Chinesa Chery terá cinco novos carros no Brasil até 2020
Três deles serão lançados ainda em 2018; os SUVs da marca serão nacionalizados e feitos na fábrica da CAOA em Goiás
O Chery Tiggo 2 acabou de chegar às lojas, mas a marca já definiu seus próximos passos no Brasil.
Durante o Salão de Pequim, a empresa confirmou cinco lançamentos para o Brasil até 2020.
Três deles serão montados no Brasil até o final deste ano.
Serão dois SUVs, Tiggo 4 e Tiggo 7, além do sedã Arrizo 5, que tem o porte de um Volkswagen Virtus.
Enquanto o três-volumes será montado em uma nova linha a ser instalada na fábrica da Chery em Jacareí (SP), os outros dois sairão da fábrica da CAOA em Anápolis (GO).
A unidade, hoje responsável por montar carros da Hyundai, como ix35 e New Tucson, estaria melhor adaptada ao porte dos SUVs.
A fábrica de Jacareí produz apenas o QQ e do recém-lançado Tiggo 2 – o compacto Celer vive hoje apenas de estoque.
A novidade é que o processo de nacionalização do SUV compacto foi iniciado este mês.
De acordo com Marcio Alfonso, presidente da Caoa Chery, o Tiggo 2 e o sedã Arrizo 5 farão com que a produção diária da fábrica salte dos atuais 35 para 120 carros até o final deste ano.
Como dito acima, o Chery Arrizo 5 tem o porte de um Virtus. Tem 4,57 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos, 1,83 m de largura e 1,48 m de altura, contra 4,48 m de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,46 m de altura e 1,75 m de largura do Volks.
A Chery destaca que mais de 60% dos aços usados no sedã são de alta resistência e que as colunas A e B são de aço formado a quente, ainda mais resistentes.
Com motor 1.5 aspirado de 115 cv e 14,4 mkgf de toque, e opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT com simulação de sete marchas, o Arrizo 5 também seria um concorrente em potencial para o Honda City.
O Tiggo 4 se assemelha ao Renault Duster em tamanho e também pelo design mais bruto. Tem 4,34 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,65 m de altura, com 2,63 m de entre-eixos. Contudo, tem suspensão traseira independente multilink, não o eixo de torção.
Na China o Tiggo 4 está disponível com dois motores: o 2.0 aspirado de 122 cv e 18,4 mkgf de torque, com câmbio manual de seis marchas ou CVT, e o 1.5 turbo de 147 cv e 21,4 mkgf com opção de câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem da alemã Getrag, ambos de seis marchas.
O Tiggo 7 é baseado na mesma plataforma do 4. Porém, é maior a ponto de superar as dimensões do Jeep Compass: são 4,50 metros de comprimento, 2,67 metros de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,67 m de altura. Seu conjunto mecânico é o mesmo do Tiggo 4.
Segunda turma
Grandes novidades do Salão de Pequim deste ano, os Arrizo 6 e Tiggo 8 formam o segundo grupo de lançamentos da CAOA Chery.
Os dois têm lançamento previsto para 2020.
Além do design marcado pela enorme grade preta, o Tiggo 8 se destaca entre os demais por ter sete lugares.
Os dois assentos extras podem ser rebatidos para aumentar o espaço do porta-malas de 892 l para 1.932 l.
As dimensões explicam tamanha capacidade do porta-malas: 4,7 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,74 m de altura e 2,71 m de entre-eixos.
Mas o motor é o mesmo 1.5 turbo dos irmãos menores.
Já o Arrizo 6 mira em sedãs médios como o Toyota Corolla e o Chevrolet Cruze. Contudo, a fabricante não divulgou detalhes técnicos do modelo.