Segredo: Fiat enfim acorda para o mercado de SUVs; veja o que vem aí

Marca lançará pelo menos dois novos SUVs no mercado até 2022. Picape compacta para o lugar da Strada vem antes, no começo do ano que vem

Os dois novos SUVs da Fiat feitos em Betim (MG) usarão plataforma do Argo

Os dois novos SUVs da Fiat feitos em Betim (MG) usarão plataforma do Argo (Du Oliveira/Quatro Rodas)

Delimitar segmentos para suas marcas atuarem no momento da criação da FCA, em 2014, revelou-se um erro estratégico da empresa no mercado brasileiro.

Principalmente para a Fiat, que ficou de fora da onda dos SUVs – o segmento que mais cresce no mercado brasileiro -, reservado para a Jeep.

Na apresentação do plano de produtos para o período que vai até 2024, porém, a FCA está corrigindo esse posicionamento prevendo pelo menos dois SUVs, um compacto e um médio, com a marca Fiat.

Ambos serão produzidos em Betim (MG) e usarão a plataforma MP1 do Argo. O SUV médio terá o design inspirado no conceito Fastback mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018.

Conceito Fastback servirá de inspiração para o SUV médio feito pela Fiat em Betim

Conceito Fastback servirá de inspiração para o SUV médio feito pela Fiat em Betim (Renato Pizzutto/Quatro Rodas)

Existe a possibilidade de a FCA lançar também um SUV médio de sete lugares em duas versões: uma para a Jeep (esta confirmada) e outra, ainda pendente de confirmação, para a Fiat. Este seria feito em Goiana (PE).

O primeiro SUV a chegar será o compacto, previsto para 2021. Seu desenvolvimento já está em curso. Internamente é conhecido pelo código 363.

Esse projeto, que é visto como o mais importante da marca para os próximos anos, vai ocupar uma faixa de preço imediatamente abaixo da de rivais como Hyundai Creta, Nissan Kicks e o próprio Jeep Renegade.

O 363 é derivado da plataforma MP1, a mesma que serve de base para o hatch Argo e o sedã Cronos e terá as mesmas opções mecânicas desses modelos.

Além do conhecido 1.3 Firefly de 109 cv, haverá o novo 1.0 Firefly turbo de 120 cv (que na mesma época equipará Argo e Cronos).

A FCA prepara dois novos motores da família Firefly, que serão usados em praticamente todos os modelos da Fiat e no Renegade. Junto com o 1.0 de três cilindros, haverá o 1.3 turbo, de quatro cilindros, em versões de 150 e 180 cv.

Motor 1.3 Firefly turbo

Motor 1.3 Firefly turbo (Divulgação/Fiat)

Além do turbocompressor, o que diferencia esses motores dos atuais Firefly aspirados é a presença de cabeçotes multiválvulas e sistemas de injeção direta de combustível.

A estreia dessa nova família é esperada para o início de 2021, a bordo da picape Toro, que será equipada com o motor 1.3 e virá com facelift.

Enquanto os novos motores e SUVs não chegam, a Fiat deve apresentar mudanças visuais e de conteúdo dos modelos já existentes, como a recente versão Ultra da Toro, com capota marítima rígida.

E, no início de 2020, a marca vai apresentar sua nova picape compacta, que é derivada da plataforma do Mobi, mas com partes da 178, que serve de base para a atual Strada e também da Fiorino.

Ela terá como grande novidade a oferta de configuração com cabine dupla e quatro portas.

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