Câmbio DSG: qual a diferença entre a caixa seca e a imersa em óleo?

DSG tem versões de seis e sete marchas, com e sem óleo na embreagem. Entenda as diferenças

Volkswagen DSG DQ 200 Mais compacta e leve, DQ 200 de sete marchas é usada em carros pequenos na Audi e na Volkswagen

Mais compacta e leve, DQ 200 de sete marchas é usada em carros pequenos na Audi e na Volkswagen (divulgação/Volkswagen)

Conhecido por sua agilidade e suavidade, o câmbio de dupla embreagem DSG, da Volkswagen, tem uma grande legião de fãs – e também de detratores, que questionam sua confiabilidade e os custos de reparo em caso de avarias.

Mas nem todas as versões são iguais. Além de diferenças estruturais para que suportem menos ou mais torque, também existem versões que trabalham a seco, sem óleo nas embreagens.

Antes de mais nada é preciso entender como funciona um sistema de dupla embreagem convencional. Basicamente, trata-se de duas transmissões manuais com eixos em paralelo: uma se responsabiliza pelas marchas ímpares e pela ré, enquanto a outra fica com as marchas pares.

Como é possível ter duas embreagens e um único volante de motor – onde elas acoplam? Simples, um eixo está dentro do outro.

DQ 25O VOLKSWAGEN DSG Câmbio DQ 250, que trabalha com óleo, por dentro

Câmbio DQ 250, que trabalha com óleo, por dentro (divulgação/Volkswagen)

É uma explicação que vale mais para os DSG mais comuns, com projeto da BorgWagner (DQ 250 a DQ 511)e que fizeram sua estreia em 2003 nos VW Golf R32 e Audi TT 3.2. Neste DSG (que hoje tem versões de seis e sete marchas que suportam até 61,2 kgfm de torque) a embreagem se resume a uma sequencia de discos de atrito imersos em óleo.

Para mudar a regra, em 2008 surgiu a DQ200, versão com sete marchas e que suporta menos torque, 25,5 kgfm. É a transmissão dos VW Golf e Audi A3 Sedan 1.4 TSI vendidos no Brasil até 2015, e que hoje, no Brasil, permanece apenas no A1 1.4.

Esta versão foi desenvolvida pela Luk e seu acoplamento é feito por um único platô, com uma embreagem dentro da outra.

Volkswagen DSG DQ 250 Com embreagens imersas em óleo, DQ 250 tem seis marchas e aguenta mais torque

Com embreagens imersas em óleo, DQ 250 tem seis marchas e aguenta mais torque (divulgação/Volkswagen)

Tal configuração não a torna apenas menor como faz ela ser mais leve e menos complexa. O platô único e o torque mais baixo melhoram a dissipação de calor, o que permite abrir mão do óleo que banha as embreagens e de todos os componentes por trás disso, como filtros e radiador de óleo, além do próprio peso dos seis litros de óleo que iam ali.

Porém, ela mantém o 1,7 litro de óleo que arrefece atuadores e engrenagens dentro da transmissão.

Volkswagen DSG DQ 200 Câmbio DQ 200, com projeto Luk, que trabalha a seco

Câmbio DQ 200, com projeto Luk, que trabalha a seco (divulgação/Volkswagen)

Seguindo a lógica, o fato de ser compacta facilita seu uso em carros menores, que, consequentemente, serão mais leves. A consequência negativa é o barulho metálico ouvido pelos donos dos carros que usam a DQ 200 ao passar por pisos irregulares, como ruas de paralelepípedos.

Este barulho, porém, não tem relação com defeitos como marchas que não engatam ou câmbio que deixa de funcionar: isso está ligado ao projeto do câmbio e é mais raro nas versões dimensionadas para motores maiores, imersas em óleo. Contudo, transmissões de dupla embreagem merecem cuidados específicos.

A Volkswagen optou por deixar de oferecer no Brasil carros com a caixa DQ 200. O câmbio automático de seis marchas da japonesa Aisin vem sendo usado em seu lugar em modelos como Polo, Virtus e Golf.

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