Ford Maverick Hybrid pode ter preço de Toro a diesel, mas é mais econômica
Com custo de produção menor do que versão 2.0 turbo, picape da Ford será a primeira híbrida do Brasil e pode fazer história
Quando a Ford Maverick foi lançada nos Estados Unidos, fez história: no país onde picapes gigantescas são os veículos mais populares do mercado, um modelo bem menor ousou se tornar relevante. Não apenas conseguiu, como o sucesso foi tão grande que a Ford precisou interromper encomendas para dar conta da demanda.
No Brasil, entretanto, a coisa foi diferente. Em um mercado onde picapes intermediárias já são comuns, o modelo da Ford se mostrou divertido e apto, com tração integral, 253 cv e 38,7 kgfm. Suas limitações de importação e seu preço, muito acima de hipotéticas concorrentes como a Fiat Toro, porém, ajudaram a justificar um volume de vendas muito menor. Ao longo de 2022, o modelo da Fiat vendeu mais de 40.000 unidades, enquanto a Maverick mal superou as 1.200.
Mas ainda há uma nova chance de fazer história. A Ford Maverick será a primeira picape híbrida do Brasil, com lançamento marcado para o primeiro trimestre de 2023. Ao contrário do que se esperaria, a versão híbrida tem tudo para ser mais barata, assim como nos Estados Unidos.
Nos EUA, uma Maverick Lariat FX4 2.0, idêntica à vendida no Brasil, sai por US$ 33.115. A Maverick Lariat híbrida, prestes a vir, custa US$ 30.095. Uma diferença de quase 10% que, se repetida no mercado nacional, faria a nova versão chegar com preço na casa de R$ 215.000.
Caso essa aposta se confirme, a Maverick eletrificada chegaria bem na “zona da confusão” das variantes a diesel da Fiat Toro, com quatro níveis que vão de R$ 193.900 (Toro Freedom) a R$ 218.600 (Toro Ultra).
De um lado, a picape da Ford certamente pecará no preparo off-road, dado que possui apenas tração dianteira e detalhes como eixo de torção na traseira, enquanto a concorrente nacional traz 4×4 e outros atributos. Do outro, o conjunto que alia motor 2.5 em ciclo Atkinson (que prioriza eficiência sobre a performance) ao motor elétrico promete muita economia e benesses da eletrificação como o torque instantâneo.
Nos testes do EPA norte-americano (equivalente ao nosso Ibama), a Maverick Hybrid atingiu 17,8 km/l de gasolina na cidade e 14,0 km/l na estrada. A aceleração de 0 a 100 km/h também não decepcionou, e em diferentes testes da imprensa estrangeira a picape cravou entre 7,6 e 7,7 segundos na prova.
São atributos que, sem dúvidas, podem colocar a Maverick híbrida no páreo. Mais uma vez, porém, o fiel da balança tende a ser o preço que a Ford dará ao seu produto importado.