Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat Pulse Abarth de 185 cv é revelado e será prêmio do BBB 22

Esportivo será lançado no quarto trimestre e é o primeiro de uma linha Abarth. A marca apresentará mais dois esportivos em 2023 e terá lojas exclusivas

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 abr 2022, 21h07 - Publicado em 14 mar 2022, 00h00
Fiat Pulse Abarth 2023
 (Divulgação/Fiat)
Continua após publicidade

O Fiat Pulse Abarth não só foi confirmado oficialmente como também teve suas primeiras imagens reveladas, acabando com todo o mistério por trás do seu visual definitivo. Na noite deste domingo (13) os participantes do BBB 22 foram apresentados ao carro que estará entre prêmios do vencedor desta edição do reality.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90

O SUV esportivo foi antecipado por QUATRO RODAS com exclusividade em setembro e já nasce icônico por uma série de motivos. Além de marcar o retorno da divisão de esportivos da Fiat, criada por Karl (ou Carlo) Abarth, ao Brasil, mas também por ter sido idealizado e desenvolvido totalmente no Brasil. 

Trata-se do primeiro de três Abarth que serão lançados no Brasil até o fim de 2023. O segundo será o Fastback Abarth, mas o terceiro ainda é uma incógnita.

Fiat Pulse Abarth 2023
(Divulgação/Fiat)

Em coletiva de imprensa na última sexta-feira (11), o Vice-Presidente Sênior da Fiat para América do Sul, Herlander Zola, destacou a importância do retorno da Abarth para o país. O executivo ainda confirmou que o Pulse Abarth será apenas o primeiro modelo da marca nessa nova fase.

“A Abarth é esportiva na sua essência, é excitante, provocante. É essa combinação que vai gerar valor tanto para a Abarth quanto para a própria Fiat. O Pulse só marca o retorno da Abarth por aqui e podemos esperar outros produtos”, afirmou Zola.

Continua após a publicidade

Também está confirmada a data de lançamento do Pulse Abarth: quarto trimestre de 2022. Portanto, a partir de outubro o esportivo já estará em pré-venda, pelo menos. Desde já, porém, uma plataforma digital está disponível para que os interessados recebam informações do modelo. 

Nos próximos meses ainda serão inauguradas concessionárias Abarth. Serão entre 25 e 50 concessionárias em todo Brasil. Elas terão uma identidade visual exclusiva, com o clássico logo com o escorpião estampando (que substituiu todos os logos da Fiat no Pulse Abarth) e com vendedores que passarão por um treinamento especializado. 

Concessionárias Abarth
(Reprodução/Internet)

A história da marca intimamente ligada a competições também poderá ser conferida no Brasil, que este ano vai abrigar a Fórmula 4, equipada com motores Abarth.

Motor da Fiat Toro

A Fiat não divulgou qualquer detalhe técnico sobre seu SUV esportivo, mas QUATRO RODAS já havia revelado o que fará o Pulse Abarth ser tão especial.

Continua após a publicidade

Começa pelo motor 1.3 turboflex da família GSE, que já equipa a Fiat Toro e os Jeep Compass e Renegade. É um motor de 185 cv e 27,5 kgfm quando com etanol e que estará sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas. Considerando que um Pulse Impetus 1.0 turbo tem 1.237 kg, dá para esperar por um esportivo com relação peso/potência abaixo dos 7 kg/cv. Nada mal: o VW Polo GTS consegue 8,1 kg/cv. 

Fiat Pulse Abarth 2023
(Divulgação/Fiat)

Por mais que seja um motor conhecido, ele receberá um retrabalho, ainda que eletrônico. Isso porque o comando de válvulas variável MultiAir permite reconfigurar profundamente as respostas e até mesmo o ronco do motor só com programações eletrônicas. O mesmo vale para a direção elétrica, personalizável para oferecer respostas esportivas ao condutor.

Será o esportivo Fiat mais potente desde o Marea Turbo, com seu cinco-cilindros 2.0 turbo de 182 cv. Para destacar estes feitos, receberá modificações na suspensão, com amortecedores, molas e barras estabilizadoras próprias, escape exclusivo para ter ronco mais encorpado e até conjunto de rodas exclusivos, com cinco furos e o escorpião estampado.

Só não mudaram o sistema de freios: ao vivo, no BBB, foi possível notar que o Pulse Abarth tem freios traseiros a tambor e freios a disco apenas na dianteira. Não é uma grande surpresa, pois o SUV cupê Fastback terá o mesmo sistema.

Continua após a publicidade
Fiat Pulse Abarth 2023
A dupla saída de escape não será meramente estética (Divulgação/Fiat)

O que muda no Pulse Abarth?

As fotos dizem ainda mais sobre o novo Pulse Abarth. Aparentemente, a Fiat não quis minimizar a proposta de SUV pintando as molduras das caixas de roda.

As molduras dianteiras têm relevos exclusivos e as traseiras encontram com as coberturas mais encorpadas para o para-choque traseiro. Elas simulam um extrator e dão espaço para a saída de escape dupla verdadeira – os outros Pulse têm saídas falsas – enquanto escondem estreitas faixas traseiras refletivas na parte de cima.

Há uma overdose de logotipos da Abarth na carroceria. Estão na grade, nos para-lamas, no adesivo na base das portas e também por extenso na tampa do porta malas. Chama atenção, também, que o “E” de “Pulse” aparece na cor vermelha.

Fiat Pulse Abarth 2023
(Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

Eliminaram as barras longitudinais no teto, a antena convencional foi trocada por uma no estilo “barbatana de tubarão”, a capa dos retrovisores têm pintura vermelha e as rodas têm 17 polegadas, são pretas e têm design exclusivo com direito a uma capa plástica que simula o cubo rápido de esportivos e esconde seus cinco furos (os outros Pulse têm quatro furos). Não vai rolar de colocar as rodas originais do Abarth nos Pulse Impetus…

Os retrovisores vermelhos combinam com o friso vermelho na base do para-choque dianteiro exclusivo. Ele tem estreitas tomadas de ar laterais, enquanto os faróis de neblina passam a habitar o prolongamento da tomada de ar inferior.

Fiat Pulse Abarth 2023
(Divulgação/Fiat)

Repare, também, nos faróis full-led com máscara negra, na grade preta exclusiva e na barra acima dela com acabamento que simula fibra de carbono.

Equipamentos exclusivos do Abarth

A versão esportiva do SUV compacto será a única com freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, equipamentos já presentes nos novos Jeep Compass e Renegade. Também por isso, o Pulse 1.3 turbo terá o mesmo console central elevado do Fiat Fastback, o SUV cupê conhecido dentro da Fiat como Projeto 376.

Continua após a publicidade
asdf
Flagra do interior do Fiat Fastback revela o novo console com freio de estacionamento por botão (FCA Fan Brazil/Instagram)

O esportivo também será equipado de série com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e quadro de instrumentos digital com grafismos exclusivos. O preço do esportivo deverá ficar ao redor dos R$ 140.000 de hoje.

História da Abarth no Brasil 

O Fiat Pulse Abarth será o primeiro carro a receber o brasão com escorpião fabricado e também concebido no Brasil.

A Abarth já teve dois modelos vendidos no país. O Stilo Abarth teve quase 1.000 unidades vendidas entre 2002 e 2007. A versão mais potente do hatch médio era equipada com um motor cinco cilindros 2.4 de 167 cv e 22,8 kgfm. Sua velocidade máxima era de 212 km/h e a aceleração de 0 a 100km/h era feita em 8,4 segundos.

Já em 2014 foi a vez com o icônico 500 Abarth, que era ainda mais rápido: fazia de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O compacto era equipado com o propulsor 1.4 16V Multiar Turbo com 167 cv e 23 kgfm. O design também trazia referência à esportividade da marca, com 16 elementos espalhados pela carroceria e interior do modelo, compondo linhas e contornos exclusivos. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.