Ainda com camuflagem, nova VW Amarok tem muito da Ford Ranger
Com mesma plataforma, mesma mecânica e até alguns equipamentos em comum com a Ranger, a nova VW Amarok será maior e fabricada pela própria Ford
Depois de divulgar desenhos antecipando o visual da nova Amarok, a Volkswagen divulgou imagens oficiais da nova geração da picape. Mas com camuflagem.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Não dá para ver muitos detalhes, mas mesmo com os disfarces os protótipos ajudam a ter uma ideia do porte, das dimensões e de como a nova VW Amarok será parecida com a nova geração da Ford Ranger – agora, sua irmã de plataforma.
Uma aliança foi feita pela Ford e Volkswagen quatro anos atrás com o objetivo de desenvolver alguns modelos em conjunto, compartilhando plataformas, motores e componentes. Com isso, as principais diferenças entre a nova Amarok e a Ford Ranger (quem emprestará chassi e alguns motores e câmbio) estarão no design e em parte da cabine – a picape terá central Sync 4 dos Ford.
A nova Volkswagen Amarok será bem maior que a primeira geração, lançada em 2010. O entre-eixos chegará aos 3,27 m (17,5 cm a mais), o comprimento aos 5,35 m (ganho de 10 cm) e, no caso das versões com cabine simples, a capacidade de carga vai passar dos 1.200 kg. Mas essas serão destinadas a frotistas.
Para quem fizer questão de uma picape mais luxuosa, vale destacar que mesmo as versões de entrada da nova Amarok terão faróis de led e os faróis de led matriciais serão opcionais. Ainda terá opção de rodas aro 21″ e bancos dianteitos elétricos. Já se sabe, inclusive, o nome das versões: Base, Life, Style e PanAmericana (focada no off-road) e Aventura (para o asfalto).
Tecnicamente, a Amarok repetirá muito da picape Ranger. Ainda terá motores 2.0 de quatro cilindros (com cerca de 210 cv) e V6 3.0 turbodiesel (com aproximadamente 250 cv), mas fornecidos pela Ford. Terá opção de tração integral permanente e 4×4 sob demanda e com reduzida.
A apresentação oficial da nova VW Amarok será feita nos próximos meses. Ela será produzida em apenas uma fábrica, na África do Sul e sob o comando da Ford. Por isso, seu lançamento no Brasil não é esperado. A nova geração da Ranger, porém, chega ao Brasil em 2023 importada da Argentina – de onde chega a Amarok hoje.