Infratores de São Paulo agora podem pagar multas com 40% de desconto
Benefício vale somente para as atuações emitidas pelo Detran após adesão do estado ao Sistema de Notificações Eletrônicas
Motoristas infratores do estado de São Paulo poderão ter 40% de desconto no pagamento de multas emitidas pelo Detran se não recorrer. O benefício já era previsto no Código de Trânsito Brasileiro desde abril de 2021, mas só agora o estado aderiu ao SNE (Sistema de Notificações Eletrônicas).
A entrada do estado ao sistema foi anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta quarta-feira (15). O DER (Departamento de Estradas e Rodagem) está em fase de desenvolvimento para a adesão. Assim como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), para as infrações municipais.
Para ter o desconto o motorista não pode apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo a infração cometida. O pagamento deve ser feito até a data de vencimento.
O condutor deve ter em seu celular o aplicativo CDT (Carteira de Trânsito Digital) ou aderir no SNE pela internet. Ao receber a notificação, o motorista precisa optar pelo benefício no aplicativo ou no site dentro do prazo normal para recurso, que é cerca de 30 dias. Sem isso, o desconto dado será o de apenas 20% já oferecido hoje para quem paga a infração dentro do prazo.
O Detran emitiu 3,1 milhões de multas no ano passado contra cerca de 9 milhões do DER. Com São Paulo, 22 estados, mais o Distrito Federal, já aderiram ao SNE. Ainda estão de fora Amapá, Piauí, Maranhão e Tocantins.
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação
Jeep Compass de nova geração começa a ser fabricado e chega ao Brasil em 2027







