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Ford Ka e EcoSport inacabados viram sucata na fábrica da Ford em Camaçari

Vídeo mostra uma longa fila de carrocerias que serão completamente amassadas e seguirão para reciclagem

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 mar 2021, 13h01 - Publicado em 7 mar 2021, 12h09
Fábrica Ford Camaçari Ka Ecosport sucata
(Autor desconhecido/Quatro Rodas)

Era pouco mais de 15h de uma segunda-feira, 11 de janeiro, quando a Ford do Brasil comunicou seus funcionários que encerraria toda a produção de automóveis no Brasil até o fim de 2021.

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Contudo, a decisão de interromper a produção teria efeito imediato nas linhas de montagem em Camaçari (BA), de onde saíam os Ford Ka e EcoSport. Tudo foi deixado exatamente do jeito que estava, de acordo com funcionários da fábrica. Agora, pelo visto, começaram a organizar a toda a bagunça.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram dezenas de carrocerias do hatch e do SUV enfileiradas do lado de fora da fábrica aguardando para serem totalmente amassadas e colocadas em um caminhão de reciclagem. Serão vendidas, mas por quilo.

Não é possível dizer que eram apenas carrocerias incompletas ou se algumas delas chegaram a avançar no processo de montagem e foram desmontadas para ficar só na lataria. Também é possível que sejam carrocerias defeituosas – o que explica a presença de uma carroceria do Ka pintada na cor da série 100 anos. As imagens também mostram as ruas da fábrica vazias e o capim crescendo em meio ao gramado.

Produção de peças Ford recomeçou

Poucas áreas da Ford em Camaçari (BA) não pararam após o anúncio de encerramento da produção no local. Há duas semanas, porém, em acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos local, a Ford conseguiu retormar a produção de peças na unidade.

Linha de produção do EcoSport, na fábrica da Ford em Camaçari
Linha de produção do antigo EcoSport, na fábrica da Ford em Camaçari (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O objetivo é garantir a disponibilidade dos estoques para o pós-venda da fabricante. 

Cerca de 700 funcionários retornaram a seus postos de trabalho nesta fase de retomada, que inicialmente terá duração de 90 dias, mas que poderá ser ampliada. Enquanto isso, o sindicato e a Ford negociam os termos do acordo de indenização dos funcionários.

Passados quase dois meses do fatídico anúncio do encerramento da produção da Ford no Brasil, o futuro das fábricas continua incerto. Para as fábricas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) havia rumores de quatro marcas chinesas estariam interessadas na compra. Mas, por enquanto, não houve avanços neste sentido até onde se sabe.

A única fábrica que ainda produz automóveis é a da Troller, em Horizonte (CE). Pelo menos três empresas estariam interessadas em comprar a marca e suas instalações.

A fábrica de São Bernardo do Campo (SP), por sua vez, foi vendida no fim de 2020 e agora a Ford ordenou sua completa descaracterização.

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