motor elétrico dianteiro de 204 cv e 22,9 kgfm, que o leva de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e a velocidade máxima de 150 km/h, limitada eletronicamente. A autonomia projetada do Aion Y é de 318 km (PBEV), com uma bateria de 63,2 kWh – cuja potência máxima de recarga é de 75 kW.

    GAC Hyptec HT – R$ 299.990

    GAC Hyptec HT Ultra – R$ 349.990

    GAC Hyptec HT
    GAC Hyptec HT (GAC/Divulgação)

    Outro SUV elétrico, o Hyptec HT ocupa o topo da gama e busca simbolizar o posicionamento premium da marca. De grande porte, ele tem 4,94 metros de comprimento e 2,94 m de entre-eixos, algo próximo de um BMW X5, e porta-malas de 670 litros – além do compartimento dianteiro de 55 litros.

    Ele será vendido em duas versões, Elite e Ultra, sendo a segunda equipada com portas estilo asa-de-gaivota, à la Tesla Model X, com abertura elétrica. Entre os equipamentos, conte com teto solar panorâmico, bancos com ventilação e massagem, pacote ADAS, sistema de som com 22 alto-falantes e interior premium.

    GAC Hyptec HT
    GAC Hyptec HT (GAC/Divulgação)

    O mais potente entre os elétricos da GAC no Brasil, ele tem 245 cv e 31,5 kgfm. A bateria de 72,7 kWh rende 363 km de autonomia projetada (PBEV) e pode ser recarregada a até 120 kW.

    Aion ES R$ 169.990

    GAC Aion ES
    GAC Aion ES (GAC/Divulgação)

    Porta de entrada da marca, o sedã Aion ES terá como foco o transporte executivo e corporativo. São 4,81 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, e porta-malas de 453 litros. Entre os equipamentos, há uma multimídia de 8 polegadas, sensores de estacionamento, 4 airbags, ar digital de duas zonas e quadro de instrumentos analógico, com uma pequena tela central de 3,5 polegadas.

    GAC Aion ES
    GAC Aion ES (GAC/Divulgação)

    O motor é um elétrico de 136 cv e 22,9 kgfm, acompanhado por uma bateria de 55,2 kWh, que pode ser recarregada a até 75 kWh. Segundo a marca junto ao Inmetro, são 314 km de alcance.

    Publicidade


    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas 9,90/mês*
    OFERTA RELÂMPAGO

    Revista em Casa + Digital Completo

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    A partir de 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.