Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Novo Subaru WRX tem novo motor de 275 cv e central multimídia gigante

Quinta geração do WRX foi apresentada pela empresa com motor de 275 cv, versão GT e central multimídia de mais de 11 polegadas

Por Pedro Henrique Oliveira Atualizado em 11 set 2021, 10h00 - Publicado em 10 set 2021, 20h22
Subaru WRX 2022 laranja visto 3/4 de frente
A quinta geração do sedã da Subaru deve chegar aos Estados Unidos somente em 2022 Divulgação/Subaru

O tempo de espera foi maior do que deveria. A nova geração do Subaru WRX deveria ter sido apresentada no Salão de Nova York, no final de agosto. Isso se o evento não tivesse sido cancelado devido ao avanço da variante Delta do novo coronavírus. Mas valeu à pena: ainda que atualizado e mais potente, o sedã esportivo preservou sua receita de sucesso. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Na verdade, a fabricante japonesa diz que o WRX 2022 terá os maiores avanços em design e desempenho em seus quase 20 anos de história. Essa afirmação começa a ser provada pela nova motorização. 

Motor do Subaru WRX 2022
O novo motor é um 2.4 boxer turbo e tem adição de 5 cv quando comparado ao anterior Divulgação/Subaru

O Subaru WRX 2022 recebeu o motor 2.4 boxer turbo capaz de entregar até 275 cv e 35,7 kgfm. Ele substitui o antigo 2.0 boxer turbo que entregava cerca de 5 cv a menos. O novo motor é combinado à já conhecida transmissão manual de seis velocidades que passou por ajustes para se tornar mais precisa.

Além dela, a novidade é a opção de um câmbio automático que, de acordo com a marca, sobe da segunda para a terceira marcha 30% mais rápido e as reduções são feitas 50% mais rápido. A regra clássica continua: todas as versões têm tração integral e vetorização ativa de torque.

Subaru WRX 2022 branco visto 3/4 de frente
A marca ainda não deu detalhes sobre o a versão mais potente STI, que deve chegar em segundo momento Divulgação/Subaru

Ainda em relação à mecânica do modelo, a nova geração conta com a plataforma global Subaru, que dizem ter melhorado a dinâmica do sedã. O chassi se tornou mais firme e a rigidez torcional aumentou em 28%. Fora isso, o WRX ganhou uma barra estabilizadora conectada à parte de trás da carroceria, e a suspensão foi melhorada.

Continua após a publicidade
  • Quanto ao visual, a parte dianteira recebe uma grande hexagonal com o emblema da marca centralizado. Os faróis são mais “afiados”, seguindo o recorte dado ao para-choque dianteiro, que é dividido entre a cor preta e a cor da carroceria. Ainda na frente, o capô continua com a abertura central em formato scoop. 

    Subaru WRX 2022 laranja visto de lado
    Os faróis ficaram mais afiados e o scoop no capô permaneceu para a nova versão Divulgação/Subaru

    Nas laterais, o WRX recebe relevos acima das rodas traseiras que dão a impressão de que o sedã está mais largo. Acima das rodas, detalhes pretos completam o visual do eixo. Entretanto, o design das laterais foi o que menos sofreu alterações.

    A parte traseira conta agora com lanternas mais largas, com formato quase triangular e conectadas por uma linha preta. Acima da linha está um pequeno spoiler. O difusor continua com as quatro saídas de escapamento, mas se tornou maior e mais agressivo. 

    Subaru WRX 2022 azul visto 3/4 de trás
    As maiores mudanças no visual ficaram na traseira, com um difusor protuberante, lanternas novas e um pequeno spoiler Divulgação/Subaru

    Por último, o modelo pode ser equipado com rodas de liga leve de aro 17 ou 18. Se unem a elas freios a disco ventilados nos dois eixos.

    Ao entrar no modelo, o interior é quase todo em preto, feito de fibra de carbono, mas possui acabamento com costura vermelha. O volante é revestido em couro, mas o destaque fica para a central multimídia vertical de 11,6 polegadas com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. 

    Subaru WRX 2022 laranja visto 3/4 de trás e por cima
    Os valores do modelo ainda não foram divulgados pela marca Divulgação/Subaru

    Além do reconhecimento de voz, o sistema de som é da americana Harman-Kardon com 11 alto-falantes para que o som seja igual para todos dentro do sedã. 

    Painel do novo Subaru WRX visto da primeira fileira
    Uma das principais novidades é a central multimídia vertical de 11,6 polegadas Divulgação/Subaru

    Para a quinta geração do WRX, a Subaru adicionou a versão GT, que será topo da linha. A configuração conta com o câmbio automático, mas também com novos amortecedores controlados eletronicamente. O motorista pode escolher entre os modos Comfort, Normal e Sport. Além disso, ele terá os bancos Recaro e detalhes em fibra de carbono no volante.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas

    Capa quatro rodas 748 agosto 2021
    Capa quatro rodas 748 agosto 2021 A edição 748 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    Clique e Assine
    Continua após a publicidade
    Publicidade