Fim do “carro design”: Kia Soul sai de linha em 2025 sem deixar substituto
Após 16 anos , a produção do Kia Soul será encerrada em outubro de 2025 devido à queda nas vendas

Responsável por alavancar as vendas da Kia no Brasil em sua primeira geração, o Kia Soul terá sua produção encerrada em definitivo neste mês de outubro. A receita do design incomum já não funcionava tão bem para o crossover há alguns anos.
O Kia Soul foi apresentado em 2009, representando a virada da marca Kia em meio a uma revolução no design dos seus carros, assinados pelo alemão Peter Schreyer. Foi o modelo que ajudou a construir a imagem da Kia no mercado global e, também, no Brasil.
Criado para ser um carro voltado para o público jovem e urbano, o Kia Soul tinha design desruptivo. Tinha formas meio quadradas, amplo espaço interno e posição de dirigir elevada como SUVs. Mas o seu design foi perdendo o impacto com o passar dos anos e das gerações, que foram três, no total.

Na verdade, perdeu impacto e apelo. O Kia Soul deixou de ser vendido no Brasil em 2020 e a partir de 2021 também deixou de ser vendido na Coreia do Sul, onde é fabricado. Quem ainda justificava suas vendas era o mercado dos Estados Unidos, onde é o carro de entrada da Kia, mas mesmo lá suas vendas tiveram queda nos últimos tempos.
Hoje, o foco da Kia vem sendo os SUVs mais tradicionais e a expansão da oferta de carros elétricos e híbridos. Tanto que o Kia Niro pode representar seu sucessor indireto, enquanto o futuro Kia EV3 poderá ocupar o espaço deixado vazio quando o Soul elétrico saiu de linha, há cerca de três anos.

Apesar de seu sucesso inicial e do status de “carro design”, o Soul não conseguiu acompanhar a preferência do mercado por SUVs com aparência mais robusta e aventureira. Sua proposta, que transitava entre um hatch e um crossover, perdeu apelo ao longo dos anos.