Na China, Volkswagen Jetta é um sedã e também dois SUVs

Fabricante usou nome do sedã médio para batizar marca de entrada exclusiva para o mercado chinês, e já revelou seus três primeiros produtos

Seria o sedã um Jetta Jetta ou um Jetta²?

Seria o sedã um Jetta Jetta ou um Jetta²? (Jetta/Divulgação)

Tem se tornando comum divisões ou versões de modelos de uma fabricante se tornarem marcas próprias. Aconteceu com a AMG, a Polestar e, recentemente, com a Cupra. Mas a Volkswagen conseguiu algo raro: transformar um carro em uma marca.

A Jetta foi revelada esta semana e será exclusiva para o mercado chinês. A nova marca do Grupo Volkswagen será responsável por modelos mais baratos, e irá estrear com um sedãs e dois SUVs.

O Jetta SUV traz linhas de Seat

O Jetta SUV traz linhas de Seat (Jetta/Divulgação)

O primeiro modelo revelado é, sem surpresa, o novo Jetta. A versão chinesa, porém, tem para-choque, grade e faróis próprios. Especula-se também que seu acabamento seja mais simples, para baratear o três-volumes.

Traseira o visual retilíneo típico dos SUVs da Volkswagen

Traseira o visual retilíneo típico dos SUVs da Volkswagen (Jetta/Divulgação)

O primeiro SUV tem linhas similares à do Seat Ateca, mas a VW não deu mais detalhes sobre o utilitário. Rumores indicam que o terceiro Jetta será uma versão do SUV compacto-médio Tarraco, versão Seat do Tiguan.

Em outros mercados o Jetta continuará a ser somente um modelo

Em outros mercados o Jetta continuará a ser somente um modelo (Divulgação/Volkswagen)

Normalmente quem faz o papel de porta de entrada no grupo VW é a tcheca Škoda — que, inclusive, também está presente na China. Neste primeiro momento ainda não ficou claro se a Jetta irá concorrer com alguma outra marca da gigante alemã.

Filho de peixe…

Não é a primeira vez que uma fabricante cria uma divisão para vender produtos mais baratos. A Nissan fez isso ao ressuscitar a Datsun, a Toyota arriscou com a descontinuada Scion e a Renault aproveitou a aquisição da Dacia para oferecer carros populares em diferentes mercados.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s