Autodefesa: Chevrolet Tracker e Onix têm barulho nos motores 1.0 e 1.2
Sem ter solução, concessionárias Chevrolet dizem que o problema de ruído nos motores de Onix e Tracker é característica de projeto
Proprietários dos recém-lançados Chevrolet Onix e Tracker criaram um grupo de WhatsApp para se ajudarem na solução de um problema que aflige a todos: barulhos no novo motor Ecotec de três cilindros, quando o pedal de freio é acionado.
“Somos mais de 20 pessoas”, diz um dos integrantes do grupo, o representante comercial Alex Sandro Lima, de Vila Velha (ES), dono de um Onix LT 2020. “Só consegui utilizar meu carro três meses depois de comprado”, fala.
“Nas duas concessionárias que levei, ele ficou parado por mais de 60 dias para tentarem consertar o problema. Trocaram o tensor da correia, óleo do motor, checaram a pressão do lubrificante, mas nada resolveu o defeito”, conta.
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“Preciso do veículo para trabalhar, mas tenho receio de utilizá-lo por envolver o sistema de freio”, afirma Alex.
A falha ocorre nas versões aspirada e turbo do motor. Esta última é a que equipa o Onix LTZ 2019 da instrutora de trânsito Márcia Hesel de Oliveira, de Porto Alegre (RS).
“O barulho no motor inicia no momento em que o pedal de freio é liberado”, relata Márcia. “Na concessionária disseram ser característica dos veículos de três cilindros”, lembra a instrutora.
E nem mesmo os proprietários do SUV Tracker, que traz o motor 1.2 turbo, ficam de fora, como explica o piloto de avião Rafael Veiga Ferreira, de Curitiba (PR).
“Esse barulho ocorre desde os 400 quilômetros rodados. Agora o carro bloqueado está na concessionária aguardando a troca do tensor da correia dentada”, revela Rafael.
Nas concessionárias que contatamos, os atendentes nos informaram que estão orientados a encaminhar as reclamações desse tipo de falha para a fábrica, embora exista um documento de serviço IT – 055/2019, Ruído de motor – Auxílio ao diagnóstico, de 7 de novembro de 2019.
Em nossa apuração, reunimos queixas de 11 motoristas insatisfeitos com seus carros e enviamos para a fábrica. A GM analisou os casos e respondeu que, desses 11 casos, seis carros foram examinados, mas não apresentaram nenhuma anomalia.
Três ainda estavam sendo analisados (e em pelo menos um deles, o problema não havia se manifestado até aquele momento).
E, no que diz respeito aos dois restantes, um deles aguardava o cliente em distanciamento social levar o carro à oficina; em outro, o proprietário do veículo está acionando juridicamente a fábrica, que diz não comentar casos que estão sub judice.
O povo reclama
“Não entendo como a Chevrolet informa que o barulho é normal se alguns carros não fazem. E, então, por que deixar o carro na concessionária?” Naikow Krueger, gerente de TI, Itajaí (SC), Tracker Premier 2020
“O barulho ocorre desde os 450 km e 15 dias de uso. Na concessionária alegam que é característica do modelo.” Fernando Castro, coordenador de sistemas, São Paulo (SP), Tracker Premier 2020
“No carro de test-drive da concessionária não existe o barulho, mas no que eu comprei sim.” Fabiano Franco, analista de suporte, Campinas (SP), Onix LTZ Turbo 2019
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