Novo Volkswagen Golf GTI será elétrico e promete ser “monstruoso”
Chefe da Volkswagen promete que o hatch esportivo manterá suas raízes mesmo que seja elétrico, mas que chegará somente no fim da década

A transição elétrica da Volkswagen inevitavelmente passará por seus carros mais tradicionais e o Golf será um deles. A própria empresa já confirmou que a próxima geração do hatchback médio será elétrica e isso acontecerá também com o icônico Golf GTI. Para tranquilizar os puristas, o chefe da Volkswagen afirmou que o esportivo será “monstruoso”.
Thomas Schafer, presidente da Volkswagen, conversou com a revista britânica Auto Express sobre o futuro do Golf GTI, revelando que não conheceremos o hatch antes do final da década e, até lá, a oitava geração do Golf seguirá nas lojas.
O executivo diz que o Golf GTI manterá o espírito do GTI, com tração dianteira e o desempenho que todos esperam. “Será um carro monstruoso. Estou muito feliz com o progresso. É legal. Você pode fazê-lo ser excitante, ele tem que ser excitante, tem que ser autêntico. Se nós vamos fazer um GTI, tem que ser um [verdadeiro] GTI”, explicou Schafer.
Em sua nona geração, o hatch será feito com a nova arquitetura SSP, uma plataforma ainda inédita desenvolvida para os próximos elétricos da Volkswagen. Este é um dos motivos pelo qual o novo Golf chegará somente no final da década, dando tempo para o desenvolvimento continuar – esta plataforma já foi adiada algumas vezes.

O longo tempo de espera até o lançamento está deixando a equipe da fabricante trabalhar com calma. Schafer diz que o design final ainda não foi escolhido, apesar de que as dimensões já tenham sido decididas.
O que foi decidido é que manterá a receita já conhecida do Golf GTI, com tração dianteira e, no futuro, haverá um Golf R de tração integral e com mais potência. Seria fácil colocar tração nas quatro rodas também no GTI, porém a fabricante quer manter essa diferenciação e deixar o Golf R com mais um aspecto mecânico exclusivo além de ser mais potente.
Ainda é cedo para falar de potência, mas a Volkswagen pode facilmente colocar algo em torno dos 326 cv do atual ID.3 GTX, o que já deixaria o Golf GTI com um tempero especial. Porém, a marca terá que trabalhar muito para conseguir controlar essa potência sendo entregue nas rodas dianteiras.
Enquanto o novo Golf GTI não sai do papel, aqui no Brasil seguimos esperando pelo lançamento da versão atual do esportivo. A marca confirmou que iniciará as vendas em algum momento de 2025 e, com toda a atenção da empresa voltada para a estreia do Tera no final deste mês, o Golf GTI deve ficar para o 2º semestre.