PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Chevrolet Cruze sairá de linha em breve – mas Monza é substituto à altura?

Modelo chinês é cotado para mercados das Américas e surge como possível substituto para sedã médio que já saiu de linha lá fora

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 24 set 2020, 22h18 - Publicado em 24 set 2020, 18h40
Chevrolet Monza RS
Monza oferece motores com até 163 cv de potência (Divulgação/Chevrolet)

O Chevrolet Cruze já saiu de linha em quase todo o mundo, com exceção da América do Sul – aqui, feito na Argentina e com prazo de validade prestes a expirar. E, neste cenário, o novo Monza surge como uma solução para nosso mercado. Será?

Acontece que o sedã médio criado na China está cotado para ser fabricado no México. Por lá, o modelo chinês terá a missão de aposentar o Cavalier, que nunca foi vendido no Brasil. E do México para o Brasil é um pulo.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

Para começar, é preciso explicar que o projeto chinês foi desenvolvido sobre a plataforma Patac K, que é uma derivação simplificada – e encurtada – da plataforma D2XX utilizada pelo próprio Cruze e também pelo SUV Equinox vendido por aqui.

Em relação ao nosso sedã médio, o modelo asiático perdeu 6 cm no entre-eixos e 4 cm no comprimento (que têm 2,64 m e 4,61 m, respectivamente). E, apesar de menor, ainda está acima do Onix Plus, que tem 2,60 m de entre-eixos e mede 4,47 m.

Chevrolet Monza RS
Plataforma Patac K é base do Cruze simplificada (Divulgação/Chevrolet)
Continua após a publicidade

Só que, apesar do aparente retrocesso, o ressuscitado Monza recebeu recursos que fazem inveja ao Cruze comercializado por aqui, como suspensão traseira independente multilink (no argentino é eixo de torção) e sistema híbrido parcial com 48V.

Em relação às motorizações, o sedã feito na China oferece três opções no mercado natal: o 1.5 aspirado de 112 cv, além dos 3-cilindros turbo 1.0 turbo de 125 cv (mais moderno que o do Onix brasileiro) e 1.3 de 163 cv. Já o modelo argentino é vendido sempre com o 1.4 turbo de 150 cv.

Chevrolet Monza RS
Entre-eixos foi encurtado em relação ao sedã médio (Divulgação/Chevrolet)

No conteúdo, o estreante oferece central multimídia com Apple CarPlay sem fio – e com cabos no Android Auto – e saída de ventilação para segunda fileira. Mas ar-condicionado digital, airbags de cortina e piloto automático adaptativo estão fora.

Continua após a publicidade
Chevrolet Monza RS
Modelo é cotado para chegar ao mercado mexicano (Divulgação/Chevrolet)

Aliás, as principais diferenças estão justamente nos recursos de segurança, já que o Cruze tem (na versão mais cara) alerta de ponto cego, assistente de permanência na faixa e farol alto automático. Pelo menos ambos têm frenagem de emergência.

Painel Chevrolet Monza
Lista de equipamentos teve perdas em relação ao Cruze (Divulgação/Chevrolet)

Em relação ao conforto, o Monza está mais para Onix Plus que para sedã médio ao abrir mão de ajustes elétricos para banco do motorista e carregador de celular sem fio mesmo na configuração topo de linha, batizada RS, para o mercado chinês.

Continua após a publicidade
Chevrolet Monza RS
Faltam airbags de cortina em relação ao sedã argentino- (Divulgação/Chevrolet)

No visual, o modelo inédito por aqui está mais alinhado à identidade visual da Chevrolet, com detalhes que remetem à linha de compactos e ao recém-lançado Tracker – enquanto o Cruze, que chegou em 2016, já passou até por uma reestilização.

Chevrolet Monza RS
Central multimídia tem tela sensível ao toque de oito polegadas (Divulgação/Chevrolet)

Se o acabamento do sedã argentino nunca foi o principal destaque (ainda mais comparado aos rivais Honda Civic e Toyota Corolla), não há mudanças significativas para o aspirante a substituto, que mantém apenas a faixa macia ao toque no painel.

Continua após a publicidade
Chevrolet Monza RS
Monza oferece saídas de ventilação para a segunda fileira (Divulgação/Chevrolet)

Se o carro vendido na América do Sul ainda pode respirar aliviado pelo próximos dois ou três anos, vale ficar atento à produção no México.

Procurada pela reportagem, a Chevrolet diz não comentar especulações.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 737 60 anos

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.