Caoa Chery Tiggo 5X Pro 2023 corrige seus defeitos, mas custa R$ 154.990
De olho até no Corolla Cross, novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro estreia câmbio CVT e interior completamente renovado (e melhorado)
Não julgue à primeira vista, pois o novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro está mais diferente do que parece. O SUV que já passou por nosso teste de Longa Duração ganhou um bom facelift, mas com mudanças concentradas no interior e na mecânica. Em preço promocional, o Tiggo 5x Pro chegará em versão única por R$ 154.990 – preço que, de acordo com a marca, não vai durar por muito tempo.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Ainda que, por fora, a marca tenha instalado a grade frontal com o mesmo estilo que equipa seus outros SUVs recém-atualizados, o Tiggo 5x Pro se diferencia do antecessor pela nova cabine com estilo que remete aos Tiggo 8 e Tiggo 7 Pro e a transmissão CVT.
Câmbio ideal
Segundo a Caoa Chery, a escolha do câmbio CVT, já presente nos Arrizo 6, foi uma forma de adaptar o motor 1.5 turbo flex do modelo às normas mais recentes de emissões ambientais do Proconve L7.
Desse modo, a transmissão de nove marchas simuladas não apenas fez com que o carro se tornasse menos poluente, mas também mais econômico. Ao mesmo tempo, não foi necessário reduzir os números do motor 1.5 turbo (com injeção multiponto) dos atuais 150 cv e 21,4 kgfm. Segundo a Caoa Chery, as normas ambientais também estimularam a companhia a preparar uma versão híbrida do Tiggo 5x Pro, que chegará às lojas ainda neste ano.
Ponto de atenção em nosso teste, o câmbio CVT parece bem diferente do ajuste feito pela montadora no SUV médio: indo de 0 a 100 km/h em 10,3 s, o Tiggo 5x Pro passa longe de ser um foguete, mas os modos de condução Sport e Eco permitem alternar entre um utilitário mais obediente e um uso racional do trem-de-força em nome da economia.
Maquiagem leve
Por fora, o novo modelo da sino-brasileira mudou pouco, com alterações concentradas na grade dianteira, com padrão tridimensional que vêm se estendendo aos outros SUVs da marca.
Investindo pesado para sentar na mesa das marcas tradicionais, a Caoa Chery usa a grade como um elemento de todos os seus facelifts da linha Tiggo, que junto recebem o Pro no fim do nome.
Ainda que uma mudança tão profunda quanto à do Tiggo 7 Pro tenha sido descartada por questão de preço, também há alterações nos difusores de ar, escapes duplos decorativos (que ficaram mais discretos) e nos faróis.
Casa nova
Se por fora as mudanças foram discretas, alguém que visse só as fotos internas do Tiggo 5x Pro teria dificuldade para adivinhar sua identidade.
Com estreia do quadro de instrumentos digital de 7” e central multimídia de 10,25”, o SUV aproveitou para renovar completamente seu painel. As saídas de ar assimétricas agora estão bem dividas sob a tela e um pad sensível ao toque comanda o ar-condicionado – ainda que sua operação não seja das mais práticas.
Vendido em versão única, o SUV intermediário tem bons assentos revestidos de material sintético, com ajustes elétricos (incluindo o lombar) à disposição do motorista.
Entendendo o brasileiro
Com tantas mudanças além do que se vê, questionamos a Caoa Chery se, do ponto de vista estratégico, isso não tornaria difícil ao consumidor notar a novidade do Tiggo 5x Pro. Segundo seus executivos, porém, o movimento foi bem calculado, de olho não apenas em conquistar novos fregueses mas principalmente em fidelizar os atuais.
É por isso que a operação brasileira chegou a peitar a matriz chinesa, exigindo que itens como a suspensão independente e o teto solar panorâmico — que se estende até o fim do banco de trás — fossem mantidos. Pouco valorizados pelo consumidor do país asiático, tais acessórios foram mantidos a base de muito convencimento e confiança construída pela experiência, detalharam os executivos.
Inédito, o ajuste de profundidade do novo volante também é uma característica local, desejada por donos do modelo pré-atualizacao.
Preço
Se tratando do modelo mais vendido da marca, os donos de Tiggo 5x foram ouvidos até para que a maioria deles troquem o SUV pela versão mais nova, pensa a Caoa Chery. Mais distante do Tiggo 3x, o novo Tiggo 5x Pro tem concorrentes declarados tão diversos como o novo Jeep Renegade e a versão de entrada do Toyota Corolla Cross.
Vendido por R$ 154.990, o estreante terá apenas uma versão, até para que não concorra internamente com o Tiggo 7 Pro, com interior equivalente mas novo design e motor 1.6 do Tiggo 8, que receberá o Pro no nome em breve. A marca destaca, porém, que esse é um valor promocional e que, apesar da pronta entrega, será questão de pouco tempo para que o Tiggo 5x Pro esteja mais caro.
Ficha técnica do Caoa Chery Tiggo 5x Pro
Preço: R$ 154.990 (promocional de lançamento)
Motor: flex, dianteiro, transversal, turbo, 4 cilindro, 16V, 150/147 cv (etanol/gasolina), 21,4 kgfm
Câmbio: CVT, 9 velocidade, tração dianteira
Suspensão: independente McPherson (dianteira), multilink (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira) e sólido (traseira)
Direção: elétrica
Dimensões: comprimento, 433,8 cm; largura, 183 cm; altura, 164,5 cm; entre-eixos, 263,1 cm; tanque de combustível, 51 litros; porta-malas, 430 litros