Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Carros que estacionam sozinhos: veja as opções mais baratas do Brasil

Há mais carros que estacionam sozinhos no Brasil do que pode parecer e esta funcionalidade está cada vez mais acessível

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 jun 2022, 16h25 - Publicado em 10 jun 2022, 16h24

Sensores de estacionamento e câmera de ré (ou mesmo câmeras de visão 360°) facilitam bastante a missão de estacionar o carro, mas há carros capazes de fazer todo o serviço por conta própria.

Há carros compactos capazes de calcular o tamanho de vagas perpendiculares e paralelas, enquanto carros de luxo fazem todo o serviço sem intervenção do motorista ou mesmo sem que ninguém esteja no carro.

Aqui, listamos as opções mais baratas de carros que estacionam sozinhos.

Chevrolet Onix Premier – R$ 104.950

Chevrolet Onix Plus Premier – R$ 110.650

onix-e-onix-plus
(Divulgação/Chevrolet)

A Chevrolet chama o sistema de baliza automática de Easy Park e esta função está presente nas versões Premier do Onix 2023, antes chamada de Premier 2. Ao apertar um botão no painel, o computador de bordo dá as opções de tipo de vaga e passa a procurar uma vaga adequada no lado para o qual o motorista dá seta. Depois, basta concordar com as indicações do carro. O motorista só precisa controlar o freio.

Computador de bordo mostra as indicações de movimentação do carro
Computador de bordo mostra as indicações de movimentação do carro (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Chevrolet Tracker Premier 1.0 Turbo – R$ 143.090

Chevrolet Tracker Premier 1.0 2023 frente
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Baseado na mesma plataforma do Onix, o Chevrolet Tracker oferece exatamente o mesmo sistema de estacionamento automático a partir da versão Premier com o motor 1.0 turbo de 116 cv, sempre como equipamento de série no SUV compacto. A diferença é que seu quadro de instrumentos exibe as funções do Easy Park em uma tela colorida.

Chevrolet Cruze Premier – R$ 167.650

Chevrolet Cruze Midnight
Leds só nas DRLs, como na versão básica (Divulgação/Quatro Rodas)

Outro Chevrolet dotado do sitema Easy Park é o Cruze sedã, já que o hatch Sport6 perdeu a versão topo de linha Premier.

Continua após a publicidade

Volkswagen T-Cross Highline 1.4 TSI com pacote Tech & Beats – R$ 159.930 + R$ 8.460 = R$ 168.390

Volkswagen T-Cross 2022 vermelho visto 3/4 de frente
(Divulgação/Volkswagen)

No passado, foi o VW Tiguan o responsável por introduzir o sistema de estacionamento automático em um carro de maior volume no Brasil. Hoje o VW T-Cross Highline pode ser equipado com a terceira geração do sistema Park Assist, que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais, e que também passou a comandar o freio nas manobras. 

Continua após a publicidade

Jeep Renegade 1.3 Turbo 4×4 Série S – R$ 169.090

Renegade Trailhawk
Para-choque tem maior ângulo de entrada nas versões 4×4 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A partir da linha 2022, o Jeep Renegade passou a ter o Park Assist como equipamento de série a partir da versão Serie S, a mais barata com motor 1.3 turboflex e tração 4×4.

Jeep Compass Limited – R$ 194.490

Novo Compass Limited TD350 em pintura azul Jazz
Novo Compass Limited (Divulgação/Jeep)

O Park Assist já esteve mais acessível no Jeep Compass. Até abril, esteve disponível na versão Longitude com o pacote 80 anos, como o carro do Longa Duração. Agora, só está disponível a partir do Compass Limited, como item de série.

Chevrolet Equinox Premier 1.5 AWD – R$ 221.990

Novo Equinox Premier (2)
(Divulgação/Chevrolet)

Novamente, um Chevrolet. O Equinox tem o sistema Easy Park em sua versão mais cara à venda hoje no Brasil, Premier. O motor é o 1.5 Turbo, que entrega 172 cv e 27,8 kgfm, e tem câmbio automático de seis marchas, e oferece tração integral sob demanda. Essa versão também é equipada com  alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de saída e permanência em faixa, sensor de ponto cego e tráfego cruzado traseiro.

Continua após a publicidade

Carros de luxo têm sistemas ainda mais avançados

Enquanto o sistema de estacionamento automático mais comum exige a atenção do motorista e seus comandos no freio e no acelerador, hoje há opções mais avançadas. O BMW iX não requer qualquer interação do motorista para estacionar e, assim como outros BMW, é capaz de retornar de ré por até 50 metros em vias sem saída apenas com a memória do percurso feito até ali.

BMW iX
BMW iX (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Outra funcionalidade interessante equipa o BMW Série 7 e também o Porsche Taycan a partir da linha 2022: controlar as manobras de entrada e saída de vagas por meio de um smartphone. O sistema detecta o tamanho da vaga e permite que o motorista saia e acompanhe todo a operação por meio do app Porsche Connect. É especialmente útil em vagas apertadas. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.