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Autodefesa: donos do UP! TSI relatam defeitos no motor

Defeitos relatados no motor já foram tratados pela fábrica em boletins enviados às concessionárias

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 10 Maio 2021, 18h17 - Publicado em 22 nov 2017, 16h56
Rogério: depois do conserto, o carro nunca mais ficou igual
Rogério: depois do conserto, o carro nunca mais ficou igual (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

O problema com o motor do Up! TSI é conhecido desde o lançamento do carro, no segundo semestre de 2015. Basta uma rápida pesquisa na internet com os termos “ Up! TSI motor batendo”  para  encontrar vários vídeos e postagens em fóruns sobre o assunto.

Quem conhece esse dilema é o advogado Rogério Lemos Passos Martes, de São Paulo (SP), dono de um Up! TSI 2015. “A luz da injeção acendeu e o motor começou a falhar.

A concessionária ficou mais de 20 dias com o carro e, quando entregou, o defeito se repetiu e fiquei mais 30 dias sem o veículo. Me devolveram, mas agora sinto que o motor está fraco e gastando mais”, diz Rogério.

Outro que teve o mesmo problema foi o empresário Marcos Pais Barroso Filho, de Belo Horizonte (MG), proprietário de um Up! TSI 2016.

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“Quatro meses após a compra, começaram os problemas de partida. Além disso, surgiram vazamentos de óleo perto da turbina. Na primeira vez, trocaram só o anel de vedação. Cinco meses depois, o carro apresentou os mesmos defeitos. A oficina trocou a turbina, mas três dias depois as falhas voltaram, agora com um barulho anormal na partida. A autorizada disse que estava tudo certo, mas o motor continuou falhando”, lembra Marcos.

No total, ele diz que ficou quase dois meses sem o carro, nas oito visitas à oficina.

A VW já emitiu três boletins sobre as falhas do Up! para sua rede. O primeiro, de novembro de 2016, relata ruídos na bomba de combustível. O segundo (dezembro de 2016) fala de problemas no turbocompressor e o terceiro (26 de dezembro de 2016) indica reparos na injeção eletrônica.

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Consultada, a Volkswagen diz que identificou em casos pontuais um microvazamento de óleo na turbina, que não afeta o nível de óleo do motor. “Dessa forma, o veículo mantém as suas características originais de segurança, funcionamento e durabilidade.”

Afirma ainda que todos que procuraram a rede autorizada receberam os veículos reparados.

MAIS RECLAMAÇÕES

Encontrei mais 20 proprietários relatando vazamentos na turbina. Segundo um mecânico que me atendeu na concessionária, trata-se de um problema de fábrica, que ocorre mesmo depois de substituir a peça.” Thiago Rios Uliana, marinheiro, Santos (SP), dono de um Up! TSI 2016

“Nos oito meses em que eu fiquei com o Up!, levei o carro à concessionária oito vezes e fiquei mais de dois meses sem o veículo. Trocaram a turbina duas vezes e o defeito continuou.” Marcos Pais Barroso Filho, empresário,  Belo Horizonte (MG), dono de um Up! TSI 2015

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