Ford Souza Ramos fecha as portas após 50 anos; relembre suas criações
Grupo fundado em 1967 após a compra de rede antiga rede de lojas teve braço responsável pela criação de icônicos 'fora de série' brasileiros
![Picapes F-1000 transformadas. 1989 souza ramos](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/08/qr_12_06_393-e1565723112172.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quem acompanha o mercado automotivo brasileiro pelo menos ao longo dos últimos 50 anos já deve ter ouvido num nome emblemático, o da rede de concessionárias paulistana Souza Ramos, históricamente ligada à Ford, sendo um dos principais revendedores da marca em São Paulo.
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Agora, diante da mudança nas operações da marca, que deixou de produzir veículos no Brasil, a Ford Souza Ramos comunicou em seu site decidiu fechar as portas por completo, encerrando sua rica história com a marca do oval azul.
![Comunicado Souza Ramos Comunicado do site da Ford Souza Ramos](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Comunicado-Souza-Ramos.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas se engana quem pensa que a Souza Ramos foi apenas uma rede de concessionárias como qualquer outra. Entre 1979 e 1996 havia a SR Veículos Especiais, uma divisão do grupo, responsável por diversas criações únicas para o mercado brasileiro, sempre usando como base modelos da Ford.
Um dos fortes da empresa era a transformação das picapes da marca em modelos com cabine dupla, utilitários esportivos e até furgões. Quem não se lembra das luxuosas SR Ibiza feitas com base nas picapes F-1000, ou das Pampa SR, cabine dupla, lançadas décadas antes da primeira Fiat Strada do tipo?
![Perua Maverick](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/660-maverick-01.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O mercado dos “fora de série” brasileiros surgiu com a proibição das importações de veículos novos entre 1976 e 1990, para impulsionar a indústria nacional. Para contornar as limitações da época, várias empresas surgiram, modificando modelos produzidos aqui para oferecer algo diferente ao mercado.
![56ec7e8182bee10ed507e178pampa-xp-picape-da-ford-transformada-pela-sr.jpeg Pampa SR XP](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56ec7e8182bee10ed507e178pampa-xp-picape-da-ford-transformada-pela-sr.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Daí, surgiram modelos como a perua Maverick, não oferecida por aqui pela Ford, e os SR Max Sport, uma F-1000 cabine dupla pra lá de modificada. Algumas das transformações adicionavam grandes quantias ao valor do veículo original, o que os transformaram em cobiçados itens de luxo.
![Ka srt Ka SRT](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56ec7e8182bee10ed507e172ka-tur13.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As criações da Souza Ramos continuaram após a abertura das importações, mas em ritmo bem mais lento. Depois do fim da divisão de Veículos Especiais, as concessionárias ainda ofereciam kits de preparação, como o feito para o Ka 1.0 com motor Zetec Rocam.
O KA SR T (Souza Ramos Turbo) lançado em 2000 chegava a 78 cv com um turbo e tinha até entrada de ar no capô e rodas especiais, numa época em que motores turbo de pequeno volume ainda eram raridade. O kit era anunciado a R$ 3.990, na época, ou R$ 21.683 (IGP-M) de hoje.
A Souza Ramos também foi responsável pela venda de caminhões da Ford no Brasil desde 2003 até o fim da fabricação dos modelos em 2020.
Vale lembrar que o Grupo Souza Ramos também é responsável pela importação, comercialização e produção dos carros da Mitsubishi e da Suzuki, que não serão afetadas pela decisão.
![Limousine era baseada no Del Rey e tinha até telefone a bordo Limousine era baseada no Del Rey e tinha até telefone a bordo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/08/del-rey-executivo.jpg?quality=70&strip=info&w=919&w=636)
![Ka SRT tinha motor 1.0 turbo com kit da Souza Ramos Ka SRT tinha motor 1.0 turbo com kit da Souza Ramos](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56ec7e8182bee10ed507e172ka-tur13.jpeg?quality=70&strip=info&w=460&w=636)
![Produzida pela Souza Ramos, a perua Maverick foi aprovada até pela Ford Produzida pela Souza Ramos, a perua Maverick foi aprovada até pela Ford](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/08/ford-maverick-perua.jpg?quality=70&strip=info&w=919&w=636)
![Produzida pela Souza Ramos, a perua Maverick foi aprovada até pela Ford Produzida pela Souza Ramos, a perua Maverick foi aprovada até pela Ford](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/08/museu6-e1501787770374.jpg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Vai dizer que esta capota não lembra a Ford Souza Ramos F-1000 XK Deserter, dos anos 1980/90? Vai dizer que esta capota não lembra a Ford Souza Ramos F-1000 XK Deserter, dos anos 1980/90?](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/07/sr241.jpg?quality=70&strip=info&w=700&w=636)
![Série especial feita pela Souza Ramos usava as cores da Lotus de Ayrton Senna Série especial feita pela Souza Ramos usava as cores da Lotus de Ayrton Senna](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/08/ford-escort-jps.jpg?quality=70&strip=info&w=919&w=636)
![Transformada pela Souza Ramos, era feita a partir do sedã | Leia mais Transformada pela Souza Ramos, era feita a partir do sedã | Leia mais](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/660-maverick-01.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Picape Ford F-1000 transformada em SUV pela SR Souza Ramos) Picape Ford F-1000 transformada em SUV pela SR Souza Ramos)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/08/qr_12_06_393-e1565723112172.jpg?quality=70&strip=info&w=918&w=636)
Encolhimento da rede de concessionárias Ford
Mesmo após mais de três meses do anúncio de que a Ford encerrará toda a produção de automóveis no Brasil até o fim de 2021, o litígio entre a fabricante e sua rede de concessionárias está longe de ter um desfecho.
O número de concessionárias pode ser reduzido a 1/4 das atuais 280 que compõem a rede e mesmo as que pretendem se manter na rede não estão completamente felizes.
Isso porque os grupos que se desligarem da Ford terão direito a uma indenização da Ford. As demais também estariam pleiteando uma indenização, já que esperam queda nas vendas e na rentabilidade de suas lojas ao passar a vender apenas carros novos importados e que custam a partir de R$ 170.000. Há quem defenda o desligamento com a Ford para depois fechar um novo contrato de concessão.
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![CAPA743 capa 743](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/03/CAPA743-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)