Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Futura rival da Toro, nova Ford Maverick é vista rodando sem disfarces

Usando plataforma do Bronco Sport, nova picape pretende atacar categoria da Toro ao mesmo tempo que belisca mercado das caminhonetes médias

Por Eduardo Passos 29 mar 2021, 17h04
A Ford não quer saber mais de esconder o jogo da nova Maverick
A Ford não quer saber mais de esconder o jogo da nova Maverick Reprodução/TFLTruck.com

Não é porque a Ford virou importadora que a empresa esqueceu do Brasil. Além do novo Bronco Sport, que chega em maio, a picape Maverick segue prevista para o nosso mercado e foi flagrada sem disfarces em testes de rua nos Estados Unidos, na semana passada.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

As novas imagens revelam vários detalhes estéticos e indicam que a apresentação oficial da Maverick está próximo, já que o passeio em San Diego, EUA, era parte das filmagens de seu material publicitário.

Apesar da “raça forte” e do porte avantajado, a Ford Maverick não deverá ser inteiramente dedicada ao trabalho, focando bastante no uso urbano, em passeios off-road e/ou serviços comerciais, comum no Brasil.

Ford Maverick picape flagra
Visual do modelo será inspirado na recém-reestilizada F-150 Renato Aspromonte/Quatro Rodas

A ideia é que a caminhonete ocupe posição mista entre os modelos sub-médios e médios, de modo a concorrer com Fiat Toro e Renault Duster Oroch ao mesmo tempo que ajuda a Ford Ranger na acirrada briga contra Toyota Hilux e companhia. No Brasil, ainda teria missão complementar, pois a Ranger não tem mais opção de motores flex.

  • Como sua irmã, a Maverick oferecerá tração integral opcional mas será um pouco menor, na casa dos 5 m de comprimento. A oferta de motores será a mesma do Bronco Sport, com opções 1.5 e 2.0 de até 245 cv de potência e 38,3 kgfm de torque. Há rumores de que a versão mais barata possa oferecer um 2.0 alternativo, usado pelo furgão leve Transit Connect.

    Continua após a publicidade

    Quase um SUV com caçamba, o modelo também compartilha a plataforma veicular C2 do Bronco Sport – usada ainda pelo Focus e Escape. Em termos de design, o Bronco também marca presença nas lanternas traseiras e linhas gerais.

    A Ford Maverick encontra-se claramente em fase final de desenvolvimento, com previsão do início das vendas na virada de 2021 para 2022. A expectativa é de que a montadora divulgue mais detalhes em breve, incluindo seu preço.

    Coerência visual com Bronco Sport e F-150 é visível na nova picape
    Coerência visual com Bronco Sport e F-150 é visível na nova picape Reprodução/TFLTruck.com

    Nos Estados Unidos, o valor de entrada da Maverick será entre US$ 20.000 e US$ 25.000 — preços locais de EcoSport e Ranger, respectivamente. Para sorte do mercado brasileiro, a caminhonete será fabricada em Hermosillo, México, gozando de isenção fiscal em sua importação ao nosso país.

    Mustang de 4,8 de comprimento serve de régua para as dimensões da nova Maverick
    Mustang de 4,8 de comprimento serve de régua para as dimensões da nova Maverick Reprodução/Maverick Chat

    Tudo isso é crucial para que a Ford ofereça preços competitivos e consiga a complicada missão de roubar vendas da Fiat Toro. Dificultando a tarefa, a sub-média da Fiat também se prepara para uma nova versão, com motor turbo e câmbio automático até no modelo básico, além de seguir oferecendo opções a diesel. 

    Como referência, as Toro vão, hoje, de R$ 107.490 (Endurance 1.8) a R$ 181.490 (Ultra 4×4 Diesel). Os preços serão reajustados à época do lançamento. Tudo isso faz crer que a briga entre touros e cavalos será acirrada.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    capa 743

    Continua após a publicidade
    Publicidade