Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Chevrolet Joy e Joy Plus saem de linha no Brasil

Modelos serão descontinuados pelo volume reduzido de vendas e porque não se enquadram nas novas normas de emissões; produção será dedicada à exportação

Por Guilherme Fontana 30 dez 2021, 12h10

Além das versões manuais de Tracker e Spin, a Chevrolet entrará em 2022 com outras duas despedidas: Joy e Joy Plus não serão mais vendidos a partir de janeiro. Além da queda nas vendas, reforçada pela produção reduzida diante da escassez de semicondutores, os modelos também foram vítimas das novas regras de emissões do Proconve, que passam a vigorar na virada do ano.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Consultada por QUATRO RODAS, a GM confirmou a informação. “A GM informa que deixará de ofertar os modelos Joy e Joy Plus no mercado brasileiro a partir de janeiro. Desde o lançamento do Novo Onix e Onix Plus, a empresa vem registrando uma intensa migração dos consumidores para versões mais tecnológicas e equipadas destes modelos”, disse a marca, em nota.

A empresa seguiu dizendo que “com isso, a produção da linha Joy na fábrica de São Caetano do Sul passa a ser destinada exclusivamente para exportação”.

joy
O Chevrolet Joy mantinha o visual antigo do Onix Divulgação/Chevrolet

Ou seja, apenas o mercado brasileiro será afetado pela descontinuação, já que os demais países da América Latina seguirão ofertando os modelos – importados do Brasil. Na Argentina, inclusive, Joy e Joy Plus passarão a ter controles de estabilidade e tração de série a partir do primeiro dia de 2022, seguindo a obrigatoriedade imposta pelo país.

Continua após a publicidade

Com a decisão, o modelo mais barato da Chevrolet no Brasil passará a ser o Onix, a partir de R$ 71.390. O Joy, segundo o site da marca, parte hoje de R$ 65.860 equipado com motor 1.0 de 80 cv de potência e câmbio manual de seis marchas. É este conjunto que não se enquadra nas normas mais rígidas do Proconve L7.

Compartilhe essa matéria via:
joy plus
Chevrolet Joy Plus nada mais era do que um Prisma de segunda geração Divulgação/Chevrolet

União de forças

O sobrenome Joy chegou ao Onix em 2016 com a proposta de ser uma versão de entrada, com uma lista de equipamentos mais enxuta e visual mais simples. O visual, aliás, era o mesmo da primeira fase do Onix, de 2012. A estratégia foi praticamente a mesma da Fiat com seus Palio e Palio Fire – este último sempre com a carroceria de uma geração anterior.

Em 2019, com a chegada da nova geração do Onix, o Joy passou a ser um modelo independente na linha Chevrolet, acompanhado pelo sedã, que deixou o nome Prisma para virar Joy Plus. Já que o Onix trocou de geração, Joy e Joy Plus também foram atualizados e passaram a ter a aparência dos últimos Onix e Prisma, acompanhando.

Aqui a estratégia mudou. Mais do que permanecer como modelos de entrada, hatch e sedã seguiram registrados internamente como Onix. Assim, somariam os números de vendas com a nova geração. A manobra gerou polêmica.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa
Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

ou

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês