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Chrysler Airflow: uma tela para cada e o renascimento elétrico da marca

Salvação da Chrysler, o SUV chega em 2025. para 2028, a marca planeja operar com uma linha de modelos totalmente elétrica

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 jan 2022, 15h22 - Publicado em 5 jan 2022, 15h19

Antes com futuro incerto e sem posicionamento definido no grande conglomerado da Stellantis, a Chrysler finalmente teve o seu destino estabelecido. O conceito Airflow antecipa os planos, que farão da Chrysler uma marca totalmente elétrica. As mudanças, porém, ainda levarão alguns anos para acontecerem.

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O conceito elétrico é, na prática, uma atualização do protótipo homônimo apresentado em 2019. Isso porque o SUV passa a ter um visual muito próximo da realidade e uma concepção concreta de tecnologias e mecânica.

Chrysler Airflow
Perfil de cupê é um dos destaques visuais do Airflow, que tem ainda um grande entre-eixos (Divulgação/Chrysler)

Na aparência, o Airflow aponta que a fabricante norte-americana está mais italiana do que nunca, com um desenho elegante e fluido. A dianteira tem faróis de LED estreitos, sublinhados por uma barra cromada. O para-choque tem traços limpos, com apliques que simulam grades.

A traseira entra na tendência das lanternas inteiriças, com iluminação que vai de um lado a outro. Isso, unido ao caimento de cupê do teto e à traseira alta, acaba remetendo ao já conhecido Porsche Cayenne Coupé.

Chrysler Airflow
Traseira do Airflow é alta e ostenta lanternas interligadas (Divulgação/Chrysler)

Com exceção das 22 polegadas das rodas, as dimensões do modelo não foram divulgadas. É possível notar, porém, o grande entre-eixos.

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Uma tela para cada

Com acabamento refinado, grande profusão de luzes e aparência próxima de um carro de produção, o interior foca na experiência individual de cada ocupante.

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Além do motorista, que tem à disposição o quadro de instrumentos digital e a tela central, cada passageiro é brindado com uma tela exclusiva, com reprodução de conteúdo independente dos demais visores, além de câmeras também individuais para a realização de videoconferências. Caso queiram, os ocupantes podem compartilhar sua visualização com os demais.

Chrysler Airflow
Parte dianteira da cabine tem três telas, mas visual já próximo de um modelo de produção (Divulgação/Chrysler)

Segundo a marca, a nova arquitetura elétrica e de software STLA Brain é “altamente flexível”, permitindo o desenvolvimento e a atualização de recursos com maior rapidez sem a necessidade de um novo hardware, tudo feito no formato over-the-air.

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O sistema fornece aplicativos baseados em inteligência artificial, aprimorando a navegação, a assistência por voz e até serviços de pagamento online. A plataforma permitirá ainda que o Airflow ofereça recursos de direção autônoma de nível 3.

Chrysler Airflow
Quem vai atrás também tem telas e câmeras individuais (Divulgação/Chrysler)

Longo alcance

O conceito é movido por dois motores elétricos, sendo um dianteiro e um traseiro, configurando a tração integral do modelo. Ao todo, as unidades entregam 204 cv de potência. A Chrysler garante, porém, que o Airflow é projetado para acomodar motores e baterias de maior capacidade, “oferecendo potencial para futuras aplicações de alto desempenho”, aponta.

Na configuração inicial, a autonomia declarada fica entre 563 e 643 quilômetros. Números de desempenho, porém, não foram revelados.

Chrysler Airflow
Os bancos têm largas abas laterais; teto panorâmico busca dar sensação de “sala de estar”, segundo a marca (Divulgação/Chrysler)

Ainda vai levar um tempo

Tanto a chegada do Airflow como um modelo de produção, quanto a virada da Chrysler, ainda levarão alguns anos. O primeiro elétrico da marca, possivelmente o Airflow, chegará apenas em 2025.

Não se sabe, porém, se o nome do conceito será mantido – o que pode acontecer como uma homenagem ao Airflow original, de 1934, um marco em aerodinâmica para a época.

Chrysler Airflow
Dianteira do Airflow tem aparência limpa, com poucos e discretos vincos (Divulgação/Chrysler)

“O Chrysler Airflow Concept representa a futura direção da Chrysler, de olho em um design dinâmico, tecnologias avançadas e conectividade perfeita que caracterizarão o portfólio totalmente elétrico que planejamos atingir”, disse o CEO da marca, Chrys Feuell. O prazo para que a eletrificação total da fabricante aconteça, porém, foi fixado para 2028.

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