Longa Duração: bateram no Prius! Pior que os danos, só o serviço da Toyota
Após se envolver em acidente de trânsito, nosso híbrido foi para o reparo numa concessionária. Esperávamos a excelência de sempre, mas...
Tudo corria como planejado: Péricles Malheiros, o editor de Longa Duração, já se preparava para sair de São Paulo rumo a Brasília (DF) com o Prius. Até que…
“Na noite anterior ao dia da viagem, saí para comprar um remédio. Na volta para casa, fiquei numa faixa da avenida em que os carros à frente estavam parados, enquanto as laterais passaram a andar normalmente. Quando olhei no retrovisor, vi um Honda WR-V se aproximando e me preparei para a pancada. Mas foram duas. Do WR-V no Prius e do Prius na Ford Ranger que estava à frente”, conta Péricles.
Dos males, o menor. De pronto, o rapaz que causou o acidente assumiu a culpa e se prontificou a arcar com o prejuízo.
Ainda que com a dianteira e a traseira atingidas, o Prius rodou normalmente até a garagem da Editora Abril, e ficou guardado por dez dias, até que voltou a circular em visita a concessionárias Toyota, onde foram feitos alguns orçamentos prévios.
E eles nos assustaram. O da paulistana Sun North, concessionária na qual acabamos realizando o reparo, foi fechado em assustadores R$ 20.277. A enorme lista de peças, com 37 itens a serem trocados, foi a que mais pesou: R$ 15.817.
De mão de obra, foram outros R$ 4.460, referentes a 44,6 horas de trabalho, sendo R$ 1.250 de funilaria (12,5 horas), R$ 2.100 de pintura (21 horas), R$ 310 de elétrica (3,1 horas) e R$ 800 de tapeçaria (8 horas).
Além de enorme, a lista de peças assusta pelo valor de alguns componentes. A tampa do porta-malas, por exemplo, custou R$ 2.148, enquanto a lanterna traseira direita saiu por R$ 1.246.
A capa plástica do para-choque e o vidro inferior, ambos da traseira, também surpreenderam por conta do preço elevado: respectivamente, R$ 1.001 e R$ 1.249.
Mas nem os preços das peças tão altos decepcionaram tanto quanto a qualidade dos serviços prestados pela concessionária Sun North.
“Quando cheguei à garagem da Editora Abril e vi o Prius reparado, de longe, notei o capô desalinhado. Depois, já ao lado do carro, notei que todas as partes trocadas estavam com espaçamentos irregulares”, diz Péricles.
“Na dianteira, os faróis estão saltados em relação aos para-lamas. Atrás, o aerofólio está mal colado, dando a impressão de que pode se desprender. A tampa está desalinhada, com uma gigantesca diferença em relação à carroceria entre os lados direito e esquerdo. Não é preciso ser especialista para encontrar as falhas”, completa o editor.
O mal reparo feito pela Sun North cria um intervalo na boa fama da rede Toyota. E tem mais: o limpador traseiro, mal ajustado, chegava a sair da área da tampa.
“Em vez de colocarem o braço na posição de descanso original, na vertical, instalaram na horizontal. Uma vez acionado, ele se move em direção oposta à do vidro, deslizando sobre o aerofólio”, diz Péricles.
Parece inacreditável, não é mesmo? Pois o GIF abaixo mostra como o componente ficou:
Para completar, a Sun North devolveu o Prius com a pequena faixa de vidro traseiro sem película solar nem polimento completo da carroceria para igualar visualmente as superfícies pintadas.
Por telefone, sem nos identificarmos como QUATRO RODAS, questionamos a consultora responsável pelo atendimento se não deveríamos ter sido avisados de tais pontos.
“A seguradora não autoriza o polimento das partes em que não houve reparo. Para isso, é preciso pagar R$ 400. Quanto à película, posso fazer um orçamento”, respondeu a técnica, ainda sem entender que não queríamos brinde, mas só o carro em ordem, como qualquer consumidor.
Depois descobrimos que teríamos de fazer nova lacração da placa traseira, por causa da troca da tampa do porta-malas, que também não foi avisada.
Como o Prius ficou pronto às vésperas do fechamento, retornaremos à Sun North para verificação dos problemas de alinhamento das peças e contaremos o desfecho na próxima edição.
Toyota Prius – 50.893 km
Ficha técnica
- Versão: 1.8 16V híbrido
- Motor: 4 cil., diant., transv., 1.798 cm3, 16V, 98 cv a 5.200 rpm, 14,5 mkgf a 3.600 rpm/ elétr., 72 cv, 16,6 mkgf/potência combinada, 123 cv
- Câmbio: aut., CVT
Consumo
- No mês: 16,3 km/l com 53,6% de rodagem na cidade
- Desde fev/18: 16,9 km/l com 31% de rodagem na cidade
- Combustível: gasolina, eletr.
Gasto no mês
- Combustível: R$ 744
Seguro
- R$ 6.941
Revisões
- Até 60.000 km: R$ 3.875