A eletrificação chegará para todos, até mesmo para os muscle cars da Dodge. A nova geração dos Challenger e Charger está em desenvolvimento e existe a possibilidade de terem versões de alto desempenho ainda com motores V8, pelo menos por mais algum tempo.
Segundo a informações divulgadas pela Motor Trend, as próximas gerações dos dois Dodge manterão os motores de oito cilindros. A fonte anônima também revelou que os dois carros serão feitos em na nova da Stellantis, que também poderá equipar veículos da Chrysler e Maserati. O que fica no ar é se essa plataforma será realmente nova ou uma versão da STL Large, arquitetura para carros elétricos.
Existem informações que essa plataforma estaria sendo adaptada para versões híbridas plug-ins e leves. Logo, surge o rumor que ela poderia sim receber um V8 e se tornar puramente a combustão. O que é certo é que a atual plataforma, lançada em 2005, será aposentada.
Se as informações estiverem corretas, tudo indica que o V8 gere mais de 800 cv e fique reservado às versões mais potentes de ambos os modelos. Atualmente, Charger SRT Hellcat e o Challenger SRT Demon têm 716 cv e 852 cv, respectivamente.
As versões menos potentes, entretanto, receberiam o novo motor Hurricane de seis cilindros em linha. Embora a quantidade e posição dos cilindros não sigam os padrões dos modelos, o motor 3.0 biturbo tem alta potência, podendo oferecer 405 cv e 62,2 kgfm em sua configuração mais “mansa” 506 cv e 65,7 kgfm na versão High Output.
Ainda é preciso ter cautela com as especulações. Em entrevista dada no ano passado ao site Carscoops, um porta-voz da Dodge foi bem sucinto em relação aos planos da empresa, que pretende ter metade do seu portfólio composto por elétricos até 2030.
“As plataformas de veículos Dodge Challenger e Dodge Charger como você as conhece hoje, juntamente com o trem de força Hellcat, continuarão a produção até 2023. Em 2024, a Dodge fará a transição para novas plataformas, novos muscle cars eletrificados”, disse o representante. O site também perguntou se há possibilidade de variantes BEV e a combustão. “Apenas BEV”, respondeu o porta-voz.