Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Novo Cayenne Coupé Turbo terá 640 cv para competir com Lamborghini Urus

A versão atualizada do veículo apresenta um visual ainda mais esportivo, com melhorias no motor, na estrutura e no desempenho do novo SUV cupê

Por Pedro Henrique Oliveira Atualizado em 17 jun 2021, 15h52 - Publicado em 21 Maio 2021, 11h27
Porsche Cayenne Coupé Turbo preto visto 3/4 de frente
A empresa alemã promete que será o Cayenne mais potente e esportivo de todos os tempos Divulgação/Porsche

Em março de 2019, a Porsche anunciou a chegada do Cayenne Coupé, uma opção de carroceria com proposta mais esportiva, seguindo tendências de conterrâneos como Mercedes GLE Coupé, Audi Q8 e BMW X6. Agora, a fabricante alemã divulgou que prepara uma atualização do SUV cupê com a adição de uma versão inédita, que promete ser imbatível no desempenho.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

O novo Cayenne Coupé Turbo terá 90 cv extras, resultando em uma potência total de 640 cv, apenas 10 cv a menos que o Lamborghini Urus. O torque também sofre alterações: agora o veículo terá 86,5 kgfm de força. O motor, entretanto, será o mesmo V8 4.0 biturbo, cujos segredos para o desempenho melhorado seguem desconhecidos.

Em comparação, a atual versão Turbo S E-Hybrid do carro combina os 550 cv do motor V8 4.0 com os 136 cv de um motor elétrico para somar 680 cv e 91,8 kgfm. Atualmente, o modelo 2021, em sua versão mais simples, já ultrapassa o valor de R$ 1.000.000.

De acordo com o engenheiro responsável pelo projeto, Rico Löscher, a intenção é entregar o Cayenne “mais esportivo até hoje”. Para isso, os projetistas ajustaram a transmissão automática de oito marchas e o sistema de tração integral além de acrescentarem novo kit aerodinâmico em fibra de carbono.

Porsche Cayenne Coupé Turbo visto 3/4 de trás
O SUV cupê chega para acirrar a competição com os modelos das conterrâneas BMW, Mercedes e Audi Divulgação/Porsche

Houve atenção especial a detalhes como freios de carbono-cerâmica — de série no modelo inédito — e suspensão a ar, que trouxe o SUV mais próximo ao solo, além de ajustes no esterçamento do eixo traseiro e nas barras estabilizadoras do conjunto.

Continua após a publicidade

A empresa também optou por um novo difusor de ar, escapamentos duplos, aerofólio de teto redesenhado e admissão ampliada, a fim de arrefecer os oito cilindros. Como consequência, o automóvel será ainda mais leve que a versão básica do Cayenne Coupé, que pesa cerca de 2.200 kg.

Porsche Cayenne Coupé Turbo preto visto de lado
Embora ainda não tenha imagens, o interior passou por algumas mudanças, como no volante e nos bancos Divulgação/Porsche

Segundo a britânica Autocar, que obteve acesso à ficha técnica, o veículo irá de 0 a 100 km/h em tempo maior que os 3,6 s do Lamborghini Urus e menor que os 3,8 s do Audi RS Q8. O Cayenne Coupé Turbo terá rodas de aro 22  e os maiores pneus já utilizados no modelo: dimensões de 285/35 ZR22 (dianteira) e 315/30 ZR22 (traseira).

Não há muitas informações sobre o design interno. O que se sabe é que a fabricante optou por um volante grosso junto com novos bancos para aumentar a sensação esportiva. O acabamento interno é feito com Alcantara e, na parte traseira, os três bancos dão lugar a dois assentos individuais. Há também o controlador giratório Sport Response, que permite selecionar os modelos de direção.

Walter Röhrl ao lado direito do Porsche Cayenne Coupé Turbo preto visto de trás
O bicampeão mundial de rally e embaixador da marca, Walter Röhrl, testou o veículo no circuito de Hockenheimring, na Alemanha Divulgação/Porsche

A nova configuração do SUV cupê fica um pouco atrás da versão S E-Hybrid no quesito potência, mas em relação ao Urus, a diferença é próxima, com apenas 10 cv separando os concorrentes.

A questão é que a Lamborghini deve trazer uma atualização ainda este ano, em facelift que incluirá potência extra para tornar o Urus ainda mais competitivo. Além disso, o novo Cayenne Coupé Turbo irá bater de frente com o Audi RS Q8 e o Bentley Bentayga Speed, que utiliza um motor 6.0 W12 com 635 cv. E todos eles pertencem ao Grupo Volkswagen.

Ainda não há preço estimado da nova versão do SUV cupê da Porsche, mas seu valor deve superar os R$ 889.000 do Coupé Turbo atual. A data de lançamento também não foi informada com precisão, mas espera-se que a novidade seja revelada no final de junho.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 745 maio 2021
Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade