Caoa Chery confirma SUV para peitar BMW, Mercedes e Land Rover em 2021
Em entrevista ao Estado de Minas, diretor-executivo da operação confirma que modelo da marca premium Exeed chegará ao mercado começo do ano que vem
Habituais leitores de QUATRO RODAS hão de se lembrar quando, em outubro do ano passado, revelamos em primeira mão o registro no país do Exeed LX, SUV da marca premium da Chery na China.
Na ocasião, afirmamos que a Caoa Chery, sociedade formada entre as empresas brasileira e chinesa, tinha um plano já consolidado para montar e vender o modelo em nosso mercado, com lançamento previsto para 2020.
Veio o coronavírus e o planejamento foi adiado, mas não congelado.
O diretor-executivo da operação, Marcio Alfonso, afirmou em entrevista ao caderno Vrum, do jornal O Estado de Minas, que um modelo da Exeed deve ser comercializado no Brasil a partir do primeiro trimestre de 2021.
A confirmação veio junto com um detalhamento maior para os lançamentos do sedã médio Arrizo 6 e do SUV de sete lugares Tiggo 8, ambos prometidos ainda para este ano.
“Em julho, vamos lançar o Arrizo 6. É um carro que vai chamar a atenção pelo espaço interno, conforto, acabamento e muito valor agregado. Já está sendo montado na fábrica de Jacareí (SP) e terá preço competitivo. Depois, em agosto, vem o Tiggo 8, que será produzido em Anápolis (GO)”, relatou.
“Mas a grande novidade é que [vamos] produzir no Brasil um SUV premium da Exeed, com alto padrão de acabamento e tecnologia. Ainda não definimos qual será o modelo e as versões, mas a novidade deve chegar ao mercado brasileiro em janeiro de 2021″, apontou.
Embora Alfonso não tenha dito qual será o modelo, nossa reportagem aposta que o escolhido será mesmo o LX, feito sobre a plataforma T1X que já dá vida aos Tiggo 5X, 7 e 8. Aliás, ele compartilha com o Tiggo 7 elementos da carroceria, tal qual ocorre entre os VW Polo e Nivus.
Pensado para encarar SUVs premium como Audi Q3, BMW X1, Mercedes-Benz GLA e Range Rover Evoque, ele virá dotado de motor 1.6 turbo com injeção direta e 200 cv, tal qual o Tiggo 8, além de quadro de instrumentos holográfico e sistema multimídia com reconhecimento facial.
Ainda segundo o executivo, há outro projeto engatilhado para o ano que vem, mas cujas informações ainda estão mantidas sob sigilo. Pode ser outro produto da Chery ou ainda um segundo modelo da própria Exeed.
Ao Vrum, Marcio Alfonso previu que a Caoa Chery deve vender 20 mil carros no Brasil em 2020, metade do que havia sido projetado. Culpa, claro, da pandemia do coronavírus.
Ainda assim, a operação seguirá adiante com o plano de expansão da rede concessionária no país, com previsão de chegar a dezembro com 145 concessionárias. Clique aqui para ler a entrevista completa.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.