Afinal, Fiat revelou visual de seu novo SUV ao inaugurar centro de design?
Evento da FCA esquentou rumores a respeito de uma versão definitiva para o conceito Fastback, mostrado no Salão de São Paulo 2018
![FCA Design Center (1)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/08/fca-design-center-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nesta semana, um novo rumor passou a esquentar a futura empreitada da Fiat no mercado de SUVs.
Ao inaugurar seu novo centro de design em Betim (MG), o grupo FCA usou como modelo para explicar as atribuições do espaço um mocape muito similar ao do conceito Fastback, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado.
![Fiat Fastback](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/08/whatsapp-image-2019-08-16-at-10.18.25-1.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Similar, mas não igual. A dianteira apresentava traços diferentes, com faróis e grade mais próximos ao que se vê atualmente na picape Toro, além de soluções distintas para o para-choque.
Logo iniciou-se a especulação, ventilada por veículos de imprensa brasileiras e que reverberou até na Argentina: teria a Fiat dado um spoiler – e que spoiler – de um dos SUVs que lançará no Brasil a partir de 2021?
A resposta é não, mas de maneira parcial.
![Fiat Fastback](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/08/imagem-21.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A FCA já afirmou oficialmente, mais de uma vez, que o Fastback em si não virará um veículo de produção.
De acordo com a fabricante, o protótipo servirá como padrão de design a ser incorporado a outros três modelos da marca que serão lançados futuramente.
QUATRO RODAS já adiantou que o grupo prepara dois SUVs (um, talvez, com pegada mais acupezada, a fim de rivalizar com o futuro SUV cupê da Volkswagen) para serem produzidos em Betim (MG) a partir de 2021.
Ambos devem usar soluções visuais antecipadas pelo Fastback.
![imagem (19)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/08/imagem-19-e1565977863334.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Outro candidato a ser inspirado em seus traços é o utilitário com logotipo Fiat que pode (ainda não se sabe se será mesmo) ser derivado do Jeep de sete lugares a ser manufaturado em Goiana (PE).
Por fim, há o facelift da própria Toro, que chegará no primeiro trimestre de 2021 (o cronograma inicial era junho do ano que vem, mas atrasou) estreando o motor 1.3 turbo de 180 cv da família Firefly.
E, durante a inauguração do centro, executivos da marca se esforçaram em ressaltar que o mocape ali exibido representava uma versão prévia do Fastback, ou seja, um estudo criado antes de ganhar as linhas finais apresentadas no Salão de SP.
O que mais chama a atenção, porém, é que a dianteira desse estudo parece bem mais realista do que o próprio Fastback.
Portanto, se o mocape em si não é um produto de verdade (a não ser que a FCA esteja mentindo), parte dele pode estar presente, sim, nos SUVs que a Fiat prepara para espalhar pelo Brasil.
Com Felipe Bitu