Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Carros que estacionam sozinhos: veja as opções mais baratas do Brasil

Há mais carros que estacionam sozinhos no Brasil do que pode parecer e esta funcionalidade está cada vez mais acessível

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 jun 2022, 16h25 - Publicado em 10 jun 2022, 16h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sensores de estacionamento e câmera de ré (ou mesmo câmeras de visão 360°) facilitam bastante a missão de estacionar o carro, mas há carros capazes de fazer todo o serviço por conta própria.

    Publicidade

    Há carros compactos capazes de calcular o tamanho de vagas perpendiculares e paralelas, enquanto carros de luxo fazem todo o serviço sem intervenção do motorista ou mesmo sem que ninguém esteja no carro.

    Publicidade

    Aqui, listamos as opções mais baratas de carros que estacionam sozinhos.

    Chevrolet Onix Premier – R$ 104.950

    Chevrolet Onix Plus Premier – R$ 110.650

    onix-e-onix-plus
    (Divulgação/Chevrolet)

    A Chevrolet chama o sistema de baliza automática de Easy Park e esta função está presente nas versões Premier do Onix 2023, antes chamada de Premier 2. Ao apertar um botão no painel, o computador de bordo dá as opções de tipo de vaga e passa a procurar uma vaga adequada no lado para o qual o motorista dá seta. Depois, basta concordar com as indicações do carro. O motorista só precisa controlar o freio.

    Publicidade
    Computador de bordo mostra as indicações de movimentação do carro
    Computador de bordo mostra as indicações de movimentação do carro (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Chevrolet Tracker Premier 1.0 Turbo – R$ 143.090

    Chevrolet Tracker Premier 1.0 2023 frente
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Baseado na mesma plataforma do Onix, o Chevrolet Tracker oferece exatamente o mesmo sistema de estacionamento automático a partir da versão Premier com o motor 1.0 turbo de 116 cv, sempre como equipamento de série no SUV compacto. A diferença é que seu quadro de instrumentos exibe as funções do Easy Park em uma tela colorida.

    Chevrolet Cruze Premier – R$ 167.650

    Chevrolet Cruze Midnight
    Leds só nas DRLs, como na versão básica (Divulgação/Quatro Rodas)

    Outro Chevrolet dotado do sitema Easy Park é o Cruze sedã, já que o hatch Sport6 perdeu a versão topo de linha Premier.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Volkswagen T-Cross Highline 1.4 TSI com pacote Tech & Beats – R$ 159.930 + R$ 8.460 = R$ 168.390

    Volkswagen T-Cross 2022 vermelho visto 3/4 de frente
    (Divulgação/Volkswagen)

    No passado, foi o VW Tiguan o responsável por introduzir o sistema de estacionamento automático em um carro de maior volume no Brasil. Hoje o VW T-Cross Highline pode ser equipado com a terceira geração do sistema Park Assist, que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais, e que também passou a comandar o freio nas manobras. 

    Continua após a publicidade

    Jeep Renegade 1.3 Turbo 4×4 Série S – R$ 169.090

    Renegade Trailhawk
    Para-choque tem maior ângulo de entrada nas versões 4×4 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A partir da linha 2022, o Jeep Renegade passou a ter o Park Assist como equipamento de série a partir da versão Serie S, a mais barata com motor 1.3 turboflex e tração 4×4.

    Publicidade

    Jeep Compass Limited – R$ 194.490

    Novo Compass Limited TD350 em pintura azul Jazz
    Novo Compass Limited (Divulgação/Jeep)

    O Park Assist já esteve mais acessível no Jeep Compass. Até abril, esteve disponível na versão Longitude com o pacote 80 anos, como o carro do Longa Duração. Agora, só está disponível a partir do Compass Limited, como item de série.

    Chevrolet Equinox Premier 1.5 AWD – R$ 221.990

    Novo Equinox Premier (2)
    (Divulgação/Chevrolet)

    Novamente, um Chevrolet. O Equinox tem o sistema Easy Park em sua versão mais cara à venda hoje no Brasil, Premier. O motor é o 1.5 Turbo, que entrega 172 cv e 27,8 kgfm, e tem câmbio automático de seis marchas, e oferece tração integral sob demanda. Essa versão também é equipada com  alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de saída e permanência em faixa, sensor de ponto cego e tráfego cruzado traseiro.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Carros de luxo têm sistemas ainda mais avançados

    Enquanto o sistema de estacionamento automático mais comum exige a atenção do motorista e seus comandos no freio e no acelerador, hoje há opções mais avançadas. O BMW iX não requer qualquer interação do motorista para estacionar e, assim como outros BMW, é capaz de retornar de ré por até 50 metros em vias sem saída apenas com a memória do percurso feito até ali.

    BMW iX
    BMW iX (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Outra funcionalidade interessante equipa o BMW Série 7 e também o Porsche Taycan a partir da linha 2022: controlar as manobras de entrada e saída de vagas por meio de um smartphone. O sistema detecta o tamanho da vaga e permite que o motorista saia e acompanhe todo a operação por meio do app Porsche Connect. É especialmente útil em vagas apertadas. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.