Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine por apenas 5,99

Ford Maverick Hybrid pode ter preço de Toro a diesel, mas é mais econômica

Com custo de produção menor do que versão 2.0 turbo, picape da Ford será a primeira híbrida do Brasil e pode fazer história

Por Eduardo Passos
6 dez 2022, 17h01 • Atualizado em 3 abr 2024, 14h53
Ford Maverick híbrida chegará ao Brasil nos próximos meses
Ford Maverick híbrida chegará ao Brasil nos próximos meses (Arte/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
  • Quando a Ford Maverick foi lançada nos Estados Unidos, fez história: no país onde picapes gigantescas são os veículos mais populares do mercado, um modelo bem menor ousou se tornar relevante. Não apenas conseguiu, como o sucesso foi tão grande que a Ford precisou interromper encomendas para dar conta da demanda.

    No Brasil, entretanto, a coisa foi diferente. Em um mercado onde picapes intermediárias já são comuns, o modelo da Ford se mostrou divertido e apto, com tração integral, 253 cv e 38,7 kgfm. Suas limitações de importação e seu preço, muito acima de hipotéticas concorrentes como a Fiat Toro, porém, ajudaram a justificar um volume de vendas muito menor. Ao longo de 2022, o modelo da Fiat vendeu mais de 40.000 unidades, enquanto a Maverick mal superou as 1.200.

    2022 Ford Maverick Lariat Hybrid
    Expectativa é de que o modelo chegue mais barato do que a versão 2.0 turbo já à venda no Brasil (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

     

    Mas ainda há uma nova chance de fazer história. A Ford Maverick será a primeira picape híbrida do Brasil, com lançamento marcado para o primeiro trimestre de 2023. Ao contrário do que se esperaria, a versão híbrida tem tudo para ser mais barata, assim como nos Estados Unidos.

    Ford Maverick
    Por fora também é difícil distinguir a versão 2.0 (foto) do modelo híbrido (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nos EUA, uma Maverick Lariat FX4 2.0, idêntica à vendida no Brasil, sai por US$ 33.115. A Maverick Lariat híbrida, prestes a vir, custa US$ 30.095. Uma diferença de quase 10% que, se repetida no mercado nacional, faria a nova versão chegar com preço na casa de R$ 215.000.

    Continua após a publicidade

    Caso essa aposta se confirme, a Maverick eletrificada chegaria bem na “zona da confusão” das variantes a diesel da Fiat Toro, com quatro níveis que vão de R$ 193.900 (Toro Freedom) a R$ 218.600 (Toro Ultra).

    Ford Maverick
    O mesmo vale para o interior (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    De um lado, a picape da Ford certamente pecará no preparo off-road, dado que possui apenas tração dianteira e detalhes como eixo de torção na traseira, enquanto a concorrente nacional traz 4×4 e outros atributos. Do outro, o conjunto que alia motor 2.5 em ciclo Atkinson (que prioriza eficiência sobre a performance) ao motor elétrico promete muita economia e benesses da eletrificação como o torque instantâneo.

    Continua após a publicidade
    2022 Ford Maverick Hybrid XLT. Preproduction vehicle with optional equipment shown. Available fall 2021.
    Teto solar não estará na versão vendida no Brasil (Divulgação/Ford)

    Nos testes do EPA norte-americano (equivalente ao nosso Ibama), a Maverick Hybrid atingiu 17,8 km/l de gasolina na cidade e 14,0 km/l na estrada. A aceleração de 0 a 100 km/h também não decepcionou, e em diferentes testes da imprensa estrangeira a picape cravou entre 7,6 e 7,7 segundos na prova.

    São atributos que, sem dúvidas, podem colocar a Maverick híbrida no páreo. Mais uma vez, porém, o fiel da balança tende a ser o preço que a Ford dará ao seu produto importado.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.