Clique e assine por apenas 5,90/mês

Flagra: VW Nivus ignora quarentena e continua em testes para não atrasar

Com cronograma de estreia ameaçado pelo coronavírus, SUV cupê do Polo testa frequências da nova central multimídia no coração de São Paulo

Por Leonardo Felix - Atualizado em 6 abr 2020, 13h16 - Publicado em 6 abr 2020, 13h14
Engenheiros da VW continuam testando o Nivus mesmo na quarentena do coronavírus Leonardo Barboza/Quatro Rodas

A Volkswagen já revelou a central multimídia e deixou escapar, pelo menos na Europa, como será o visual do Nivus, modelo derivado do Polo que foi criado no Brasil e será produzido em São Bernardo do Campo (SP).

Mesmo com a indicação de isolamento social pela pandemia do novo coronavírus, a equipe de engenharia da marca mantém parcialmente ativo o programa de testes do SUV cupê antes do lançamento.

Em meados de março, dois protótipos foram flagrados pelo leitor Robson Alves, que nos enviou as imagens (já com as marcas d’água) via Facebook.

Ali, a quarentena ainda não começara para valer e é possível ver um número considerável de pessoas na rua. Os Nivus desfilavam em plena avenida Paulista, no coração de São Paulo (SP).

Nivus testa frequência da nova central multimídia na Av. Paulista Robson Alves/Quatro Rodas

Por quê? Para avaliar possíveis interferências de sinal na central multimídia com Wi-Fi a bordo. Desenvolvida no Brasil, ela é mais moderna e mais completa do que os sistemas oferecidos por Polo, Virtus e T-Cross.

Além dela, o Nivus trará como item de série o quadro de instrumentos digital nas versões Comfortline e Highline, conforme antecipado em primeira mão por QUATRO RODAS.

Este é o visual do Nivus, pelo menos na Europa Divulgação/Volkswagen

Entretanto, no último dia 3 nosso piloto de testes Leonardo Barboza flagrou outros dois protótipos rodando na Marginal Tietê, sentido Marginal Pinheiros, corroborando que o programa de testes não foi paralisado.

Continua após a publicidade

Isso porque a Volkswagen ainda trabalha com o cronograma original de lançamento, previsto para ocorrer na segunda quinzena de maio ou, no mais tardar, em junho.

Nivus testa frequência da nova central multimídia na Av. Paulista Robson Alves/Quatro Rodas

Entretanto, a depender da evolução da covid-19 no país, já se considera entre os executivos a possibilidade de postergar sua chegada ao mercado para julho.

Usando a plataforma MQB A0, o Nivus herdará distância entre-eixos (2,56 m) e partes da carroceria do Polo (teto, portas laterais, caixas de roda e recortes dos para-lamas), porém com balanços dianteiro e traseiro exclusivos.

Nivus terá central multimídia inédita e cluster digital Divulgação/Volkswagen

Por dentro, painéis e bancos também virão do hatch, mas com diferenças de estilização.

A motorização será sempre 1.0 turbo flex de 128 cv e 20,4 kgfm (200 TSI), aliada a câmbio manual ou automático de seis marchas.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade
Publicidade