O que um DeLorean tem a ver com um Fiat Uno? Esta exposição responde
Exposição na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte (MG), exibe grandes clássicos do design italiano, seja aqueles criados pelas marcas do grupo FCA ou não
O visitante que prestigiar a exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano”, na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte (MG), irá se deparar com várias obras de arte, a grande maioria delas sobre quatro rodas.
A importância do estilo é precisamente mensurada por modelos que marcaram a história do automóvel durante o século XX.
Fundada em 1912, a casa turinesa Bertone é representada pelo Alfa Romeo Giulia SS de 1964.
A fluidez das linhas assinadas por Franco Scaglione facilitava o trabalho do quatro cilindros de 1,6 litro e 113 cv com duplo comando de válvulas e câmaras de combustão hemisféricas: superava facilmente os 180 km/h.
Marcello Gandini marca a presença da Bertone em outros dois modelos: o Lamborghini Miura S 1969 e o Alfa Romeo Montreal 1971.
Estrela do Salão de Turim de 1965, o Miura definiu o padrão definitivo dos superesportivos com seu motor V12 central capaz de levá-lo aos 280 km/h.
Ainda hoje é um dos melhores exemplos da funcionalidade aplicada a elementos de estilo aparentemente ornamentais.
A Exposição Universal de 1967 marcou a primeira aparição do Alfa Romeo Montreal, batizado em homenagem à cidade-sede do evento.
Seu impacto foi tão grande que entrou em produção três anos depois, impulsionado por um V8 de 2,6 litros que o levava aos 225 km/h.
A milanesa Carrozzeria Touring Superleggera foi a responsável pelas formas do raro Lamborghini 400 GT 2+2 de 1969.
Foi o primeiro grã-turismo da marca desenvolvido para quatro ocupantes e é um de apenas 224 unidades produzidas entre 1966 e 1969.
Fundador da Carrozzeria GFG Style o designer Giorgetto Giugiaro é celebrado pela harmonia das retas no estilo do Maserati Ghibli 1971 (sob a tutela da Carrozzeria Ghia) e do DeLorean DMC-12 1982 (aos cuidados da Italdesign).
Caso você não lembre, Giugiaro foi também o responsável por criar os traços dos nossos conhecidíssimos Fiat Uno e Palio de primeira geração.
Por fim a não menos festejada Pininfarina que encerra a parte automotiva da mostra em três décadas distintas: o gracioso conversível Alfa Romeo Giulia Spider 1964, o mítico Dino GT 246 1974 e a majestosa Ferrari Testarossa 1988.
Com curadoria de Peter Fassbender e Maddalena D’Alfonso, a exposição segue até 3 de novembro de 2019 e a entrada é franca.
A Casa Fiat de Cultura fica na Praça da Liberdade, 10, em Belo Horizonte. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Exposição Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano
Quando: até 3 de novembro de 2019
Onde: Casa Fiat de Cultura. Praça da Liberdade, 10, Belo Horizonte (MG)
Mais informações: (31) 3289-8900
Site oficial: https://www.casafiatdecultura.com.br
E-mail: casafiat@fcagroup.com
Facebook: Casa Fiat de Cultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat