Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Subaru WRX tem novo motor de 275 cv e central multimídia gigante

Quinta geração do WRX foi apresentada pela empresa com motor de 275 cv, versão GT e central multimídia de mais de 11 polegadas

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 11 set 2021, 10h00 - Publicado em 10 set 2021, 20h22
Subaru WRX 2022 laranja visto 3/4 de frente
A quinta geração do sedã da Subaru deve chegar aos Estados Unidos somente em 2022 (Divulgação/Subaru)

O tempo de espera foi maior do que deveria. A nova geração do Subaru WRX deveria ter sido apresentada no Salão de Nova York, no final de agosto. Isso se o evento não tivesse sido cancelado devido ao avanço da variante Delta do novo coronavírus. Mas valeu à pena: ainda que atualizado e mais potente, o sedã esportivo preservou sua receita de sucesso. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Na verdade, a fabricante japonesa diz que o WRX 2022 terá os maiores avanços em design e desempenho em seus quase 20 anos de história. Essa afirmação começa a ser provada pela nova motorização. 

Continua após a publicidade
Motor do Subaru WRX 2022
O novo motor é um 2.4 boxer turbo e tem adição de 5 cv quando comparado ao anterior (Divulgação/Subaru)

O Subaru WRX 2022 recebeu o motor 2.4 boxer turbo capaz de entregar até 275 cv e 35,7 kgfm. Ele substitui o antigo 2.0 boxer turbo que entregava cerca de 5 cv a menos. O novo motor é combinado à já conhecida transmissão manual de seis velocidades que passou por ajustes para se tornar mais precisa.

Além dela, a novidade é a opção de um câmbio automático que, de acordo com a marca, sobe da segunda para a terceira marcha 30% mais rápido e as reduções são feitas 50% mais rápido. A regra clássica continua: todas as versões têm tração integral e vetorização ativa de torque.

Subaru WRX 2022 branco visto 3/4 de frente
A marca ainda não deu detalhes sobre o a versão mais potente STI, que deve chegar em segundo momento (Divulgação/Subaru)

Ainda em relação à mecânica do modelo, a nova geração conta com a plataforma global Subaru, que dizem ter melhorado a dinâmica do sedã. O chassi se tornou mais firme e a rigidez torcional aumentou em 28%. Fora isso, o WRX ganhou uma barra estabilizadora conectada à parte de trás da carroceria, e a suspensão foi melhorada.

Continua após a publicidade

Quanto ao visual, a parte dianteira recebe uma grande hexagonal com o emblema da marca centralizado. Os faróis são mais “afiados”, seguindo o recorte dado ao para-choque dianteiro, que é dividido entre a cor preta e a cor da carroceria. Ainda na frente, o capô continua com a abertura central em formato scoop. 

Subaru WRX 2022 laranja visto de lado
Os faróis ficaram mais afiados e o scoop no capô permaneceu para a nova versão (Divulgação/Subaru)

Nas laterais, o WRX recebe relevos acima das rodas traseiras que dão a impressão de que o sedã está mais largo. Acima das rodas, detalhes pretos completam o visual do eixo. Entretanto, o design das laterais foi o que menos sofreu alterações.

A parte traseira conta agora com lanternas mais largas, com formato quase triangular e conectadas por uma linha preta. Acima da linha está um pequeno spoiler. O difusor continua com as quatro saídas de escapamento, mas se tornou maior e mais agressivo. 

Subaru WRX 2022 azul visto 3/4 de trás
As maiores mudanças no visual ficaram na traseira, com um difusor protuberante, lanternas novas e um pequeno spoiler (Divulgação/Subaru)

Por último, o modelo pode ser equipado com rodas de liga leve de aro 17 ou 18. Se unem a elas freios a disco ventilados nos dois eixos.

Ao entrar no modelo, o interior é quase todo em preto, feito de fibra de carbono, mas possui acabamento com costura vermelha. O volante é revestido em couro, mas o destaque fica para a central multimídia vertical de 11,6 polegadas com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. 

Subaru WRX 2022 laranja visto 3/4 de trás e por cima
Os valores do modelo ainda não foram divulgados pela marca (Divulgação/Subaru)

Além do reconhecimento de voz, o sistema de som é da americana Harman-Kardon com 11 alto-falantes para que o som seja igual para todos dentro do sedã. 

Painel do novo Subaru WRX visto da primeira fileira
Uma das principais novidades é a central multimídia vertical de 11,6 polegadas (Divulgação/Subaru)

Para a quinta geração do WRX, a Subaru adicionou a versão GT, que será topo da linha. A configuração conta com o câmbio automático, mas também com novos amortecedores controlados eletronicamente. O motorista pode escolher entre os modos Comfort, Normal e Sport. Além disso, ele terá os bancos Recaro e detalhes em fibra de carbono no volante.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas

Capa quatro rodas 748 agosto 2021
Capa quatro rodas 748 agosto 2021 A edição 748 de QUATRO RODAS já está nas bancas! ()
Clique e Assine
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.