Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Nova Amarok W580X é a picape da VW pronta para trilhas extremas

Nova integrante da série especial W da picape média, Amarok W580X alinha potência a imensa capacidade off-roda

Por Eduardo Passos 26 jul 2021, 18h22
Nova Volkswagen Amarok W580X teve primeiros detalhes adiantados pela montadora
Nova Volkswagen Amarok W580X teve primeiros detalhes adiantados pela montadora Divulgação/Volkswagen

Enquanto a nova geração da Amarok se avizinha, a Volkswagen aproveita para fazer com a picape média tudo aquilo que seus fãs querem. Assim, em nome da brutalidade e vocação off-road, a marca se juntou a uma preparadora especializada para lançar a versão mais furiosa da caminhonete até aqui.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

Estamos falando da Amarok W580X, feita pela sucursal australiana da VW em parceria com a Walkinshaw Performance, que já havia criado versões semelhantes para a Chevrolet Colorado ou Ram 1500, por exemplo, além das Amarok W580 e W580s de 2020, que também compõem a chamada Série W.

No caso da W580X o foco deixa de ser a performance na estrada e passa a ser o que a picape é capaz de fazer na terra. Desse modo mantém-se o mesmo V6 3.0 de 271 cv com 59,1 kgfm (ou 580 Nm) que ajuda a batizar o modelo, mas há novos equipamentos que preparam-na para ambientes hostis.

  • A performance não é muito diferente da Amarok V6 nacional, que também compartilha do câmbio automático de oito velocidades, mas a W580X se diferencia em detalhes como amortecedores de tubo duplo recalibrados, maior vão livre, barra luminosa em led (assim como o resto da iluminação), proteção reforçada sob o assoalho e respiros da Seikel que evitam entrada de água nos diferenciais (o snorkel é opcional).

    Continua após a publicidade
    Volkswagen Amarok V6 580S: unlimited style, in limited numbers.
    Detalhes da Amarok W580S também influenciaram variante off-road da série Divulgação/Volkswagen

    “A primeira (Amarok) Série W foi a chance de oferecermos algo que ninguém no mercado podia: uma picape poderosa e dinâmica que era confortável tanto em rodovias quanto em passos alpinos. Com a nova W580X — nossa Amarok off-road da Série W — podemos explorar outro aspecto da plataforma da caminhonete”, explicou o líder de desenvolvimento Nick Reid.

    Press images and footage provided depicts an Amarok W580 pre-production prototype.
    Em relação à W580, mudanças se concentram na suspensão e proteção contra obstáculos das trilhas Divulgação/Volkswagen

    O visual também muda, graças aos extensos detalhes adesivados, para-choques modificado, grade frontal própria e o santantônio ao estilo da Fiat Toro. Isso não quer dizer que a funcionalidade foi sacrificada em nome da estética e mesmo os estribos exclusivos também servem como rock sliders, protegendo a carroceria.

    Santantônios vêm na cor predominante da carroceria
    Santantônios virão na cor predominante da carroceria Divulgação/Volkswagen

    O interior segue misterioso e inédito, ainda que a Volkswagen tenha garantido que haverá assentos em Art Velour decorados e aquecidos, ar-condicionado de duas zonas e sistema de monitoramento da pressão de pneus, entre outros detalhes.

    Volkswagen Amarok V6 580S: unlimited style, in limited numbers.
    Houve melhorias mecânicas, mas salto de motorização ficará para 2023 Divulgação/Volkswagen

    A Volkswagen revelará em breve os outros novos aspectos da Amarok W580X, mas já sabemos que o modelo australiano será entregue a partir de abril do ano que vem aos poucos futuros proprietários. Os alemães também já disseram que evoluções mecânicas no fim de vida da atual Amarok são inviáveis. Desse modo, espera-se um salto de potência (além de motorização híbrida) na nova geração da caminhonete, esperada para 2023 e baseada na concorrente Ford Ranger.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Edição de julho
    A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Quatro Rodas/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade