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Iveco S-Way estreia no Brasil com até 540 cv e elementos da Fiat Toro

Mais novo caminhão pesado da Iveco começa a ser fabricado no Brasil com tecnologias inéditas na marca mas comum entre os pesados

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 nov 2022, 05h00

Três anos depois de ter sido apresentado na Europa, o Iveco S-Way estreia no Brasil. Com projeto inteiramente novo, sua missão é substitui o Hi-Way (lançado em 2013) no posto de pesado topo de linha e colocar a fabricante italiana em pé de igualdade com Mercedes Actros, Volkswagen Meteor, Scania linha S e Volvo FH.

Fabricado em Sete Lagoas (MG), o Iveco S-Way estará disponível inicialmente em três versões, 450 cv (4X2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4). O motor é sempre o FPT Cursor 13 que já era usado no Hi-Way, mas adequado para atender o Proconve P8 que entrará em vigor a partir de 2023.

Novo-Ivevo-S-Way-480-2023-Brasil
(Divulgação/Iveco)
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Motor Cursor 13 e-VGT (Divulgação/Iveco)

Nessa adequação ganhou turbo de geometria variável com controle eletrônico e a versão mais potente teve sua potência reduzida de 560 cv para 540 cv, com  250 kgfm de toque . 

A estratégia da Iveco para cumprir as novas normas, que exigem redução de material particulado em 50% e de NOx em 80%, é diferente das outras fabricantes pois não utiliza o sistema EGR (recirculação dos gases de escape).

Usa o sistema chamado HI-eSCR, que usa sensores de NOx e amoníaco para dosar a uréia injetada no escape e um misturador de alta turbulência termicamente isolado que por si só garante 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar do sistema EGR. Ou seja, o motor depende apenas do Arla 32, como nos Euro 5, evitando o aumento das intervenções de manutenção do motor.

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(Divulgação/Iveco)

Com essas mudanças e novas calibrações do motor e do câmbio (o ZF Traxon de 12 velocidades), ainda permitiu uma redução de consumo em até 15% na comparação com o Hi-Way.

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Por sinal, com o uso da ZF Traxon a Iveco passa a ter sistema de predição baseado no mapa topográfico do GPS embarcado no caminhão, chamado PreVision. Ou seja, o câmbio consegue se antever a uma subida para ter a marcha exata engatada quando necessário (seja uma subida ou descida), otimizando o desempenho. É algo que todos os rivais já ofereciam.

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(Divulgação/Iveco)

Também há sistemas focados em redução de consumo, como o IVECO Drive, para estimular a condução econômica, e o EcoRoll, uma função que faz a transmissão assumir a posição Neutro automaticamente para permitir maior rolagem do veículo, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.

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Também houve um aumento da capacidade do freio motor para 610 cv, ou seja, um ganho de 150 cv e distribuído em quatro níveis de atuação para aumentar a segurança e a vida útil dos freios.

Projeto inteiramente novo

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(Divulgação/Iveco)

Grande atração da Iveco na Fenatran, que começa hoje em São Paulo, o S-Way é um projeto inteiramente novo na comparação com o Hi-Way. Chassis, eixos e cabine são completamente diferentes. A espera desde o lançamento na Europa se justifica pelo desenvolvido sob medida para as particularidades do Brasil.

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(Divulgação/Iveco)

A cabine, disponível com 2,30 m e 2,50 m de altura, tem design trabalhado para entregar melhor aerodinâmica e menor custo de reparação, caso do para-choque dianteiro dividido em três partes. Ainda tem faróis full-led direcionais e com luzes diurnas de led integradas, lanternas de led, espelhos com campo de visão maior e basculamento elétrico da cabine de série.

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Dentro da cabine o S-Way deixa a modernidade do projeto mais evidente. O espaço de circulação é maior, há 15 porta-objetos espalhados e a cama tem colchão de viscoelástico e botões de controle redundantes centralizado, além de cortina.

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Central tem a mesma interface das Uconnect de Fiat e Jeep (Divulgação/Iveco)
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(Divulgação/Iveco)

Ainda quanto aos itens de conforto, o S-Way tem ar-condicionado (que pode ser automático e digital), geladeira e iluminação interna personalizável em cor e intensidade.

O motorista ainda tem a disposição banco de couro, quadro de instrumentos com tela colorida e volante multifuncional que chama atenção pelos botões serem os mesmos usados em carros de passeio da Fiat, como a picape Toro. A central multimídia com Apple Car Play e Android Auto também parece ser uma variação das Uconnect da Fiat e da Jeep, pois a interface é a mesma.

Vale lembrar que a Iveco pertence à CNH Industrial, cujo principal acionista é a Exor, holding da família Agnelli, que também é uma grande acionista da Stellantis. Mas esta seria, hoje, a única relação entre a Iveco e a Fiat.

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(Divulgação/Iveco)

Os novos equipamentos de segurança avançada também aproximam o Iveco S-Way dos carros de passeio. Tem alerta de saída de faixa, piloto automático adaptativo, sistema de frenagem autônoma de emergência, assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade.

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(Divulgação/Iveco)

Além disso, é possível controlar o caminhão remotamente por meio do Way App. Ele comanda abertura das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia, controle sobre toda a iluminação interna da cabine entre outras funções. A Iveco também disponibiliza plataforma de telemetria para acompanhar a operação remotamente.

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