Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Seat Leon é um Volkswagen Golf mais simples e sem grife

Fabricante que faz parte do Grupo Volkswagen apresenta a quarta geração do compacto Leon. Modelo parece um Golf, só que numa versão simplificada

Por Daniel Telles
29 jan 2020, 14h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • L
    Dianteira lembra a do Golf e também os Audi de entrada. Pudera: a espanhola Seat faz parte do Grupo Volkswagen (Seat/Divulgação)

    A fabricante espanhola Seat, integrante do Grupo Volkswagen, lançou esta semana na Europa a quarta geração do hatch médio Leon.

    O modelo será vendido por lá com múltiplas opções de matriz energética: TSI (gasolina, híbrido e híbrido plug-in); TDI (diesel) e TGI (gás natural comprimido).

    A modalidade plug-in do carro é a que mais chama atenção. A junção do motor 1.4 TSI – o mesmo do VW Polo GTS – com um motor elétrico gera uma potência combinada de 204 cv.

    Seat Leon 2
    Layout das lanternas lembra muito o aplicado pela Fiat no Argo, exceto, claro, pela barra que atravessa toda a tampa do porta-malas (Seat/Divulgação)

    Acoplado ao conjunto motor vem o câmbio de dupla embreagem DSG da Volkswagen.

    Continua após a publicidade

    No exterior do carro, nem é necessário um olhar tão criterioso para perceber as semelhanças com o novo VW Golf. Além de dividir a mesma plataforma – MQB Evo – o Seat Leon tem traços parecidos com os do seu “primo rico”.

    Seat-Leon-2020-1280-09
    Perfil deixa evidente o parentesco com o Golf, com quem o novo Leon compartilha plataforma (Seat/Divulgação)

    Na dianteira, por exemplo, os faróis estreitos e com aspecto agressivo são os mesmos do Golf.

    O interior se parece ainda mais. Os dois hatches dividem a mesma caixa de câmbio comandada por botões (embora o Leon também ofereça versões manuais) e têm aversão a botões físicos no painel.

    Continua após a publicidade
    Seat Leon 3
    Cabine da versão híbrida tem duas telas integradas e câmbio com teclas, em vez de alavanca (Seat/Divulgação)

    A central multimídia, que varia de 8,25 a 10 polegadas dependendo da versão, e o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas são exatamente os mesmos, tanto no hatch espanhol, quanto no alemão.

    A grande cartela de itens de segurança é outro predicado importante do Seat. O modelo conta com controle de cruzeiro adaptativo e preditivo, frenagem autônoma e detector de pontos cegos.

    Seat Leon Sportstourer 2
    Na Europa, o segmento de peruas ainda vive. Não à toa, a nova geração do Leon chega com a Sportstourer, versão SW do lançamento (Seat/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Além do hatch, a Seat também apresentou a versão perua do Leon.

    Batizado de Leon Sportstourer, o modelo é um autêntico representante do segmento que está morrendo no Brasil, mas continua em alta na Europa.

    Seat Leon Sportstourer
    Folgada e espaçosa, a SW tem porta-malas com 680 litros – 300 litros a mais do que o hatch (Seat/Divulgação)

    A SW vem com as mesmas opções de motorização do hatch e difere principalmente nas dimensões. O porta-malas, por exemplo, que armazena 380 l no hatch, salta para 680 l na perua.

    Continua após a publicidade

    A apresentação oficial dos dois modelos acontecerá no Salão de Genebra, Suíça, que ocorre no princípio de março. As vendas terão início ainda no primeiro trimestre deste ano e os preços não foram divulgados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.