GM pode tomar multa de R$ 10 milhões por vazamento de combustível do Onix
Procon-SP questiona a fabricante sobre por que o caso não gerou recall; QUATRO RODAS apurou que há 30.000 unidades com risco de vazamento
Mal conseguiu reverter a falha no software que gerava a quebra do bloco do motor e até incêndios do novo Chevrolet Onix, e a GM já está tendo de lidar com outro problema detectado no projeto da família de hatch e sedã.
Nesta semana, os colegas da revista Carro descobriram dois boletins de recall divulgados desde o fim de novembro no aplicativo Meu Chevrolet. Um envolve o led de iluminação das funções da manopla do câmbio automático.
Já o segundo despertou mais atenção, pois se trata de um comportamento mais grave: vazamento de combustível.
QUATRO RODAS foi atrás dos boletins internos encaminhados às concessionárias e descobriu que quase 30.000 carros podem apresentar o defeito, tanto de carroceria hatch quanto sedã, e tanto usando motor turbo quanto aspirado.
Dos 29.512 códigos de chassi presentes na campanha de serviço, 20.994 usam carroceria três-volumes.
Os intervalos finais de chassi vão de LG100091 a LG143262 em exemplares com motor turbo, e de LG105005 a LG142013 naqueles com propulsor naturalmente aspirado.
Já o Onix hatch tem 8.518 exemplares afetados, sob os seguintes intervalos: LG100282 a LG145125 (turbo); LG104302 a LG139758 (aspirado).
Notificação e risco de multa
Procurada, a GM afirma que o procedimento não é um recall, mas sim uma “campanha de serviço”, mas não confirmou o número de unidades afetadas apurado por nossa reportagem.
Também não informou oficialmente como está procedendo em relação aos clientes. Entretanto, no boletim aos concessionários, a fabricante dá a seguinte recomendação:
“Para veículos já vendidos e/ou já entregues, contatar todos os clientes das unidades, conforme listagem constante do Anexo I, por meio de telefonema, conforme roteiro constante.”
No caso de exemplares em estoque ainda aguardando comprador, a orientação interna é: “Para veículos no estoque, bem como a serem recebidos dos transportadores, efetuar obrigatoriamente o procedimento (…) antes da entrega ao proprietário”.
Procurado por nossa reportagem, o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, classificou como “gravíssimo” o caso e informou que o órgão de defesa do consumidor notificará a GM na tarde desta terça-feira (17) a respeito do caso.
Segundo o executivo, a empresa terá de explicar o problema de maneira detalhada e informar por que ele não é passível de recall.
Caso a argumentação seja considerada inválida e a fabricante continue se negando a fazer o recall, pode tomar uma multa de até R$ 10 milhões.
Onde está a falha?
Mais precisamente, nos conectores da tubulação Y que leva o combustível do tanque ao filtro. De acordo com o comunicado interno da GM à rede, estes conectores podem estar “com o material fora do especificado”.
A solução consiste em “substituir o trecho da tubulação de alimentação de combustível” especificada em vermelho na imagem abaixo. Segundo o boletim interno, o serviço será coberto pela garantia dos veículos.
Troca dos leds
O segundo boletim citado no começo desta reportagem se refere à substituição do chicote dos leds que iluminam a alavanca do câmbio automático de Onix hatch e Plus.
Além de ser uma falha menos grave, afeta um número pouco menor de unidades: 419 do Plus (chassis LG100091 a
LG139179) e 5.777 do hatch (LG100225 a LG143317).