Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Orçamento de Audi que roda a internet está errado (mas não muito)

Em imagem que correu a internet, troca dos discos e pastilhas de freio custaria quase R$ 250.000

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 17 set 2018, 19h11 - Publicado em 17 set 2018, 18h46
Orçamento que circulou nas redes sociais é real, mas seus preços não (Reprodução/Internet)

Uma foto que circula nas redes sociais mostrando um orçamento de quase R$ 276 mil para reparos nos freios e filtros de uma Audi RS 6 Avant chamou a atenção dos entusiastas nos últimos dias.

O valor é alto até para os padrões do superesportivo, já que equivale a quase 50% dos R$ 559.990 cobrados pela perua.

Os preços foram orçados por uma oficina independente, mas solicitados diretamente a uma concessionária Audi.

O disco de freio dianteiro mede 15,4 polegadas, o mesmo que uma roda do VW Up!
O disco de freio dianteiro da RS 6 Avant mede 15,4 polegadas, o mesmo que uma roda do VW Up! (Christian Castanho/Quatro Rodas)

QUATRO RODAS entrou em contato com a Audi do Brasil para checar a veracidade dos valores. A boa notícia é que não, um disco de freio da RS 6 não custa R$ 79.441.

Continua após a publicidade

A má é que ele não é exatamente barato: os rotores de carbono-cerâmica do eixo dianteiro custam R$ 23.014,23, enquanto os traseiros R$ 22.407,84 – cada um.

AUDI-RS6-Avant
Os discos de carbono-cerâmica são mais eficientes sob uso severo e duram mais tempo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Segundo a Audi, um erro no sistema da revenda consultada pela oficina fez com que o preço do disco dianteiro fosse muito mais elevado do que realmente é.

A marca também destaca que a durabilidade deste componente, feito para lidar melhor com o superaquecimento e uso intenso, faz com que a manutenção dele seja menor em relação a um disco convencional de aço.

Na pista, o RS 6 fez o 0 a 100 em apenas 3,6 segundos
O sistema de freios anabolizado é essencial para frear a 1,9 tonelada (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Por essas razões o preço das peças é mais alto se comparado a um conjunto de freios com discos de aço, porém não nos níveis irreais mostrados na imagem da planilha que circula em redes sociais”, explica a marca em comunicado enviado à QUATRO RODAS.

Veja a diferença no preço dos componentes do orçamento e o custo real das peças:

Preço Orçamento Preço Real
Disco de freio dianteiro (cada) R$ 79.441,95 R$ 23.014,23
Disco de freio traseiro (cada) R$ 24.713,96 R$ 22.407,84
Pastilha de freio dianteira (jogo) R$ 9.766,57 R$ 5.161,00
Pastilha de freio traseira (jogo) R$ 7.098,53 R$ 5.161
Total R$ 242.042,02 R$ 101.176,46

Ou seja: fazer a manutenção dos freios de uma RS 6 Avant não custa o mesmo que um Jaguar E-Pace.

Na verdade, custa só o preço de um Chevrolet Tracker….

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.