A nova Ford Maverick tem suas contradições: já sabemos seu nome e o modelo roda sem disfarces nas ruas americanas, ao mesmo tempo que dados de mercado e mecânica da nova picape seguem sigilosos. Oficialmente.
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Isso porque detalhes obtidos por QUATRO RODAS dão conta que ao menos uma versão da caminhonete já foi homologada no Brasil, dando pistas de seu motor e, principalmente, de possível desembarque com foco no reinado das versões mais caras da Fiat Toro entre as picapes compactas-médias.
A versão homologada corresponde à Maverick topo-de-linha, batizada de Lariat como suas irmãs Ranger e F-250. O modelo de topo já foi flagrado nos Estados Unidos e terá toda a iluminação em leds, suspensão traseira independente e tração integral.
Não há certeza quanto ao motor da picape (que atingiu 12 km/l de rendimento nos testes, com gasolina), mas são cada vez mais frequentes os relatos de que seu trem-de-força repetirá o Bronco Sport vendido no Brasil, com 2.0 EcoBoost turbo de 240 cv e 38 kgfm alinhado à transmissão automática de oito marchas.
Também vem do Bronco Sport a plataforma C2 utilizada na construção da caminhonete, que pode oferecer motores mais fracos nas variantes básicas. A versão de entrada promete, inclusive, ser o Ford mais barato dos EUA, custando menos de R$ 104.000 na cotação atual. Já o modelo mais caro tem seu preço estimado em R$ 167.000, também para o mercado norte-americano.
Caso a Ford aplique mesma conversão usada no Bronco Sport, a coisa complica: a Maverick Lariat custaria algo em torno de R$ 250.000 no mercado nacional, superando com folga a Toro Ultra 2022 a diesel vendida por R$ 187.490. Como o Bronco Sport, a picape será fabricada no México e, portanto, gozaria de benefícios fiscais em sua importação ao país.
Nesse impasse, a Maverick pode tanto repetir a fórmula de preços mal calculados do Territory e Bronco Sport quanto representar uma guinada da Ford no Brasil, encorpando guerra à Toro semelhante ao que vivencia o Jeep Compass entre os SUVs médios. Mas até agora a empresa opta pelo mistério e não se pronunciou quanto à eventual chegada da picape compacta-média ao Brasil.
Ainda “de ressaca” após a apresentação da F-150 Lightning, a montadora pode revelar sua picape menor já no mês que vem, a fim de iniciar suas vendas no terceiro trimestre de 2021. A picape Maverick poderia estrear no Brasil na virada do ano e, como o Bronco Sport (que também tem versão 1.5 homologada no Brasil), pode ser lançada em versão única.
Procurada, a Ford disse que não comentaria o assunto.
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