Clique e assine por apenas 8,90/mês

Dez mordomias para facilitar a vida dos passageiros

Recursos úteis (e alguns nem tanto) para tornar mais prazerosa a vida dos motoristas e seus convidados

Por Vitor Matsubara - 29 nov 2017, 18h42
Além do charme, as portas dos Aston Martin abrem-se para cima para evitar danos Aston Martin/Divulgação

Pequenos detalhes fazem a diferença na convivência com seu carro. E não estamos falando apenas de recursos banais, como acendimento automático dos faróis em ambientes escuros ou portas que se travam automaticamente após uma determinada velocidade.

As fabricantes de carros abusam cada vez mais da criatividade para facilitar a vida de seus clientes. Separamos abaixo dez bons exemplos de mordomias a bordo.

Portas dos modelos da Aston Martin

As portas de todos os modelos Aston Martin têm abertura com angulação levemente para cima Aston Martin/Divulgação

Estacionar ao lado de calçadas altas é um grande problema para quem dirige carros baixos. Para evitar raladas e facilitar o entra e sai da cabine, as portas do Aston Martin abrem-se levemente para cima. É uma solução prática e charmosa também.

Recirculador automático da VW

Se o ar-condicionado dos carros da VW estiver ligado quando a ré for engatada, o recirculador é ativado Volkswagen/Divulgação

Não é só carro caro que traz pequenos mimos. Todo Volkswagen equipado com ar condicionado digital fecha automaticamente o recirculador quando a marcha a ré é engatada. A intenção é evitar a entrada de gases para a cabine.

Portas com abertura totalmente remota

Preguiça de abrir a porta? Basta apertar um botão Rolls-Royce/Divulgação

Portas mal fechadas que se trancam sozinhas já se tornaram “comuns” entre modelos de luxo. Mesmo assim, algumas marcas resolveram ir além e desenvolveram um sistema que abre e fecha as portas de forma completamente remota. O Rolls-Royce Phantom é um dos modelos equipados com esta tecnologia.

Porta-copos com tampa elétrica

Até a tampa do porta-copos tem acionamento elétrico no Cadillac CTS Cadillac/Divulgação

A lei do mínimo esforço impera entre as marcas norte-americanas. Da abertura das portas corrediças à tampa do porta-malas, tudo pode ser realizado ao toque de um botão. Mas será que a Cadillac precisava colocar a tampa do porta-copos do CTS com acionamento elétrico?

Continua após a publicidade

Tempo de abertura dos vidros do Série 7

O sedã mais caro da BMW permite até escolher o tempo de abertura dos vidros BMW/Divulgação

Talvez você nunca tenha desejado que os vidros elétricos do seu carro abrissem mais depressa. No BMW Série 7 isso é possível. Pressione levemente o botão e o vidro abrirá mais devagar. Se você aplicar mais força, o vidro se moverá mais rapidamente.

Microfones em profusão nos carros da Audi

Audi instalou três microfones nos cintos dos conversíveis para captar o som em qualquer situação Audi/Divulgação

Falar ao celular usando Bluetooth pode ser difícil em carros conversíveis. Foi pensando nisso que a Audi embutiu três microfones em cada um dos cintos dianteiros do R8 Spyder e TT Roadster. Dá até para falar com a capota aberta.

Soleiras dos carros da Jaguar

Soleiras do F-Pace facilitam o entra e sai no SUV Jaguar/Divulgação

Repare no recorte das portas do Jaguar F-Pace. Eles vão quase até o assoalho para evitar que motorista e passageiros sujem a roupa ao sair do carro. Além disso, soleiras elétricas abrem-se automaticamente para ajudar no desembarque.

Iluminação variável do Volvo XC90

Cortina do teto solar se fecha automaticamente se o XC90 estiver parado em locais quentes Volvo/Divulgação

O Volvo XC90 é sensível à temperatura. Quando ela cai, a iluminação ambiente é alterada para tons mais quentes. Outro recurso útil é o fechamento da tela do teto solar quando o carro é estacionado sob o sol.

Sistema de câmeras da Honda Odyssey

Câmeras monitoram o interior da Honda Odyssey Honda/Divulgação

Minivans parecem casas sobre rodas. Essa comparação fica ainda mais verossímil na nova Honda Odyssey: ela traz desde um aspirador de pó embutido no porta-malas até uma câmera de monitoramento dos passageiros.

Janelas basculantes com acionamento elétrico

Janelas basculantes da Dodge Caravan abrem-se automaticamente Dodge/Divulgação

Motor elétrico pode ser um fetiche para alguns motoristas. Só isso mesmo para explicar o fato de as janelas traseiras basculantes das antigas Dodge Caravan/Chrysler Town & Country possuírem acionamento elétrico.

Continua após a publicidade
Publicidade