Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Depois de zerar, Ford Ka consegue três estrelas no Latin NCAP

Marca aproveitou o recém-facelift para reforçar a estrutura do hatch e do sedã

Por Raphael Panaro
Atualizado em 28 mar 2024, 10h46 - Publicado em 20 set 2018, 12h32
Ford instalou barras de proteção lateral depois do modelo ir mal no primeiro teste de impacto (Latin NCAP/Divulgação)
Continua após publicidade
Ford Ka
Ford reforçou a estrutura de proteção lateral depois do modelo ir mal no primeiro teste de impacto (Latin NCAP/Divulgação)

Em outubro de 2017, o Ford Ka obteve a pior nota (zero estrela) no teste de segurança promovido pelo Latin NCAP, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe.

A marca demorou a se mexer. Mas a partir de junho desse ano, juntamente com o facelift , o modelo produzido em Camaçari, na Bahia, ganhou reforços estruturais na coluna B e e nas portas dianteiras para absorver a energia de impactos.

Agora, quase um ano depois, o terceiro carro mais vendido do Brasil passa novamente pela prova de impacto. E o resultado foi melhor: três estrelas na proteção para adultos e quatro na infantil.

Depois de zerar, Ford Ka consegue três estrelas no Latin NCAP
Os airbags dianteiros garantiram a segurança dos ocupantes dianteiros na colisão frontal (Latin NCAP/Divulgação)
Continua após a publicidade

O relatório mostrou que no crash-test lateral há boa proteção para a cabeça e a abdome do ocupante. Já a proteção para pélvis e tórax é considerada adequada e fraca, respectivamente.

O órgão ainda aponta que a porta traseira se abriu durante teste, algo que não deveria acontecer.

“É alentador encontrar mais modelos compactos com melhoras como o Ka; contudo, seu rendimento de segurança básico está ainda por baixo da versão europeia“, afirma o Latin NCAP.

Continua após a publicidade

No primeiro teste, o órgão identificou lesões no peito do passageiro adulto, invasão da coluna “B” no habitáculo e dificuldade na abertura das portas.

Na amostragem que choca o veículo de forma frontal a 64 km/h, o carro se sai melhor. Segundo o Latin NCAP, a cabeça e pescoço dos ocupantes dianteiros atingiram o airbag completamente, o que caracteriza um bom resultado.

Em outras partes do corpo como tórax, pés e joelhos a proteção é positiva. O Ka só oferece cintos de segurança pré-tensionadores do lado do motorista.

Continua após a publicidade

Nos joelhos, inclusive, a Ford mexeu na proteção marginal porque anteriormente foram observadas estruturas perigosas na área do painel contra as quais poderiam prejudicar os ocupantes.

A estrutura onde vão os pés foi considerada instável e a do habitáculo, estável.

A proteção infantil se saiu melhor ao obter quatro das cinco estrelas possíveis. As ancoragens Isofix e Top Tether conseguiram manter as cadeirinhas (e os bonecos de teste) estáveis em ambos os impactos, frontal e lateral.

Continua após a publicidade

A nota máxima só não foi obtida porque não há cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros e a sinalização da posição dos ganchos Isofix foi considerada deficiente.

Múltiplas bolsas de ar e controles de estabilidade e tração só estão disponíveis nas versões mais caras. Vale lembrar que o Chevrolet Onix, que lidera o ranking de vendas no País, também zerou a primeira avaliação quando foi testado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.