Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Nova Toyota Tundra é picape híbrida com motor V6 e reboca até sete carros

Com foco na melhoria do desempenho para alcançar as rivais, a Tundra chegará ao mercado com novidades na sua mecânica, segurança e conectividade

Por Pedro Henrique Oliveira Atualizado em 21 set 2021, 15h17 - Publicado em 20 set 2021, 19h37
Toyota Tundra 2022 vermelha vista 3/4 de frente
Entre as novidades da Tundra 2022, está a presença do pacote “TRD Off-Road” Divulgação/Toyota

Depois de ter algumas fotos iniciais vazadas ainda em julho, a Toyota lançou oficialmente a nova versão da sua picape grande, a Tundra, que será fabricada e montada nos Estados Unidos.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Como já era sabido no mundo automotivo, a Tundra adotou linhas modernas para brigar de igual para igual com a Chevrolet Silverado, a Ram 1500 e a Ford F-150. E também coube à mecânica atualizada e com motores elétricos completar a estratégia para deixá-la em pé de igualdade com a concorrência acirradíssima.

Suspensão traseira redesenhada da Toyota Tundra 2022
A suspensão traseira funciona em um eixo rígido fivelink, parecido ao esquema da Nissan Frontier Divulgação/Toyota

Toda a carroceria passou por mudanças para reforçar ainda mais a estrutura da picape. O chassi de longarinas ficou mais firme, a caçamba de materiais compósitos foi reforçada com alumínio e a suspensão traseira multilink foi redesenhada. Isso favoreceu, inclusive, a capacidade de reboque do modelo, que agora consegue puxar mais de 5,4 toneladas — equivalente a cerca de sete unidades do Renault Kwid.

A nova suspensão traseira de eixo rígido fivelink permitiu que os engenheiros da fabricante japonesa ajustassem a posição dos amortecedores para ampliar a sua eficiência e melhorar a capacidade de reboque. Já na parte da frente, a suspensão é em duplo A.

Toyota Tundra 2022 vermelha vista 34 de frente
A nova Tundra será oferecida em seis versões pela Toyota Divulgação/Toyota

Além disso, pela primeira vez na Tundra o sistema de suspensão adaptativa está disponível. Ele é responsável por ajustar a força do amortecimento com base nas condições de estrada enfrentadas em cada situação. 

Quanto à potência, a picape chega com duas opções de motorização, sempre a gasolina e combinadas ao câmbio automático de 10 velocidades. A primeira opção é o motor V6 3.5 biturbo capaz de entregar pouco mais de 394 cv e 66,2 kgfm. A segunda opção é nada mais nada menos que um trem de força híbrido, ainda mais forte.

Motor da versão Limited da Toyota Tundra 2022
A Tundra 2022 terá opção de dois motores. Ambos V6 3.5, mas com um deles sendo híbrido Divulgação/Toyota

Chamado de i-FORCE MAX, ela se baseia no mesmo motor a combustão, mas conta com uma novidade que amplia o desempenho da máquina. Ela utiliza um motor elétrico posicionado entre o V6 e a transmissão.

Ele é construído em linha para fornecer um adicional de energia, tanto para o motor, quanto para acumular em uma bateria a energia que seria perdida nas frenagens. Ao final, combinação resulta em belos 443 cv e 80,6 kgfm. 

Continua após a publicidade
Motor da versão TRD Pro da Toyota Tundra 2022
A novidade é o motor i-FORCE MAX, capaz de entregar até 443 cv com um gerador entre o motor a combustão e a transmissão Divulgação/Toyota

Quanto ao visual, nada de novo foi revelado. Os faróis de leds “descem” em direção ao para-choque junto a uma entrada de ar. A grade toma conta da maior parte da dianteira como já havia sido divulgado.

Na versão TRD Pro, ela conta com pontos luminosos, como os três alaranjados próximos ao capô, além de outros dois pontos no para-choque. Na parte central, abaixo do nome Toyota, há mais uma barra de leds. Em outras versões, o nome da Toyota é substituído pelo logotipo da marca e os leds não aparecem.

Toyota Tundra 2022 branca vista de frente
A versão TRD Pro conta com uma grade diferente, como o nome Toyota por extenso e pontos de LEDs Divulgação/Toyota

Quanto ao visual interno, o modelo conta com um quadro de instrumentos 100% digital de 12,3”. Além disso, a picape terá uma central multimídia de série com 8” sensível ao toque com as últimas novidades de áudio e conectividade desenvolvidas pela empresa e uma outra tela de 14” polegadas é oferecida como adicional. O sistema como um todo oferece conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, além de vir com uma assistente virtual inteligente. 

Interior da Toyota Tundra 2022 visto da primeira fileira
O interior terá uma central multimídia de 8 polegadas de série. Uma tela de 14 polegadas será vendida como adicional Divulgação/Toyota

A segurança também não ficou para trás, já que todas as versões da Tundra serão equipadas com o Toyota Safety Sense 2.5. Diversas assistências, como os de pré-colisão, detecção de pedestres, acompanhamento de faixa e monitor de ponto cego estão no pacote.

A Toyota fabricará configurações diferentes da Tundra, que será oferecida em duas opções de carroceria com quatro portas. São elas: Double Cab e CrewMax. Na primeira, a caçamba poderá ter 1,98 metro ou 2,46 m. Na configuração CrewMax, os tamanhos possíveis são 1,67 m e 1,98 m. 

Toyota Tundra 2022 azul vista 3/4 de frente
O modelo passou por inúmeros ajustes para que pudesse aumentar sua capacidade de reboque. Ela pode rebocar até 5,4 toneladas Divulgação/Toyota

A nova Tundra terá seis versões: SR, SR5, Limited, Platinum, 1794 e TRD Pro. A última será oferecida apenas com a motorização i-FORCE MAX e nas outras versões, excluindo a SR e SR5, esse motor será opcional. 

  • Indo além, a Toyota Tundra terá o pacote TRD Off-Road disponível aos modelos SR5, Limited e 1794. Ele inclui rodas de aro 18, nova grade e suspensão específica para off-road, entre outras novidades. 

    Toyota Tundra 2022 azul vista 3/4 de frente
    Ainda não foram divulgados os preços ou a data de lançamento da picape, mas ela é esperada ainda este ano Divulgação/Toyota

    Quanto ao consumo de combustível ou preço das diversas versões, a marca japonesa afirmou que divulgará essas informações em uma data mais próxima ao lançamento do modelo, que deverá ser ainda neste ano.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    CAPA quatro rodas setembro edição 749
    A edição 749 de QUATRO RODAS já está nas bancas! arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade