Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Toyota anuncia recall do Prius por risco de veículo parar de andar sozinho

Falha no acionamento do modo de segurança do sistema híbrido pode ocasionar perda total de potência; 432 unidades da penúltima geração estão envolvidas

Por Redação 4 jan 2019, 11h18
Toyota Prius
Toyota Prius de penúltima geração Christian Castanho/Quatro Rodas

A Toyota do Brasil anunciou nesta sexta-feira (4) um recall envolvendo 432 unidades do Prius, devido a uma possível falha no dispositivo de segurança automaticamente acionado caso ocorra alguma falha no sistema híbrido do veículo.

O chamado engloba unidades produzidas entre 9 de julho de 2011 e 26 de setembro de 2013, ou seja, da penúltima geração do modelo. Todos os chassis envolvidos possuem código alfanumérico inicial JTDKN36U, com final entre 1392952 e 1703224.

De acordo com o comunicado, caso o modo de segurança não seja acionado da forma como projetado, “ocorrerá a redução da potência do motor e da velocidade, com parada total do veículo durante a condução”.

Assim, embora direção e frenagem permaneçam ativas, o carro pode parar de andar mesmo em situações em que esteja sendo conduzido a velocidades mais altas, sob “riscos de acidentes com danos materiais e físicos aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros”.

  • Concessionárias da fabricante iniciarão o atendimento para reprogramação do módulo de controle de sistema híbrido em 14 de janeiro. Tempo estimado de serviço será de uma hora e meia a três horas.

    Mais informações estão disponíveis pelo telefone 0800 703 0206, ou pelo site http://www.toyota.com.br.

    Continua após a publicidade
    Publicidade