Autodefesa: donos do UP! TSI relatam defeitos no motor

Defeitos relatados no motor já foram tratados pela fábrica em boletins enviados às concessionárias

Rogério: depois do conserto, o carro nunca mais ficou igual Rogério: depois do conserto, o carro nunca mais ficou igual

Rogério: depois do conserto, o carro nunca mais ficou igual (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

O problema com o motor do Up! TSI é conhecido desde o lançamento do carro, no segundo semestre de 2015. Basta uma rápida pesquisa na internet com os termos “ Up! TSI motor batendo”  para  encontrar vários vídeos e postagens em fóruns sobre o assunto.

Quem conhece esse dilema é o advogado Rogério Lemos Passos Martes, de São Paulo (SP), dono de um Up! TSI 2015. “A luz da injeção acendeu e o motor começou a falhar.

A concessionária ficou mais de 20 dias com o carro e, quando entregou, o defeito se repetiu e fiquei mais 30 dias sem o veículo. Me devolveram, mas agora sinto que o motor está fraco e gastando mais”, diz Rogério.

Outro que teve o mesmo problema foi o empresário Marcos Pais Barroso Filho, de Belo Horizonte (MG), proprietário de um Up! TSI 2016.

“Quatro meses após a compra, começaram os problemas de partida. Além disso, surgiram vazamentos de óleo perto da turbina. Na primeira vez, trocaram só o anel de vedação. Cinco meses depois, o carro apresentou os mesmos defeitos. A oficina trocou a turbina, mas três dias depois as falhas voltaram, agora com um barulho anormal na partida. A autorizada disse que estava tudo certo, mas o motor continuou falhando”, lembra Marcos.

No total, ele diz que ficou quase dois meses sem o carro, nas oito visitas à oficina.

A VW já emitiu três boletins sobre as falhas do Up! para sua rede. O primeiro, de novembro de 2016, relata ruídos na bomba de combustível. O segundo (dezembro de 2016) fala de problemas no turbocompressor e o terceiro (26 de dezembro de 2016) indica reparos na injeção eletrônica.

Consultada, a Volkswagen diz que identificou em casos pontuais um microvazamento de óleo na turbina, que não afeta o nível de óleo do motor. “Dessa forma, o veículo mantém as suas características originais de segurança, funcionamento e durabilidade.”

Afirma ainda que todos que procuraram a rede autorizada receberam os veículos reparados.

MAIS RECLAMAÇÕES

Encontrei mais 20 proprietários relatando vazamentos na turbina. Segundo um mecânico que me atendeu na concessionária, trata-se de um problema de fábrica, que ocorre mesmo depois de substituir a peça.” Thiago Rios Uliana, marinheiro, Santos (SP), dono de um Up! TSI 2016

“Nos oito meses em que eu fiquei com o Up!, levei o carro à concessionária oito vezes e fiquei mais de dois meses sem o veículo. Trocaram a turbina duas vezes e o defeito continuou.” Marcos Pais Barroso Filho, empresário,  Belo Horizonte (MG), dono de um Up! TSI 2015

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  1. Primo Favaron

    Tendenciosa essa matéria, hein? “Motores batendo”?!? onde isso foi mencionado nos fóruns? Eu pesquisei e muito antes de sair de um New Civic e partir pra um UP TSI e só vi um relato se um q deu problema pouco depois q saiu da css, o q foi um defeito pontual. O resto foi problema de estanqueidade dos injetores do fornecedor “R”. Os do fornecedor “AM”, além de não terem dado problema, passaram a equipar toda linha, inclusive a 2018. Hj, se houver problema com injetor, o carro fica retido na css até a chegada de uma equipe técnica da VW, onde irão filmar o teste do combustível, comprovando ter um solvente muito agressivo que danificaria qualquer bico. Os poucos casos de “marejamento de turbina” tinham como coincidência um aumento no nível de óleo causado na troca.
    O meu é um 2016, nunca apresentou problemas, é recorde de potência e economia disparado entre todos os carros que ja tive, confortável… só alegria, estando à venda pra pegar um 2018.
    No meu canal “primo favaron/YouTube” tem vários vídeos sobre o meu TSI.
    No YouTube, tem a reportagem de um UP TSI 2015/16 do Nordeste, com 400.000km sem nenhum problema, apenas revisões. O carro é excelente, a própria 4 rodas ja testou e desmontou um MPI, e pra comparar temos o mesmo feito com o GOLF 1.0 e A4 1.4 TSI e TFSI, de mesma tecnologia.
    Quem quiser comprar pode fazê-lo sem receio pois será surpreendido e feliz a cada momento. Aconselho a VW a melhorar sua cota de “relacionamento” (pra não escrever outra coisa) com a Abril, pra não ter um produto incrível deturpado por uma reportagem bem estranha, incomum…

  2. Primo Favaron

    Tendenciosa essa matéria, hein? “Motores batendo”?!? onde isso foi mencionado nos fóruns? Eu pesquisei “e muito” antes de sair de um New Civic e partir pra um UP TSI e só vi um relato de um, q deu problema pouco depois q saiu da css, algo extraordinário. O resto foi problema de estanqueidade dos injetores do fornecedor “R”. Os do fornecedor “AM”, além de não terem dado problema, passaram a equipar toda linha, inclusive a 2018. Hj, se houver um problema com injetor, o carro fica retido na css até a chegada de uma equipe técnica da VW, onde irão filmar o teste do combustível, comprovando ter um solvente muito agressivo que danificaria qualquer bico. Os poucos casos de “marejamento de turbina” tinham como coincidência um aumento no nível de óleo causado na troca.
    O meu é um 2016, nunca apresentou problemas, é recorde de potência e economia disparado entre todos os carros que ja tive, confortável… só alegria, estando à venda pra pegar um 2018.
    No meu canal “primo favaron/YouTube” tem vários vídeos sobre o meu TSI.
    No YouTube, tem a reportagem de um UP TSI 2015/16 do Nordeste, com 400.000km sem nenhum problema, apenas revisões. O carro é excelente, a própria 4 rodas ja testou e desmontou um MPI, e pra comparar, tem o mesmo feito com o GOLF 1.0 e A4 1.4 TSI e TFSI, de mesma tecnologia.
    Quem quiser comprar pode fazê-lo sem receio pois será surpreendido e feliz a cada momento. Aconselho a VW a melhorar sua cota de “relacionamento” (pra não escrever outra coisa) com a Abril, pra não ter um produto incrível deturpado por uma reportagem bem estranha, incomum…

  3. Wirly Nascimento

    Olá pessoal. A verdade é a seguinte: não ha defeito nenhum de motores tsi, no que diz respeito a “batendo”, sobre o vazamento da turbina, houve casos específicos, e em casos de reincidência de troca é pelo fato da mão de obra não ter sido qualificada. Infelizmente as css de todas as marcas trabalham com sua grande maioria de funcionários, com nivel tecnico de medio a baixo… Com isso independente da marca certos reparos ou retornos se dão por fatores de mao de obra e não do produto.Não existe carro, produto que não de defeito.