Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Orçamento de Audi que roda a internet está errado (mas não muito)

Em imagem que correu a internet, troca dos discos e pastilhas de freio custaria quase R$ 250.000

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 17 set 2018, 19h11 - Publicado em 17 set 2018, 18h46
Audi RS 6 Avant
Orçamento que circulou nas redes sociais é real, mas seus preços não (Reprodução/Internet)

Uma foto que circula nas redes sociais mostrando um orçamento de quase R$ 276 mil para reparos nos freios e filtros de uma Audi RS 6 Avant chamou a atenção dos entusiastas nos últimos dias.

O valor é alto até para os padrões do superesportivo, já que equivale a quase 50% dos R$ 559.990 cobrados pela perua.

Os preços foram orçados por uma oficina independente, mas solicitados diretamente a uma concessionária Audi.

O disco de freio dianteiro mede 15,4 polegadas, o mesmo que uma roda do VW Up!
O disco de freio dianteiro da RS 6 Avant mede 15,4 polegadas, o mesmo que uma roda do VW Up! (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

QUATRO RODAS entrou em contato com a Audi do Brasil para checar a veracidade dos valores. A boa notícia é que não, um disco de freio da RS 6 não custa R$ 79.441.

A má é que ele não é exatamente barato: os rotores de carbono-cerâmica do eixo dianteiro custam R$ 23.014,23, enquanto os traseiros R$ 22.407,84 – cada um.

AUDI-RS6-Avant
Os discos de carbono-cerâmica são mais eficientes sob uso severo e duram mais tempo (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Segundo a Audi, um erro no sistema da revenda consultada pela oficina fez com que o preço do disco dianteiro fosse muito mais elevado do que realmente é.

A marca também destaca que a durabilidade deste componente, feito para lidar melhor com o superaquecimento e uso intenso, faz com que a manutenção dele seja menor em relação a um disco convencional de aço.

Na pista, o RS 6 fez o 0 a 100 em apenas 3,6 segundos
O sistema de freios anabolizado é essencial para frear a 1,9 tonelada (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Por essas razões o preço das peças é mais alto se comparado a um conjunto de freios com discos de aço, porém não nos níveis irreais mostrados na imagem da planilha que circula em redes sociais”, explica a marca em comunicado enviado à QUATRO RODAS.

Veja a diferença no preço dos componentes do orçamento e o custo real das peças:

Preço Orçamento Preço Real
Disco de freio dianteiro (cada) R$ 79.441,95 R$ 23.014,23
Disco de freio traseiro (cada) R$ 24.713,96 R$ 22.407,84
Pastilha de freio dianteira (jogo) R$ 9.766,57 R$ 5.161,00
Pastilha de freio traseira (jogo) R$ 7.098,53 R$ 5.161
Total R$ 242.042,02 R$ 101.176,46
Continua após a publicidade

Ou seja: fazer a manutenção dos freios de uma RS 6 Avant não custa o mesmo que um Jaguar E-Pace.

Na verdade, custa só o preço de um Chevrolet Tracker….

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.