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Novo Civic Hatchback é lançado com câmbio manual e painel “meio analógico”

Para atrair compradores de todas as idades, modelo aposta em estilo moderno e itens "raiz", como transmissão manual de seis marchas

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 24 jun 2021, 20h13 - Publicado em 24 jun 2021, 19h21
Honda Civic Hatch 2022
Divulgação/Honda

O Honda Civic sedã é um dos carros mais aclamados e admirados de todos os tempos, mas a sua nova versão hatchback também pretende agradar os mais diferentes públicos.

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O modelo 2022 vem com um visual mais agressivo e esportivado se comparado à versão três-volumes. “Com seu caráter de direção esportivo e divertido, exterior com estilo europeu e pacote interno versátil, o novo Civic Hatchback atrairá todos os compradores, jovens e ativos”, disse Dave Gardner, vice-presidente executivo de Operações Nacionais da American Honda Motor.

 

A 11ª geração do Civic Hatcback tem o capô mais baixo, que proporciona uma visão melhor para o motorista. Para dar cara de esportivo, o carro possui linhas e para-lamas dianteiros que acentuam e destacam as rodas e pneus, além de nova malha na grade, que possui um formato distinto e côncavo, além do spoiler integrado na parte traseira.

A queda saliente no porta-malas dá o aspecto de cupê esportivo que a Honda buscou. E como vimos desde a foto vazada há uma semana, as lanternas traseiras são interligadas por uma régua (aparentemente não iluminada) que não vemos no sedã.

Traseira novo Civic Hatcback 2022
O Civic Hatchback usa a próxima geração da estrutura de carroceria Advanced Compatibility Engineering (ACE) da Honda Divulgação/Honda

Mas não é somente o visual que passa um ar de esportividade. A Honda também adotou uma nova suspensão e direção, desenvolvidas na Europa e ajustadas para atender o público da América do Norte. Os acertos, segundo a empresa, proporcionam uma pilotagem mais suave e responsiva, e a nova suspensão garante uma redução de até 20% nas passagens mais bruscas, como cruzamentos férreos, buracos e pistas de terra.

Debaixo do capô, pela primeira vez o Civic Hatchback terá duas opções de motor. As versões LX e Sport serão equipadas com unidade aspirada 2.0 de 4 cilindros, que produz 160 cv e 19 kgfm. Já as versões mais caras, EX-L e Sport Touring, terão motor 1.5 turbo, também de 4 cilindros, com potência de 180 cv e 24,5 kgfm de torque. 

Versão Hatch dOo novo civic 2022 é mais esportiva que a sedã
O chassi ganhou novas atualizações, com novas pinças de freio dianteiro de baixo arrasto e rolamentos das rodas dianteiras e traseiras de baixa fricção. Divulgação/Honda

Para agradar “tiozões” e millenials, além do câmbio CVT presente em toda linha, as versões Sport e Sport Touring também contarão com a opção manual de seis velocidades. Essa transmissão também foi revisada para dar sensação mais esportiva, com maior rigidez e trocas de marcha mais curtas.

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O câmbio automático do novo Civic Hatchback foi desenvolvido com uma bomba hidráulica elétrica mais robusta, que aumenta a eficiência de combustível. O CVT também foi programado para fornecer reduções antecipadas durante a frenagem e apresenta uma programação Step-Shift, que simula mudanças físicas de marcha sob forte aceleração, para uma experiência de direção mais suave.

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    Quem optar pelo câmbio automático, também vai contar com três modos de direção exclusivos nas versões Sport e Sport Touring. Além do normal, as versões terão opção “Eco”, para aumentar a economia de combustível e a opção “Sport” para direção mais obediente e responsiva.

    No interior, o Civic aposta na tecnologia. Pela primeira vez o modelo terá cluster de instrumentos digital, sem deixar para trás os tradicionais de ponteiro, coexistenes. As versões básicas terão telas de 7’’, com velocímetro e tacômetro digitais à esquerda e os físicos à direita.

    interior do novo Civic Hatchbach 2022
    Malha em colmeia do painel não é apenas um detalhe visual: ele também esconde as saídas de ar. Divulgação/Honda

    A versão Sport Touring terá display exclusivo de 10,2’’ configurável e com duas opções de layout: um tradicional de visores redondos de agulha e mostrador ou um design em estilo gráfico de barras.

    As centrais multimídias também são diferentes. As versões LX, Sport e EX-L possuem tela sensível ao toque com as mesmas 7’’ do painel central. Ela também conta com botões físicos de power, volume e ajuste. Na parte inferior, uma linha de botões, também rígidos, permite que o usuário possa controlar as faixas de música, navegar pelo menu e alternar entre bluetooth, rádio, telefone e mídia USB.

    visao lateral do novo civic hatch modelo japones
    Versão japonesa do novo Civic Hatchback Divulgação/Honda

    Na versão topo de linha a tela é duas polegadas maior. As únicas mudanças em relação à outra versão são os botões de hardware para as funções “home” e “back” e menos menus incorporados para facilitar a navegação. Todas as versões contam com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, além de um exclusivo descanso de dedo localizado logo abaixo da tela, que permite maior conforto e menor distração do motorista ao utilizar o sistema.

    porta-malas do novo hatch honda civic 2022
    Divulgação/Honda

    Para maior segurança, a Honda lança com o Civic 2022 (sedã e hatch) novos airbags frontais. Pela primeira vez implementado no mundo, essa nova tecnologia diminui os riscos de lesão por trauma cerebral grave associado a colisões frontais em ângulo.

    Por padrão, todas as versões terão o novo conjunto Honda Sensing. Utilizando um sistema de câmera única atualizado, o sistema promove um campo de visão mais longo e mais amplo do que o anterior, baseado em radar e câmera. Com um software mais avançado e um processador mais poderoso, ele é capaz de identificar com mais rapidez e precisão pedestres, ciclistas e outros veículos, juntamente com linhas e sinais de trânsito.

    Apresentação do novo civic hatch 2022
    Segundo a montadora esse será o Civic Hatcback mais divertido de se dirigir que a Honda já produziu Divulgação/Honda

    Diferente da geração anterior, os novos Civic serão produzidos em solo americano, na fábrica de Greensburg, Indiana. As vendas estão marcadas para começar em setembro nos EUA. Os preços ainda não foram definidos, mas espera-se algo em torno de U$ 20 mil pela versão mais básica e por volta de U$ 30 mil para a Sport Touring.

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