Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dodge Challenger SRT Demon terá ar-condicionado… para o motor!

Resfriamento forçado será utilizado para aumentar a potência do motor

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 mar 2017, 19h40 - Publicado em 31 mar 2017, 19h26
dodge-challenger-srt-0317-01_1440x655c
Motor V8 com supercharger do futuro Demon poderá receber ar frio do ar-condicionado de cabine (Divulgação/Dodge)

O calor pode ser considerado um dos maiores inimigos dos carros esportivos. Ok, pneus na temperatura certa são desejáveis, mas o rendimento volumétrico do motor é bastante sensível à temperatura do ar que é admitido por ele.

Quanto menor a temperatura, maior a massa de mistura ar-combustível que caberá na câmara de combustão. Na prática, a redução de 10°C ou 15°C na temperatura externa pode a potência em até 5 cv no caso de motores “comuns”.

Nos motores de grande potência, a diferença pode ser ainda maior. Por isso a Dodge tomou uma medida um tanto extrema no tão propalado Challenger SRT Demon: em modo Drag, que tira o máximo de seu motor V8 com supercharger, será ativado um sistema de esfriamento forçado que envolve o ar-condicionado do carro.

Caso os sensores identifiquem que o motor está muito quente, o ar frio do sistema de ar-condicionado da cabine também será direcionado para a admissão do motor. O objetivo é fazer com que o ar a ser admitido passe mais frio pelo compressor mecânico que força o ar para dentro dos cilindros – princípio semelhante ao do funcionamento do intercooler, que por sinal o Demon também terá.

Continua após a publicidade
srt_demon_cooldowntli56t0o7qlgput46b6b9gi8ug_1100x440c
Resfriamento forçado entraria em ação em modo Drag, específico para aceleração de quarto de milha (Divulgação)

A redução na temperatura ficaria ao redor dos 20°C, o que faria uma boa diferença no tempo para o esportivo percorrer o quarto de milha (402 metros), que para os norte-americanos é tão importante quanto o tempo de 0 a 100 km/h.

O Dodge Challenger SRT Demon promete ser ainda mais insano do que o Hellcat, que já tira 717 cv e 88,1 mkgf de torque do motor V8 6.2 HEMI Supercharged, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e com velocidade máxima de 320 km/h.

O grupo FCA promete que o Demon terá mais de 800 cv e quase 100 mkgf de torque. Além disso, ele terá uma redução de peso de mais de 100 kg – incluindo aí a retirada dos bancos dos passageiros da frente e de trás!

Continua após a publicidade
dodge-challenger-srt-demon-neumaticos-02_1440x655c
Esportivo terá pneus dianteiros mais largos que os traseiros (Divulgação/Dodge)

Em comparação com o Hellcat, o Demon ainda terá tomadas de ar maiores e rodas dianteiras mais largas, a ponto dos pneus serem maiores do que os usados pelos Lamborghini nas rodas traseiras, com o objetivo de manter o controle do carro quando em aceleração. Imagine o que vem por aí…

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.