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Nissan Palaso é uma Frontier transformada em SUV – e tem motor BMW

Picape transformada tem carroceria integral sobre o chassi Nissan e evolução do motor Prince da BMW

Por Henrique Rodriguez 26 out 2020, 15h18
Divulgação/Nissan

Antigamente, quem quisesse um SUV baseado na Nissan Frontier podia escolher entre o X-Terra e o Pathfinder. Na China, a joint-venture Zhengzhou Nissan deu seu próprio jeito para oferecer um SUV baseado na atual geração da picape mais barato e simples que o Nissan Terra. 

É o Nissan Palaso, nome que a fabricante diz ser inspirado no Monte Parnaso, na Grécia, e em toda mitologia ligada a ele. E seu grande destaque é ter a caçamba fechada e totalmente unida à cabine, algo que não acontece na picape, que tem cabine e caçamba separados e presos ao chassi.

 

Divulgação/Nissan

A empresa, que também tem versões com carroceria adaptada da Frontier dos anos 1990, diz ter reforçado toda a estrutura do veículo. E é possível ver nas fotos que todo o interior da parte que seria da caçamba recebeu acabamento interno.

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A dianteira é bem diferente da Nissan Frontier, pois o carro foi baseado na Rui Qi 6, uma versão da picape trabalhada pela própria Zhengzhou. Mas a empresa também produz a picape com visual global. 

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Autohome/Reprodução

O mais curioso no Nissan Palaso está em não usar nem o motor 2.3 turbodiesel Nissan ou o 2.4 aspirado das picapes da marca, mas sim um motor BMW a gasolina. Se trata de um 1.8 turbo instalado na longitudinal de bons 231 cv e 30,6 kgfm combinado com câmbio manual de seis marchas. 

  • Divulgação/Nissan

    Este motor é da família Prince, desenvolvida pela BMW (para uso nos Mini) e pela PSA (os 1.6 THP usados até hoje). Na China, esses motores são produzidos (e até otimizados) pela XCE para ser usado pela Brilliance e outras marcas locais – caso da Zhengzhou. A PSA, por sua vez, permitiu que a Dongfeng e a Changan produzam a versão 1.6 desse motor. 

    Autohome/Reprodução

    O lançamento oficial do Nissan Palaso será em novembro. A fabricante diz que, por ser um veículo de passageiros, está isento de vistorias por seis anos e não tem prazo de desmantelamento obrigatório nem paga pedágio em feriados como um veículo comercial.

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