Novo Cayenne Coupé Turbo estabelece recorde de tempo em Nürburgring
O modelo, que deve ser lançado oficialmente no final deste mês, bateu o até então melhor tempo que pertencia ao Audi RS Q8, também do Grupo Volkswagen
As grandes fabricantes mundiais buscam demonstrar o desempenho de seus novos modelos em pistas famosas por todo o globo. Uma delas é a de Nürburgring, na Alemanha. O SUV com melhor tempo no circuito era o Audi RS Q8, com impressionantes 7min42s. Pois bem, há um novo recordista na área.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.
O título de SUV mais rápido em Nürburgring possui um novo dono: o Porsche Cayenne Coupé Turbo, que ainda não foi lançado oficialmente. O novo melhor tempo é de 7 minutos, 38 segundos e 925 milésimos e foi cravado pelo piloto de teste Lars Kern. Apesar de poucos detalhes oficiais, o veículo já tem imagens e algumas informações prévias, mas sem confirmação da fabricante alemã.
Ainda em maio, a britânica Autocar, que teve acesso a um dos testes feitos com o modelo, afirmou que o novo SUV cupê da Porsche terá um motor V8 4.0 biturbo, capaz de gerar cerca de 640 cv e 86,5 kgfm.
Em comparação, a atual versão Turbo S E-Hybrid do carro combina os 550 cv do motor V8 4.0 com um motor elétrico resultando em 680 cv e 91,8 kgfm. Atualmente, o modelo 2021, em sua versão mais simples, já ultrapassa o valor de R$ 1 milhão.
Na época, o engenheiro responsável pelo projeto, Rico Löscher, disse que a intenção era entregar o Cayenne “mais esportivo até hoje”. Para isso, os projetistas ajustaram a transmissão automática de oito marchas e o sistema de tração integral, além de acrescentarem novo kit aerodinâmico em fibra de carbono.
Entre as novidades, divulgadas pela revista britânica, estão um novo difusor de ar, um par de escapamentos, aerofólio de teto redesenhado e admissão ampliada, a fim de arrefecer os oito cilindros.
As alterações surtiram efeito, comprovado agora com o “título” de SUV mais rápido em Nürburgring. O vice-presidente da linha Cayenne, Stefan Weckbach, afirmou que o design deu ênfase máxima para “a dinâmica lateral e longitudinal” do modelo.
O teste requisitou pneus P Zero Corsa, da Pirelli, que foram desenvolvidos para o modelo. Inclusive, o jogo de pneus da empresa italiana virá como item de série no SUV, portanto se o cliente busca um pouco mais de aderência, como em cenários de chuva ou até neve, terá que adquirir um novo jogo.
Para bater o tempo do Audi RS Q8, duas modificações de segurança foram feitas ao novo Cayenne. A empresa adicionou uma gaiola de proteção e um banco de corrida para garantir o máximo conforto ao piloto do teste.
A nova versão do Cayenne Coupé Turbo ainda não tem data de lançamento, mas, de acordo com a Autocar, espera-se que o modelo seja revelado oficialmente pela Porsche no final deste mês. A empresa explicou que o público não terá que aguardar muito tempo e afirmou que o SUV “irá celebrar seu lançamento mundial em breve”.