Fiat Pulse Abarth de 185 cv é revelado e será prêmio do BBB 22
Esportivo será lançado no quarto trimestre e é o primeiro de uma linha Abarth. A marca apresentará mais dois esportivos em 2023 e terá lojas exclusivas
O Fiat Pulse Abarth não só foi confirmado oficialmente como também teve suas primeiras imagens reveladas, acabando com todo o mistério por trás do seu visual definitivo. Na noite deste domingo (13) os participantes do BBB 22 foram apresentados ao carro que estará entre prêmios do vencedor desta edição do reality.
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O SUV esportivo foi antecipado por QUATRO RODAS com exclusividade em setembro e já nasce icônico por uma série de motivos. Além de marcar o retorno da divisão de esportivos da Fiat, criada por Karl (ou Carlo) Abarth, ao Brasil, mas também por ter sido idealizado e desenvolvido totalmente no Brasil.
Trata-se do primeiro de três Abarth que serão lançados no Brasil até o fim de 2023. O segundo será o Fastback Abarth, mas o terceiro ainda é uma incógnita.
Em coletiva de imprensa na última sexta-feira (11), o Vice-Presidente Sênior da Fiat para América do Sul, Herlander Zola, destacou a importância do retorno da Abarth para o país. O executivo ainda confirmou que o Pulse Abarth será apenas o primeiro modelo da marca nessa nova fase.
“A Abarth é esportiva na sua essência, é excitante, provocante. É essa combinação que vai gerar valor tanto para a Abarth quanto para a própria Fiat. O Pulse só marca o retorno da Abarth por aqui e podemos esperar outros produtos”, afirmou Zola.
Também está confirmada a data de lançamento do Pulse Abarth: quarto trimestre de 2022. Portanto, a partir de outubro o esportivo já estará em pré-venda, pelo menos. Desde já, porém, uma plataforma digital está disponível para que os interessados recebam informações do modelo.
Nos próximos meses ainda serão inauguradas concessionárias Abarth. Serão entre 25 e 50 concessionárias em todo Brasil. Elas terão uma identidade visual exclusiva, com o clássico logo com o escorpião estampando (que substituiu todos os logos da Fiat no Pulse Abarth) e com vendedores que passarão por um treinamento especializado.
A história da marca intimamente ligada a competições também poderá ser conferida no Brasil, que este ano vai abrigar a Fórmula 4, equipada com motores Abarth.
Motor da Fiat Toro
A Fiat não divulgou qualquer detalhe técnico sobre seu SUV esportivo, mas QUATRO RODAS já havia revelado o que fará o Pulse Abarth ser tão especial.
Começa pelo motor 1.3 turboflex da família GSE, que já equipa a Fiat Toro e os Jeep Compass e Renegade. É um motor de 185 cv e 27,5 kgfm quando com etanol e que estará sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas. Considerando que um Pulse Impetus 1.0 turbo tem 1.237 kg, dá para esperar por um esportivo com relação peso/potência abaixo dos 7 kg/cv. Nada mal: o VW Polo GTS consegue 8,1 kg/cv.
Por mais que seja um motor conhecido, ele receberá um retrabalho, ainda que eletrônico. Isso porque o comando de válvulas variável MultiAir permite reconfigurar profundamente as respostas e até mesmo o ronco do motor só com programações eletrônicas. O mesmo vale para a direção elétrica, personalizável para oferecer respostas esportivas ao condutor.
Será o esportivo Fiat mais potente desde o Marea Turbo, com seu cinco-cilindros 2.0 turbo de 182 cv. Para destacar estes feitos, receberá modificações na suspensão, com amortecedores, molas e barras estabilizadoras próprias, escape exclusivo para ter ronco mais encorpado e até conjunto de rodas exclusivos, com cinco furos e o escorpião estampado.
Só não mudaram o sistema de freios: ao vivo, no BBB, foi possível notar que o Pulse Abarth tem freios traseiros a tambor e freios a disco apenas na dianteira. Não é uma grande surpresa, pois o SUV cupê Fastback terá o mesmo sistema.
O que muda no Pulse Abarth?
As fotos dizem ainda mais sobre o novo Pulse Abarth. Aparentemente, a Fiat não quis minimizar a proposta de SUV pintando as molduras das caixas de roda.
As molduras dianteiras têm relevos exclusivos e as traseiras encontram com as coberturas mais encorpadas para o para-choque traseiro. Elas simulam um extrator e dão espaço para a saída de escape dupla verdadeira – os outros Pulse têm saídas falsas – enquanto escondem estreitas faixas traseiras refletivas na parte de cima.
Há uma overdose de logotipos da Abarth na carroceria. Estão na grade, nos para-lamas, no adesivo na base das portas e também por extenso na tampa do porta malas. Chama atenção, também, que o “E” de “Pulse” aparece na cor vermelha.
Eliminaram as barras longitudinais no teto, a antena convencional foi trocada por uma no estilo “barbatana de tubarão”, a capa dos retrovisores têm pintura vermelha e as rodas têm 17 polegadas, são pretas e têm design exclusivo com direito a uma capa plástica que simula o cubo rápido de esportivos e esconde seus cinco furos (os outros Pulse têm quatro furos). Não vai rolar de colocar as rodas originais do Abarth nos Pulse Impetus…
Os retrovisores vermelhos combinam com o friso vermelho na base do para-choque dianteiro exclusivo. Ele tem estreitas tomadas de ar laterais, enquanto os faróis de neblina passam a habitar o prolongamento da tomada de ar inferior.
Repare, também, nos faróis full-led com máscara negra, na grade preta exclusiva e na barra acima dela com acabamento que simula fibra de carbono.
Equipamentos exclusivos do Abarth
A versão esportiva do SUV compacto será a única com freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, equipamentos já presentes nos novos Jeep Compass e Renegade. Também por isso, o Pulse 1.3 turbo terá o mesmo console central elevado do Fiat Fastback, o SUV cupê conhecido dentro da Fiat como Projeto 376.
O esportivo também será equipado de série com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e quadro de instrumentos digital com grafismos exclusivos. O preço do esportivo deverá ficar ao redor dos R$ 140.000 de hoje.
História da Abarth no Brasil
O Fiat Pulse Abarth será o primeiro carro a receber o brasão com escorpião fabricado e também concebido no Brasil.
A Abarth já teve dois modelos vendidos no país. O Stilo Abarth teve quase 1.000 unidades vendidas entre 2002 e 2007. A versão mais potente do hatch médio era equipada com um motor cinco cilindros 2.4 de 167 cv e 22,8 kgfm. Sua velocidade máxima era de 212 km/h e a aceleração de 0 a 100km/h era feita em 8,4 segundos.
Já em 2014 foi a vez com o icônico 500 Abarth, que era ainda mais rápido: fazia de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O compacto era equipado com o propulsor 1.4 16V Multiar Turbo com 167 cv e 23 kgfm. O design também trazia referência à esportividade da marca, com 16 elementos espalhados pela carroceria e interior do modelo, compondo linhas e contornos exclusivos.