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Chevrolet Joy e Joy Plus saem de linha no Brasil

Modelos serão descontinuados pelo volume reduzido de vendas e porque não se enquadram nas novas normas de emissões; produção será dedicada à exportação

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 dez 2021, 12h10

Além das versões manuais de Tracker e Spin, a Chevrolet entrará em 2022 com outras duas despedidas: Joy e Joy Plus não serão mais vendidos a partir de janeiro. Além da queda nas vendas, reforçada pela produção reduzida diante da escassez de semicondutores, os modelos também foram vítimas das novas regras de emissões do Proconve, que passam a vigorar na virada do ano.

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Consultada por QUATRO RODAS, a GM confirmou a informação. “A GM informa que deixará de ofertar os modelos Joy e Joy Plus no mercado brasileiro a partir de janeiro. Desde o lançamento do Novo Onix e Onix Plus, a empresa vem registrando uma intensa migração dos consumidores para versões mais tecnológicas e equipadas destes modelos”, disse a marca, em nota.

A empresa seguiu dizendo que “com isso, a produção da linha Joy na fábrica de São Caetano do Sul passa a ser destinada exclusivamente para exportação”.

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O Chevrolet Joy mantinha o visual antigo do Onix (Divulgação/Chevrolet)

Ou seja, apenas o mercado brasileiro será afetado pela descontinuação, já que os demais países da América Latina seguirão ofertando os modelos – importados do Brasil. Na Argentina, inclusive, Joy e Joy Plus passarão a ter controles de estabilidade e tração de série a partir do primeiro dia de 2022, seguindo a obrigatoriedade imposta pelo país.

Com a decisão, o modelo mais barato da Chevrolet no Brasil passará a ser o Onix, a partir de R$ 71.390. O Joy, segundo o site da marca, parte hoje de R$ 65.860 equipado com motor 1.0 de 80 cv de potência e câmbio manual de seis marchas. É este conjunto que não se enquadra nas normas mais rígidas do Proconve L7.

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Chevrolet Joy Plus nada mais era do que um Prisma de segunda geração (Divulgação/Chevrolet)

União de forças

O sobrenome Joy chegou ao Onix em 2016 com a proposta de ser uma versão de entrada, com uma lista de equipamentos mais enxuta e visual mais simples. O visual, aliás, era o mesmo da primeira fase do Onix, de 2012. A estratégia foi praticamente a mesma da Fiat com seus Palio e Palio Fire – este último sempre com a carroceria de uma geração anterior.

Em 2019, com a chegada da nova geração do Onix, o Joy passou a ser um modelo independente na linha Chevrolet, acompanhado pelo sedã, que deixou o nome Prisma para virar Joy Plus. Já que o Onix trocou de geração, Joy e Joy Plus também foram atualizados e passaram a ter a aparência dos últimos Onix e Prisma, acompanhando.

Aqui a estratégia mudou. Mais do que permanecer como modelos de entrada, hatch e sedã seguiram registrados internamente como Onix. Assim, somariam os números de vendas com a nova geração. A manobra gerou polêmica.

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