Sensores de estacionamento e câmera de ré (ou mesmo câmeras de visão 360°) facilitam bastante a missão de estacionar o carro, mas há carros capazes de fazer todo o serviço por conta própria.
Há carros compactos capazes de calcular o tamanho de vagas perpendiculares e paralelas, enquanto carros de luxo fazem todo o serviço sem intervenção do motorista ou mesmo sem que ninguém esteja no carro.
Aqui, listamos as opções mais baratas de carros que estacionam sozinhos.
Chevrolet Onix Premier – R$ 104.950
Chevrolet Onix Plus Premier – R$ 110.650
A Chevrolet chama o sistema de baliza automática de Easy Park e esta função está presente nas versões Premier do Onix 2023, antes chamada de Premier 2. Ao apertar um botão no painel, o computador de bordo dá as opções de tipo de vaga e passa a procurar uma vaga adequada no lado para o qual o motorista dá seta. Depois, basta concordar com as indicações do carro. O motorista só precisa controlar o freio.
Chevrolet Tracker Premier 1.0 Turbo – R$ 143.090
Baseado na mesma plataforma do Onix, o Chevrolet Tracker oferece exatamente o mesmo sistema de estacionamento automático a partir da versão Premier com o motor 1.0 turbo de 116 cv, sempre como equipamento de série no SUV compacto. A diferença é que seu quadro de instrumentos exibe as funções do Easy Park em uma tela colorida.
Chevrolet Cruze Premier – R$ 167.650
Outro Chevrolet dotado do sitema Easy Park é o Cruze sedã, já que o hatch Sport6 perdeu a versão topo de linha Premier.
Volkswagen T-Cross Highline 1.4 TSI com pacote Tech & Beats – R$ 159.930 + R$ 8.460 = R$ 168.390
No passado, foi o VW Tiguan o responsável por introduzir o sistema de estacionamento automático em um carro de maior volume no Brasil. Hoje o VW T-Cross Highline pode ser equipado com a terceira geração do sistema Park Assist, que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais, e que também passou a comandar o freio nas manobras.
Jeep Renegade 1.3 Turbo 4×4 Série S – R$ 169.090
A partir da linha 2022, o Jeep Renegade passou a ter o Park Assist como equipamento de série a partir da versão Serie S, a mais barata com motor 1.3 turboflex e tração 4×4.
Jeep Compass Limited – R$ 194.490
O Park Assist já esteve mais acessível no Jeep Compass. Até abril, esteve disponível na versão Longitude com o pacote 80 anos, como o carro do Longa Duração. Agora, só está disponível a partir do Compass Limited, como item de série.
Chevrolet Equinox Premier 1.5 AWD – R$ 221.990
Novamente, um Chevrolet. O Equinox tem o sistema Easy Park em sua versão mais cara à venda hoje no Brasil, Premier. O motor é o 1.5 Turbo, que entrega 172 cv e 27,8 kgfm, e tem câmbio automático de seis marchas, e oferece tração integral sob demanda. Essa versão também é equipada com alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de saída e permanência em faixa, sensor de ponto cego e tráfego cruzado traseiro.
Carros de luxo têm sistemas ainda mais avançados
Enquanto o sistema de estacionamento automático mais comum exige a atenção do motorista e seus comandos no freio e no acelerador, hoje há opções mais avançadas. O BMW iX não requer qualquer interação do motorista para estacionar e, assim como outros BMW, é capaz de retornar de ré por até 50 metros em vias sem saída apenas com a memória do percurso feito até ali.
Outra funcionalidade interessante equipa o BMW Série 7 e também o Porsche Taycan a partir da linha 2022: controlar as manobras de entrada e saída de vagas por meio de um smartphone. O sistema detecta o tamanho da vaga e permite que o motorista saia e acompanhe todo a operação por meio do app Porsche Connect. É especialmente útil em vagas apertadas.