Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Carros que estacionam sozinhos: veja as opções mais baratas do Brasil

Há mais carros que estacionam sozinhos no Brasil do que pode parecer e esta funcionalidade está cada vez mais acessível

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 jun 2022, 16h25 - Publicado em 10 jun 2022, 16h24

Sensores de estacionamento e câmera de ré (ou mesmo câmeras de visão 360°) facilitam bastante a missão de estacionar o carro, mas há carros capazes de fazer todo o serviço por conta própria.

Há carros compactos capazes de calcular o tamanho de vagas perpendiculares e paralelas, enquanto carros de luxo fazem todo o serviço sem intervenção do motorista ou mesmo sem que ninguém esteja no carro.

Aqui, listamos as opções mais baratas de carros que estacionam sozinhos.

Chevrolet Onix Premier – R$ 104.950

Chevrolet Onix Plus Premier – R$ 110.650

onix-e-onix-plus
(Divulgação/Chevrolet)

A Chevrolet chama o sistema de baliza automática de Easy Park e esta função está presente nas versões Premier do Onix 2023, antes chamada de Premier 2. Ao apertar um botão no painel, o computador de bordo dá as opções de tipo de vaga e passa a procurar uma vaga adequada no lado para o qual o motorista dá seta. Depois, basta concordar com as indicações do carro. O motorista só precisa controlar o freio.

Computador de bordo mostra as indicações de movimentação do carro
Computador de bordo mostra as indicações de movimentação do carro (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Chevrolet Tracker Premier 1.0 Turbo – R$ 143.090

Chevrolet Tracker Premier 1.0 2023 frente
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Baseado na mesma plataforma do Onix, o Chevrolet Tracker oferece exatamente o mesmo sistema de estacionamento automático a partir da versão Premier com o motor 1.0 turbo de 116 cv, sempre como equipamento de série no SUV compacto. A diferença é que seu quadro de instrumentos exibe as funções do Easy Park em uma tela colorida.

Chevrolet Cruze Premier – R$ 167.650

Chevrolet Cruze Midnight
Leds só nas DRLs, como na versão básica (Divulgação/Quatro Rodas)

Outro Chevrolet dotado do sitema Easy Park é o Cruze sedã, já que o hatch Sport6 perdeu a versão topo de linha Premier.

Continua após a publicidade

Volkswagen T-Cross Highline 1.4 TSI com pacote Tech & Beats – R$ 159.930 + R$ 8.460 = R$ 168.390

Volkswagen T-Cross 2022 vermelho visto 3/4 de frente
(Divulgação/Volkswagen)

No passado, foi o VW Tiguan o responsável por introduzir o sistema de estacionamento automático em um carro de maior volume no Brasil. Hoje o VW T-Cross Highline pode ser equipado com a terceira geração do sistema Park Assist, que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais, e que também passou a comandar o freio nas manobras. 

Continua após a publicidade

Jeep Renegade 1.3 Turbo 4×4 Série S – R$ 169.090

Renegade Trailhawk
Para-choque tem maior ângulo de entrada nas versões 4×4 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A partir da linha 2022, o Jeep Renegade passou a ter o Park Assist como equipamento de série a partir da versão Serie S, a mais barata com motor 1.3 turboflex e tração 4×4.

Jeep Compass Limited – R$ 194.490

Novo Compass Limited TD350 em pintura azul Jazz
Novo Compass Limited (Divulgação/Jeep)

O Park Assist já esteve mais acessível no Jeep Compass. Até abril, esteve disponível na versão Longitude com o pacote 80 anos, como o carro do Longa Duração. Agora, só está disponível a partir do Compass Limited, como item de série.

Chevrolet Equinox Premier 1.5 AWD – R$ 221.990

Novo Equinox Premier (2)
(Divulgação/Chevrolet)

Novamente, um Chevrolet. O Equinox tem o sistema Easy Park em sua versão mais cara à venda hoje no Brasil, Premier. O motor é o 1.5 Turbo, que entrega 172 cv e 27,8 kgfm, e tem câmbio automático de seis marchas, e oferece tração integral sob demanda. Essa versão também é equipada com  alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de saída e permanência em faixa, sensor de ponto cego e tráfego cruzado traseiro.

Continua após a publicidade

Carros de luxo têm sistemas ainda mais avançados

Enquanto o sistema de estacionamento automático mais comum exige a atenção do motorista e seus comandos no freio e no acelerador, hoje há opções mais avançadas. O BMW iX não requer qualquer interação do motorista para estacionar e, assim como outros BMW, é capaz de retornar de ré por até 50 metros em vias sem saída apenas com a memória do percurso feito até ali.

BMW iX
BMW iX (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Outra funcionalidade interessante equipa o BMW Série 7 e também o Porsche Taycan a partir da linha 2022: controlar as manobras de entrada e saída de vagas por meio de um smartphone. O sistema detecta o tamanho da vaga e permite que o motorista saia e acompanhe todo a operação por meio do app Porsche Connect. É especialmente útil em vagas apertadas. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.