Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Nova geração do Ford Focus terá versão aventureira

Modelo manterá arquitetura atual, mas terá entre-eixos maior para aumentar o espaço interno

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 jan 2017, 19h38 - Publicado em 12 jan 2017, 19h31
 (/)
Continua após publicidade

A próxima geração do Focus já está nas pranchetas do departamento de engenharia da Ford. Ela estreia em 2018, quando a geração atual estará completando seus oito anos de mercado global, e tem como uma de suas metas ser desenvolvida com mais foco no mercado europeu.

A estratégia de ter veículos globais deu certo para a Ford ter modelos iguais e atualizados no mundo inteiro. Mas em vez de fazer do próximo Focus um carro pensado globalmente, a Ford quer devolver a ele a essência de carro europeu.

Não é algo que diz respeito apenas ao estilo, mas também ao acerto dinâmico: as duas primeiras gerações do Focus tinham feeling de direção mais empolgante do que o atual, que ficou mais anestesiado ao se preocupar com o conforto. A Ford quer entregar conforto com a mesma agilidade dos primeiros Focus.

Esta é uma guinada importante para o modelo, que tem a Europa como seu principal mercado. E seus principais concorrentes, Volkswagen Golf e Opel Astra, são essencialmente europeus, por mais que sejam vendidos em vários locais do mundo.

Continua após a publicidade
ford_focus_133
Próximo Focus tentará recuperar a agilidade dinâmica das duas primeiras gerações (Divulgação)

O hatch terá entre-eixos ligeiramente maior para aumentar o espaço no banco traseiro. Mesmo que o novo Focus mantenha a arquitetura atual, Global C-car, o modelo terá mais partes de aço de alta resistência em sua estrutura para ajudar na redução de seu peso.

Nada disso, porém, livra o carro de entrar na onda dos aventureiros, que ainda estão em alta no Velho Continente. Tal como a nova geração do Fiesta, o novo Focus terá uma versão Active com molduras plásticas nas caixas de roda, para-choques diferenciados e suspensão elevada. Será uma opção entre o EcoSport e o Kuga, SUV médio derivado do Focus.

Continua após a publicidade

Por lá, porém, os aventureiros geralmente possuem reais aptidões em superfícies de baixa aderência, como a neve. Por isso a Ford está disposta a colocar tração integral no Focus Active para que ele possa brigar de igual para igual com o Golf AllTrack (que é baseado na perua do Golf).

Na Europa, existe a intenção de eliminar as versões mais simples do Focus para abrir espaço para os Fiesta (que acaba de ser renovado) mais completos. Ainda assim, sua gama de motores começará pelo 1.0 EcoBoost de três cilindros com potências entre 99 cv e 138 cv.

O motor diesel de trabalho será o 1.5 TDCI com potências de 84 cv e 118 cv, além de um 2.0 com mais de 150 cv. A versão elétrica, que já existe hoje, pemanecerá na linha.

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.