Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Ford Evos surge na China e pode virar sucessor de Fusion e Mondeo

Crossover poderá ser produzido e vendido também na Europa e Estados Unidos e se encaixar em lacuna deixada por sedã médio-grande

Por Igor Macario Atualizado em 11 Maio 2021, 13h56 - Publicado em 19 abr 2021, 16h36
evos
Ford Evos tem visual moderno e parentesco com outros modelos chineses Divulgação/Ford

A Ford revelou sua mais recente criação durante o Salão de Xangai, na China. Trata-se do Evos, um crossover de porte médio desenvolvido pela marca junto com a Changan, com quem opera em joint-venture na China. O carro vem sendo apontado também como o potencial sucessor do Fusion nos Estados Unidos, e do Mondeo na Europa.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Isso porque o Evos se parece com unidades de teste flagradas no ocidente, que denotavam um novo modelo com jeitão de SUV, mas com teto rebaixado e caimento acentuado na traseira, como um BMW X6. Mas, por ora, a Ford já descartou ao menos o uso do nome Mondeo novamente na Europa.

evos
Painel tem tela de 27 polegadas para multimídia Divulgação/Ford

De fato, o Evos é tratado pela Ford como um SUV cupê. A frente lembra o também chinês Equator, de sete lugares, o novo Escort reestilizado e há até algumas similaridades com o Mustang Mach-E, como a lateral com linha de cintura ascendente. As maçanetas também são embutidas na carroceria.

Continua após a publicidade

Mas um dos maiores destaques do Evos está na cabine. O modelo ostenta um painel com 1,1 metro de largura, que compreende duas telas. Uma de 12,3 polegadas para os instrumentos, e outra com enormes 27 polegadas em orientação horizontal e resolução 4K que serve ao sistema de entretenimento.

evos
Evos pode substituir Mondeo na Europa e Fusion nos EUA Divulgação/Ford

O Evos poderá ser atualizado remotamente graças à mesma arquitetura eletrônica do Mach-E. O modelo tem ainda nova interface para o sistema Sync e tem inteligência artificial do Baidu integrada.

Também há sistema semi-autônomo de nível 2, já mais comum, capaz de liberar o motorista de manter as mãos no volante o tempo todo. Por enquanto, a Ford não deu detalhes sobre a motorização do Evos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021
Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade